Ver para crer

O Email Marketing é uma das ferramentas de maketing digital mais promissora. Segundo dados da Pew Research, 92% dos adultos que utilizam internet acedem ao seu e-mail diariamente. Desde o seu surgimento em 2004 o email tornou-se uma ferramenta essencial no quotidiano do consumidor, não só para trabalho, mas também para armazenar informações e receber conteúdo. Esta presença ativa torna o email o elemento chave para comunicar com os seus clientes e nutrir uma relação mais próxima. Mas afinal porque deve apostar nesta ferramenta?

1- Segmentação

Este método é altamente eficaz para reter a atenção do seu público-alvo. Principalmente quando se trata de um consumidor que já demonstrou interesse na sua marca, seja através de uma compra ou da subscrição à sua newsletter.
Para além disso, o email marketing permite-lhe segmentar os seus públicos pela idade, localização, gostos e outros fatores que o ajudarão a construir uma mensagem relevante. Ou seja, permite-lhe transmitir uma mensagem mais objetiva, comercial e individual ao seu potencial comprador. 

 

2- Automação

Através das ferramentas de email marketing fica tudo otimizado, desde a criação ao envio, poupando tempo do responsável que poderá ser despendido noutras tarefas.
Após o envio do e-mail, a ferramenta que utilizar irá registar as percentagens do número de pessoas que abriram aquele e-mail, onde clicaram e dados como o tempo que demorou a carregar.

 

3- Personalização

Existem inúmeras ferramentas que o ajudam a criar uma mensagem personalizada com o nome do destinatário e produtos que sejam do interesse do consumidor. Pode também criar um design personalizado e decidir que tipo de conteúdo pretende enviar, conteúdo informativo ou relevante, como anunciar campanhas promocionais, lançamentos de produtos, eventos ou até mesmo informar sobre alterações na sua loja física ou online.


 

Como pode ver existem várias opções. Tendo já esclarecido o porquê do email marketing ser importante passamos para o nosso Top 4 de ferramentas para gerar estas mensagens personalizadas.

 

 

Nitronews

O Nitronews é uma ferramenta de email marketing gratuita com origem no Brasil. Está no mercado há mais de 10 anos e destaca-se pela sua clareza, eficiência e design responsivo. Tem a vantagem de estar em português do Brasil e um bom atendimento ao cliente.
Para além disso, possui um Ranking de Contactos, onde lhe dá uma avaliação de cada contacto na sua lista de contactos, consoante as interações com as suas mensagens. Esta função permite-lhe filtrar aqueles que lêem a sua mensagem e eliminar aqueles que nunca a abrem.

 

E-Goi

A E-Goi é considerada uma das ferramentas mais completas de e-mail marketing no mercado. Nesta opção encontra soluções automatizadas para e-mail e mobile, como SMS, notificações e chamadas de voz.
Tal como a anterior, apresenta relatórios para a análise do sucesso da campanha, como o número de emails enviados, recebidos e abertos. Possui ainda mensagens predefinidas e distintas para os seus vários públicos e Templates voltados para o Ecommerce.


Mailchimp

O mailchimp é talvez a opção mais conhecida devido à sua ampla gama de funcionalidades e aos vários planos disponíveis. Possui um design intuitivo, uma grande facilidade de uso e aprendizagem simples.
O plano gratuito é o ideal para negócios recentes, pela quantidade de features gratuitas e pela integração com quase todos os tipos de aplicações web, como o wordpress.


Campaign Monitor

Esta opção destaca-se pela sua facilidade no uso. Possui modelos já feitos, mas possui também a função de arrasta e solta, que permite ao utilizador menos experiente ter muita mais facilidade em criar a sua newsletter.
Uma das funções mais vantajosas é a construção de emails personalizados, de acordo com os dados das campanhas anteriores. Esta função segmenta automaticamente os seus públicos e analisa os comportamentos de forma a criar uma mensagem mais eficaz.
 

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