fbpx

Sobre o movimento júnior empresário

Somos júnior empresários que querem aprender fazendo. Para isso, prestamos serviços a empresas e organizações, desenvolvendo a economia do nosso país à medida que nos desenvolvemos a nós mesmos.

O que é uma júnior empresa?

Uma júnior empresa é uma associação sem fins lucrativos não política e não religiosa que se rege pelo mote ‘learning by doing’. O movimento júnior empresário representa o conjunto de empresas júnior, reunindo uma vasta gama destas associações a atuar em diversas áreas. Estas, para além de promoverem projetos valiosos para o mercado e para a sociedade, possibilitam o crescimento de jovens universitários em aspetos exigidos, atualmente, pelo mercado. O trabalho em equipa, o sentido de responsabilidade e a liderança são os principais pontos desenvolvidos. 

Empreendedorismo

Desenvolvimento interpessoal

Proatividade

Profissionalismo

Excelência

JE Portugal

A Junior Enterprises Portugal, enquanto Federação de Júnior Empresas, existe para divulgar, defender, apoiar e representar as júnior empresas portuguesas e ser o elo de ligação entre os seus associados, fomentando a cooperação entre as mesmas, nos campos de formação humana, cultural, científica e empresarial dos estudantes do ensino superior. Atualmente, Portugal conta com 16 júnior empresas.

JE Europe

O conceito de júnior empresa surgiu em França, em 1967, com o objetivo de fornecer o espírito empreendedor aos estudantes universitários e aproximá-los da realidade empresarial. Portugal foi um pioneiro no movimento, tendo, juntamente com a França, Itália, Holanda e Suíça fundado, em 1992, a JADE – European Confederation of Junior Enterprises, que em 2019 sofreu um rebranding para Junior Enterprises  Europe. É, atualmente, composta por mais de 300 júnior empresas e mais de 20.000 júnior empresários, crescendo sob o mote “Together We Grow!”.

O movimento mundial

É no país onde surgiu, França, que o movimento tem hoje mais expressão na Europa. No entanto, é o Brasil que domina o panorama mundial. Com mais de 700 júnior empresas e mais de 22.000 júnior empresários.

Enquanto isso, do outro lado do oceano, a JE comemorou, em 2017, os seus 50 anos no movimento júnior empresário com os seus mais de 22.000 empresários que movimentam em média 15 milhões de euros por ano. Esses números deixam claro o tamanho do impacto que o movimento gera no cenário mundial, que tende a aumentar com a constante difusão dos valores e da visão do mesmo em novos ambientes, como, por exemplo, nos EUA, que teve, em 2016, a fundação da sua primeira empresa júnior, ligada a Universidade de Illinois.