Search Engine Marketing

Sabia que, quando faz uma pesquisa no Google ou no Yahoo!, a ordem pela qual as páginas aparecem na lista não é aleatória? Essa ordem é o resultado de estratégias de marketing digital realizadas com o propósito de fazer com que os websites apareçam nos primeiros lugares da lista. Neste artigo, explicamos todo esse processo e como fazer com que o seu website ultrapasse os seus concorrentes e apareça em primeiro lugar sem qualquer custo.

O que é SEM?

SEM, ou Search Engine Marketing, diz respeito às estratégias de marketing digital para motores de busca, como o Google ou o Bing. Trata-se de um processo para ganhar visibilidade e atrair mais visitantes para um dado website ou conteúdo, de forma gratuita e/ou paga. Resumidamente, o objetivo deste método é colocar uma página no topo dos resultados dos mecanismos de pesquisa (ou SERPs – Search Engine Results Page). 

Antes de mais, é importante perceber que a estratégia SEM funciona com base em keywords (palavras-chave), sendo  através destas que os utilizadores conseguem chegar até ao website. Este processo é crucial para se conseguir chegar ao público-alvo. Mas então como funciona? Simples. O anunciante seleciona algumas palavras que acha que fazem mais sentido tendo em conta o tipo de conteúdo, ou que sabe que as pessoas vão ter de colocar na barra de pesquisa para encontrar. Para ajudar os menos atentos às tendências das keywords, foram desenvolvidas plataformas como a Google Trends e a Answer the Public que indicam quais as mais pesquisadas e as menos apropriadas para se usar. E, depois, quando os utilizadores pressionarem o botão Enter, utilizando uma ou mais palavras do leque selecionado, o website aparecerá mais no topo da lista.

Dentro de SEM, existem duas vertentes, SEA e SEO:

O que é SEA?

Search Engine Advertising é o sistema que posiciona os conteúdos no topo da página de resultados dos motores de busca através de anúncios pagos. A estratégia tem como objetivos o aumento de vendas, o aumento da notoriedade de uma marca e o aumento do número de visitantes de um website. 

O sistema funciona com base em leilão, no qual os anunciantes licitam em certas keywords relevantes. É, contudo, importante distinguir licitações de cliques: as primeiras são as apostas feitas em determinadas palavras, já os cliques são o número de visitantes do website. Depois disso, só é preciso criar o anúncio, definir o orçamento e monitorizar os resultados.

Peguemos num exemplo. Se pesquisar por “viagens” no Google, provavelmente aparecer-lhe-á uma página de resultados semelhante a esta. Os primeiros dois websites da lista aparecem nessa posição porque se trata de um resultado da estratégia SEA.

 

O que é SEO?

Search Engine Optimization refere-se às medidas gratuitas para atingir uma boa classificação na área orgânica dos motores de busca. Isto acontece com base em seis critérios: a relevância do conteúdo, o alcance, a posição em rankings, o tempo que demora a carregar, o facto de estar adaptado aos vários formatos de dispositivos e os resultados alcançados. 

Existem duas dimensões:

  • SEO on page: são todas as técnicas aplicadas dentro do website, como a melhoria da qualidade do conteúdo, o fator apelativo dos títulos e descrições, a personalização do URL, a escolha das palavras-chave mais relevantes e o complemento com elementos audiovisuais.
  • SEO off page: todas as técnicas realizadas fora do website com o objetivo de aumentar popularidade do mesmo noutras plataformas online. Para tal, recorre-se a estratégias como link building (estabelecimento de uma rede de hiperligações internas entre as páginas do mesmo website), guest posts (publicação de conteúdos noutras páginas e websites que não o próprio) e campanhas e ações de comarketing (publicação de conteúdos em pareceria com outras páginas e, também,  o desenvolvimento de ações de crossmedia).

Para saber mais sobre estas técnicas, consulte o nosso artigo SEO? SEO! 

Porque é que se deve utilizar a estratégia SEM?

  • Facilita a criação de conteúdo, ao mostrar que tipo de conteúdo é mais pesquisado no momento, o que ajuda a perceber sobre que tópicos incidir.
  • Garante legitimidade, já que algumas pessoas não consideram um negócio legítimo se não tiver alguma presença online.
  • É gratuito (no caso de se tratar de SEO) ou muito barato (caso seja SEA)
  • Grande poder de segmentação (por zona, consoante o dispositivo e consoante horas e/ou dias da semana).

A Young Minho Enterprise presta serviços de criação de websites.

Ainda não está convencido? Visite o nosso portfólio ou algumas páginas que temos em mãos, como a TecniBuild e BabeliUM.