Macro e Micro Conteúdo

Como é que se deve gerir conteúdo online? Esta é uma das questões mais frequentes entre gestores de redes sociais. Por muito que se domine determinado tema, chega-se a um ponto em que se sente que não há mais nada a explorar, mas será isto verdade? Não!

Mesmo que o conteúdo de um certo tópico se torne escasso, o segredo está na maximização e na reciclagem do mesmo. Em marketing digital existe o chamado macro conteúdo, que é o conteúdo de cauda longa e que demora mais tempo a ser desenvolvido. É nesta forma macro que o público encontra respostas e confere autoridade à empresa que o desenvolve. Gravações de uma palestra ou de um evento, um artigo num blog ou uma entrevista em vídeo são alguns exemplos.

Este conteúdo é o que poderá depois ser adaptado em imagens ou vídeos curtos, o chamado micro conteúdo, que não passa de uma divisão em pequenas partes. Curiosamente, os posts para blogs são realizados com conteúdos micro e só depois macro. Primeiramente, é produzido conteúdo semanal que alimenta o blog e, posteriormente, pode-se compilar todos esses posts num e-book, tornando-se então macro.

Calendarizar e planear conteúdo

O segredo desta técnica de marketing digital está em planear e calendarizar a produção do macro conteúdo e, depois, fatiar em conteúdos micro que podem ser distribuídos por diversos formatos e canais. É importante salientar que, dependendo da rede social, os públicos são diferentes, logo deve-se direcionar o conteúdo micro e não publicar o mesmo em todos os canais de comunicação.

Feedback do conteúdo

Variar entre posts complexos e simples pode ser útil, na medida em que se consegue perceber o que o público mais gosta de receber e interagir. Caso as interações ou visitas ao website sejam elevadas, é sinal de que o conteúdo agrada a quem o recebe, logo é um feedback positivo que se pode retirar. Ainda sobre feedback, a consistência e a linguagem utilizada são muito importantes no mundo online. Deve-se utilizar uma linguagem simples para todas as pessoas entenderem o que se quer transmitir às mesmas e, além disso, é preferível publicar regularmente conteúdos mais simples do que publicar esporadicamente.

Experimente esta técnica e verá o seu conteúdo duplicar!

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