Ferramentas de Marketing Digital

Vivemos num mundo que cada vez mais comunica no digital. Esta comunicação permite que, por exemplo, pequenos negócios consigam destacar-se no mundo digital, caso utilizem uma comunicação eficaz, criativa e segmentada a um público específico aliado a estratégias de marketing digital.

Existem imensas ferramentas de marketing digital que podem potenciar a divulgação e/ou as vendas do seu negócio. Vamos explicar algumas delas dando dicas importantes para ser bem sucedido neste meio.

1. Website

O website desempenha funções importantes na relação empresa-público alvo. Além de estabelecerem a identidade da marca e as expectativas do consumidor, devem informar e educá-lo. O maior desafio quando se utiliza um website é conseguir que este se sobressaia no meio de tantos outros com conteúdos similares.

Existem diferentes tipos de websites, nomeadamente websites institucionais, de e-commerce e one-page. Os institucionais são os mais utilizados e incluem páginas de informação sobre o negócio, produtos e formas de contacto. Este género de website é o mais indicado para empresas que querem ter uma presença mais profissional no meio digital. 

Já os e-commerce são websites de comércio eletrónico onde é possível comprar e vender produtos. Esta é uma excelente opção para empresas que querem expandir o seu volume de vendas. Caso queira saber mais sobre e-commerce leia o nosso artigo fazer compras de pijama nunca soube tão bem.

Por fim, os one-page contêm toda a sua informação numa única página. A principal vantagem prende-se com o facto de funcionar muito bem em dispositivos móveis, pois carrega mais rápido que outros os tipos de website.

Dica: Caso queira criar um website para a sua empresa, deve ter em atenção qual destes melhor se enquadra no seu negócio e disponibilidade.

2. Blog

Os blogs desempenham um papel fulcral no marketing online. Embora as empresas utilizem outras redes sociais como o Facebook e o LinkedIn, estas plataformas não substituem os blogs e, na realidade, costumam direcionar o seu público-alvo para blogs com conteúdo mais extenso.

No blog pode-se escrever e publicar conteúdos mais longos que nas outras plataformas não resultaria. Ao utilizar um blog com regularidade o anunciante cria um vínculo mais próximo com os seus consumidores.

Dica: Ao incorporar o blog no seu website o visitante irá permanecer, idealmente, bastante tempo a ler os seus conteúdos e saltará de artigo em artigo. Esta duração prolongada no website é ótima, pois assim irá ser dos primeiros resultados a aparecer nos motores de busca.

3. E-mail marketing   

O marketing por email consiste no envio de mensagens diretamente aos utilizadores potencialmente interessados ou que já demonstraram interesse através, por exemplo, da subscrição de uma newsletter.

Trata-se de uma ferramenta barata para o anunciante, cuja média de cliques ronda os 3,51%, permitindo personalizar e segmentar o público-alvo. É importante referir que o email-marketing conta com um grande desafio, os e-mails caírem na caixa de spam e nunca serem abertos pelos destinatários. 

Se pretender obter mais informações sobre e-mail marketing consulte o nosso artigo ver para crer.

4.Publicidade em motores de busca

Neste campo, existe uma ferramenta muito usada para um negócio se promover no meio online, nomeadamente programas de inclusão paga.

Os programas de inclusão paga, mais conhecidos como links patrocinados, garantem a inclusão de um website na lista de resultados da pesquisa no motor de busca, como por exemplo o Google, mediante pagamento. O website recebe visitas mais frequentes, pois encontra-se melhor posicionado nos resultados de pesquisas.

Problemas: É preciso ter em atenção que os motores de busca podem aniquilar a presença de um pequeno negócio no online, colocando os seus anúncios nas páginas finais dos resultados de pesquisa.

A Young Minho Enterprise presta serviços de gestão de redes sociais e criação de websites.

Ainda não está convencido? Visite o nosso portfólio ou algumas páginas que temos em mãos, como a TecniBuild e BabeliUM.