Ninguém gosta de spam

Uma newsletter é uma das principais ferramentas de Email Marketing que, quando utilizada corretamente, gera melhores resultados a um preço bastante reduzido.  Algumas das vantagens que podemos encontrar na utilização desta ferramenta é o contacto regular e duradouro que mantém com a sua audiência; o seu formato flexível, pois conseguimos criar tanto o conteúdo gráfico como o textual que pretendemos e o baixo custo financeiro, porque na maioria dos casos não é necessário investir grandes quantias para comunicar por email e pode, até mesmo, ser gratuito.

COMO CONSTRUIR UMA NEWSLETTER?

 

Passo 1: Recolha de informação

Lista de emails

A criação de uma lista de emails é o primeiro passo para construir uma newsletter de qualidade. Sempre que existir essa possibilidade, solicite o email de quem visita a sua loja online ou de quem efetua uma compra na sua loja física. Deste modo, terá a possibilidade de fazer crescer a sua lista de contactos e, consequentemente, fazer chegar a um público maior o seu negócio. Para uma maior aderência dos visitantes, ofereça conteúdos exclusivos ou descontos nos seus produtos.

 

Segmentar

Uma lista de email numerosa é importante, mas se enviar uma newsletter que não vai de encontro aos interesses do subscritor não será eficaz. Para isto não acontecer, deve segmentar a sua audiência. Ou seja, dividir a base de dados em grupos com características semelhantes, como por exemplo através da idade, profissão ou interesses. Ao personalizar o seu conteúdo para determinado segmento, estará não só a enviar conteúdo relevante para o receptor, como a aumentar a possibilidade de vendas.

 

Calendarizar

O envio da sua newsletter deve ser feito através de softwares de Email Marketing que lhe permitem comunicar de forma fácil e rápida com os seus subscritores (para mais informações visite o nosso artigo ver para crer.)

É importante calendarizar o conteúdo que produz, com isto pretende-se abordar o conteúdo e a periodicidade de envio. Não existe um horário certo para o envio da newsletter, varia de acordo com o tipo de negócio e a sua audiência, por isso, deve testar o máximo de horários que conseguir para perceber em que dia e a que horas é que a sua newsletter tem maior alcance.

Passo 2: Construção da newsletter

Título

O título de uma newsletter é muito importante por ser a primeira coisa que o subscritor irá ver. Se não tiver um título inovador e atrativo, não conseguirá alcançar a atenção do seu público que, por sua vez, não irá abrir ou ler o resto do seu conteúdo, por mais interessante que seja. Além de inovador, o título deve ser curto e não fugir ao tema abordado. Ninguém gosta de títulos maçudos, pois podem assumir que o texto será igual, nem de títulos enganosos, que podem remover a confiança do leitor na sua marca. 

 

Texto e Design

Atualmente, as pessoas respondem mais facilmente a um conteúdo breve e visualmente apelativo do que a textos longos e sem conteúdo gráfico.

Por isso, é fulcral que os seus textos sejam curtos, onde são apresentadas apenas as informações mais importantes e acompanhados de imagens, para prender o leitor no seu pouco tempo disponível. O design deverá ser igual à identidade dos seus restantes canais de comunicação para que o leitor consiga identificar facilmente a sua marca.

Call-to-action

Se pretender que os subscritores da newsletter cliquem num determinado link do email, sendo ele o website, o linkedIn da empresa ou loja online, deve colocar um call-to-action no final do texto com cores que contrastem com o restante corpo do texto. Tirando as newsletters meramente informativas é importante a presença destes links porque para além de expor o consumidor à sua marca, por um período mais alargado, pode potenciar o alcance das suas restantes plataformas.

 

 

Passo 3: Monitorizar os resultados

Por fim, e mesmo sendo o último passo, a análise dos resultados será a peça chave da sua newsletter. Ao monitorizar a taxa de abertura dos seus emails, a taxa de cliques e a taxa de conversão conseguirá perceber se a estratégia de Email Marketing adotada é a mais eficaz ou não, e caso não seja, poderá corrigir essas falhas nas suas futuras newsletters.

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