Young Minho Enterprise

Categorias
Sem categoria

Definição de paleta de cores

Definição de paleta de cores

Quando pensa numa marca, qual é a primeira coisa que lhe vêm à mente? As cores características da mesma! Sabia que, um dos primeiros passos na criação da identidade de uma marca é criar a paleta de cores? Quer saber como definir as cores do seu negócio e qual é a sua importância? No artigo desta semana dêmos-lhe a resposta!

O que é a paleta de cores?

A paleta de cores é a junção harmoniosa de diversas cores com o objetivo de transmitir um sentimento, um valor ou uma ideia. Esta junção pode ser encontrada não só nas diversas marcas, mas também nas áreas da moda, decoração e até na organização de eventos.

Qual é a importância da definição da identidade visual da sua marca?

A definição de uma identidade visual é um dos primeiros passos na criação de um negócio e um dos mais importantes. Isto justifica-se pelo facto de ser a primeira coisa com que o cliente tem contacto, devendo esta cativá-lo, e, claro, estar ligada aos produtos que são vendidos.

Como definir as cores da sua marca?

Para começar o processo de seleção de cores, tem que estabelecer a identidade da marca. Ao fazer isto, deve ter em atenção que as cores escolhidas estão alinhadas com os valores e a mensagem que a marca pretende passar. Uma forma de fazer isto é através da definição de adjetivos que quer ter associados ao seu negócio aliado à utilização do espectro de identidade da marca, onde diversos adjetivos estão associados a cores, facilitando, assim, a escolha.

Quando já tiver uma ideia das cores que quer utilizar, ou caso ainda não tenha encontrado, pesquise o significado das cores. Estes significados estão ligados à psicologia das cores, por isso, não é uma ciência exata. Então, para além do significado de cada cor de forma singular, pesquise o significado das combinações de cores, pois a mesma cor pode transmitir sentimentos diferentes quando junta com outra cor. 

Ao terminar esta pesquisa defina a cor primária e as cores secundárias. A cor primária será a mais associada à sua marca, por isso escolha uma que considere que melhor representa a sua empresa. Após escolhida a cor primária, selecione entre duas a quatro cores para juntar. Esta seleção pode seguir diferentes esquemas, tais como: esquema de cores análogas, são cores variantes da cor primária, esquema de cores monocromáticas, são tons diferentes da cor primária, e esquema de cores contrastantes, são as que ficam em oposição no círculo das cores. Também, não se esqueça de selecionar cores neutras, como o preto e o branco, pois estas serão responsáveis pela maioria da comunicação.

Por último, teste a junção das cores selecionadas para ver se obtém o resultado desejado e se passa a mensagem pretendida.

Exemplos de paletas de cores

  • Instagram

As cores da rede social Instagram são um gradiente do azul ao amarelo com vários roxos, rosas e laranjas entre eles. Este gradiente faz-nos lembrar um arco-íris e o espectro das cores pretende provocar sentimentos de ‘’calor e energia’’.

  • Dell

As cores da marca Dell estão divididas em três níveis. Primeiramente temos a cor azul, sendo a principal da empresa e transmitindo uma sensação ‘’vibrante e energética’’. O segundo nível é constituído por cores de destaque, roxo, berry e laranja, e cores neutras, branco e diversos tons de cinza. O terceiro nível tem três cores para dar destaque.

  • Dropbox

As cores principais do Dropbox são azul, preto e branco. No entanto, também tem mais 18 cores que produzem um total de 32 efeitos diferentes. Esta variedade de cores tem por objetivo criar misturas únicas e que levam a ‘’combinações interessantes e frequentemente incomuns’’.

 

  • Mastercard

O logótipo da Mastercard é constituído por dois círculos, um vermelho e um amarelo, que se sobrepõem parcialmente formando um tom laranja brilhante, sendo este acompanhado por dois tons de cinza como cores de fundo. As cores secundárias são o dourado, o amarelo e o verde. Também tem cores que servem para dar destaque, sendo estas o vermelho e o azul petróleo.

 

Concluindo, as paletas de cores são muito importantes e deve-se ter muita atenção na seleção das cores pertencentes à mesma, uma vez que estas são a cara da marca e definem a sua identidade e os valores e sentimentos transmitidos.

Bibliografia

  • Como definir a paleta de cores para o seu negócio!

Bruno.viotti

https://bagy.com.br/blog/paleta-de-cores/#:~:text=Uma%20paleta%20de%20cores%20%C3%A9%20a%20jun%C3%A7%C3%A3o%20de,na%20cria%C3%A7%C3%A3o%20da%20identidade%20visual%20de%20qualquer%20neg%C3%B3cio.

  • Guia: Como Escolher as Cores da Sua Marca

Leibovitch

https://pt.wix.com/blog/2020/02/como-escolher-as-cores-da-sua-marca/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *