Há pouco mais de uma década, o influencer marketing (ou marketing de influência, em português) estava limitado às celebridades e a alguns bloggers. Existe agora uma ascensão astronómica deste tipo de marketing nas redes sociais, pelas mãos dos tão conhecidos influencers (influenciadores digitais).
Se já alguma vez pesquisou sobre marketing de influência, é provável que tenha encontrado informações antagónicas: uns dizem que devemos, sem dúvida, tirar proveito dos influenciadores digitais, enquanto outros dizem que eles não são necessários para o crescimento de um negócio. As estratégias de marketing de influência estão cada vez mais difíceis de navegar, graças à tempestuosa dinâmica do mundo digital. Mas não desespere! Embarque no cruzeiro YME e entenda, através das nossas dicas, se trabalhar com influenciadores digitais pode ou não levar a sua marca a bom porto!
1. O que é marketing de influência?
De forma simplificada, o marketing de influência é um dos vários tipos de marketing digital, que usa recomendações, aprovações e menções que os influenciadores digitais fazem a um determinado produto/serviço para exercer influência sobre potenciais clientes de uma marca. Também conhecidos por influencers, os influenciadores digitais são indivíduos que se dedicam à sua plataforma digital (dividida ou não em várias plataformas digitais) e são reconhecidos como experts numa determinada matéria. Este tipo de marketing funciona com base na relação de confiança que os influenciadores digitais estabelecem com os seus seguidores. As recomendações de um influencer servem como uma espécie de símbolo de aprovação social de uma marca.
2. O valor do influencer marketing
O marketing de influência no Instagram é uma das estratégias mais bem conhecidas por todos, mesmo por aqueles que não têm qualquer relação com a área do empreendedorismo. As críticas às atualizações sucessivamente mais voltadas para o modelo de negócio não mentem. Contudo, outras redes como o Snapchat, o YouTube e o TikTok também têm o seu próprio conjunto de influenciadores com dados demográficos diferentes.
Um estudo desenvolvido, em 2018, pela agência de marketing de influência americana, Mediakix, revelou que 80 por cento dos marketers (um outro termo para designar as empresas que vendem um determinado produto ou serviço) considera o marketing de influência eficaz, e que 89 por cento considera que a taxa de lucro do marketing de influência é igual ou superior à taxa de lucro de outros canais de marketing. Está claro que devemos olhar estes números em perspetiva e perceber que não é fiável comparar o mercado americano com o mercado português. Contudo, é inegável que este tipo de marketing é também cada vez mais usado deste lado do Atlântico.
Agora que estamos mais cientes do avanço das marés do marketing de influência, embarcamos na descoberta da criação de uma estratégia deste tipo.
3. Como criar uma estratégia de marketing de influência?
Como qualquer estratégia de marketing, esta requer planeamento bem estruturado. Sucesso estratégico é mais que enviar produtos de graça para todos os influenciadores e esperar que eles os promovam.
Como encontrar influenciadores digitais?
O primeiro passo é sempre a pesquisa. Defina em que plataforma se deseja concentrar primeiro. Pode sempre alargar a ação para outras plataformas, mas se está a começar, cinja-se a uma. O ideal é que o seu negócio já tenha presença na rede social que escolher. A indústria na qual se movimenta também é importante quando planeia implementar uma estratégia de influencer marketing. O Instagram resulta muito bem para marcas de moda e beleza, enquanto o Twitch é perfeito para a indústria dos videojogos.
Durante a fase de pesquisa, reflita sobre o tipo de influencer no qual está interessado. Está à procura de celebridades com muitos seguidores ou microinfluenciadores com menos de dois mil seguidores? Talvez alguém com um número de seguidores compreendido entre cinco mil e dez mil seja o mais indicado. O seu investimento numa campanha deste género dependerá sempre do influenciador que escolher.
