Websites e a sua importância

Uma grande parte dos consumidores já procurou informações a respeito de produtos, serviços e até mesmo sobre empresas na Internet antes de tomar alguma decisão importante, seja ela comprar um produto ou fechar um negócio.

Os negócios que não possuem uma identidade digital podem sair prejudicados , perdendo a oportunidade de lucrar por causa disso. Há até quem diga: “o que não está na Internet, não existe”. Saber o que significa website e como este funciona é importante para qualquer pessoa que deseja ser bem-sucedida no mercado. Um website é a espinha dorsal de um negócio e a base de toda a estratégia de marketing digital.

O que é um website?

A palavra website resulta da junção de duas palavras: web (rede, em inglês) e site (sítio ou lugar, em inglês). Poderíamos traduzi-la para “sítio eletrónico”. Trata-se, no fundo, de um espaço online com uma ou várias páginas onde se pode agrupar um conjunto de informações sobre uma pessoa, serviços, produtos, notícias e outros. É comumente chamado de site, apenas. Antes de mergulharmos numa abordagem mais técnica, atentemos à seguinte analogia: os humanos e os websites funcionam de forma semelhante. Nós possuímos cabeça, tronco e membros enquanto os websites possuem textos, imagens e vídeos. Levando a analogia um pouco mais longe, podemos afirmar que tanto os humanos como os sites são controlados por códigos, mas de natureza distinta. No nosso caso, falamos de código genético, o ADN. No caso dos websites, fala-se em HTML, que significa Hypertext Markup Language. De uma forma simples, HTML é uma linguagem que os navegadores da web entendem, interpretam e convertem a fim de exibir informações que sejam compreensíveis para os humanos. Os arquivos HTML podem ser carregados num servidor da web, para que qualquer computador conectado à Internet com um navegador da web possa localizá-los.

O que é um domínio?

Saber o que é domínio de um website é uma das primeiras coisas a entender antes de colocá-lo na Internet. É provável que já tenha ouvido falar deste termo, mas sabe o que ele significa? Todos os computadores possuem um endereço IP. Consiste num conjunto de números que funcionam como uma “morada”. Porém, assim como seria complicado decorar todas as moradas, é complicado decorar todos os endereços IP. Surge, assim, o domínio, um conjunto de caracteres que serve para localizar e identificar a sua empresa na Internet. Por exemplo, “yme.pt”. Observe, portanto, que o domínio do nosso site é composto por um nome seguido de uma extensão. No caso do nosso exemplo, o nome de domínio é “yme” e a extensão utilizada é a “.pt”. Para poder obter um domínio é necessário registá-lo. Geralmente, os domínios de extensões pagas são os mais utilizados. Todavia, poderá, também, registar o seu domínio através de extensões gratuitas.

Que tipos de websites existem?

As pessoas e empresas criam websites por várias razões: vender produtos e serviços, partilhar informações, ganhar conhecimento ou por pura diversão. No mundo empresarial, o principal objetivo da criação de websites é fazer com que a empresa seja encontrada sempre que o cliente pesquise por aquilo que ela oferece. Através de um conjunto de estratégias de marketing digital (leia o  nosso artigo sobre Search Engine Marketing), os sites podem ser encontrados com mais facilidade pelas pessoas certas e na hora certa, quer de forma paga (Google Ads) ou orgânica (SEO). Para aprender mais sobre SEO, leia o nosso artigo SEO? SEO! Neste sentido, é recorrente que as empresas possuam dois tipos de sites distintos: um website informativo (que poderá conter um blogue) e/ou um website e-commerce.
  • Website informativo: É criado com o propósito de exibir um conteúdo exclusivo que geralmente está relacionado com uma categoria específica. 
  • Blogue: É a área do website informativo que as empresas utilizam para escrever sobre produtos, serviços, dicas e novidades relacionadas com os seus negócios.
  • Website e-commerce: É um qualquer site criado com a intenção de vender produtos ou serviços online.
Agora que conhece um pouco mais sobre esta ferramenta incrível que é o website, não perca tempo: invista na criação do seu. O comboio da evolução tecnológica e digital não para, mas vai sempre a tempo de o apanhar!
A Young Minho Enterprise presta serviços de criação de websites. Ainda não está convencido? Visite o nosso portfólio ou algumas páginas que temos em mãos, como a TecniBuild e BabeliUM.