Defina um orçamento e uma estratégia de gestão
Ao contrário de uma estratégia publicitária mais automatizada, os influenciadores digitais são humanos e acumulam frequentemente várias parcerias. É normal que eles possam atrasar alguns compromissos, que se esqueçam de publicar no prazo combinado, entre outros erros. É importante perder (ou ganhar) algum tempo para sedimentar a relação que estabelece com os influencers que contrata e conhecer também por si próprio o que resulta e não resulta. Para marcas que precisam de um grupo maior de influenciadores, é uma boa aposta contratar uma agência de marketing de influência que fará a pesquisa e a coordenação por si.
Defina os objetivos e a mensagem
Os dois motivos mais comuns para usar o marketing de influência são, por um lado, elevar o conhecimento da marca e, por outro, aumentar as vendas. No entanto, em vez de definir algo tão abrangente como o seu principal objetivo, será mais eficaz dar o pontapé inicial aprimorando as necessidades da sua marca. Talvez seja interessante aumentar a sua base de clientes num grupo demográfico mais jovem, por exemplo.
Os influenciadores digitais têm a capacidade de atingir públicos muito específicos. Em vez de depender de milhares de seguidores, os influenciadores vão ajudá-lo a garantir que um público muito segmentado, idealmente interessado no seu core business, se envolva e interaja com o seu conteúdo.
A mensagem é tão importante quanto os objetivos. Não deve, de todo, limitar a criatividade e a singularidade do influencer, mas também não interessa que ele/a publique algo em nada relacionado com a sua campanha. Determine e estruture a mensagem da campanha para que depois o influenciador digital a possa seguir.
Como escolher o influencer certo?
Tendo definido um plano, objetivos e com que tipo de influenciadores deseja trabalhar, voltamos à pesquisa para a seleção de influencers em concreto. Nesta pesquisa, é importante ter alguns aspetos em conta:
O influenciador digital costuma publicar coisas semelhantes àquilo que o seu negócio tem para oferecer? Se é dono de um restaurante, por exemplo, e quer promover um novo prato, deve procurar influenciadores que publicam regularmente sobre gastronomia.
O influenciador tem experiência? Dependendo do tipo de influencer que procura, um profissional experiente deverá mostrar-lhe trabalhos anteriores, o que facilita a sua escolha.
De seguida, determine como estabelecerá contacto. Uma mensagem direta deverá ser suficiente para contactar um microinfluenciador digital. Para aqueles que têm mais seguidores, procure por informações de contacto na biografia. É comum encontrar e-mails exclusivos para parcerias com marcas.
4.Como medir o sucesso de uma estratégia de influencer marketing?
Existem formas de medir o sucesso de uma campanha. A criação de hashtags específicas é útil para rastrear o trabalho do influencer que contratou e o impacto do trabalho dele/a. Se o seu desejo é o aumento de vendas, fornecer códigos de promoção é uma boa forma de ver quanto dinheiro está a ser gerado.
Em suma, é inegável que os influenciadores digitais vieram para ficar. Porém, o mundo digital é, de facto, muito dinâmico e tudo pode mudar num curto espaço de tempo. Na próxima década, é provável que tudo mude drasticamente. Portanto, é importante estar pronto para a mudança!
Ainda assim, embora haja alguns aspetos específicos para trabalhar com influenciadores, configurar uma campanha deste tipo é em tudo semelhante à maioria das campanhas de marketing: pesquisa, definição de um orçamento, definição de metas, análise, revisão e avaliação dos resultados. O sucesso varia entre marcas, por isso não desista se a primeira campanha não for perfeita. Lembre-se que o mar, que é mar, nem sempre dá; hoje não há, amanhã haverá!
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Curso Breve de Segredo de Justiça
fevereiro 2020
O Curso Breve de Segredo de Justiça decorreu no dia 19 de fevereiro na Escola de Direito da Universidade do Minho. Contou com a presença do Dr. Nuno Gonçalo Poças, da Dra. Octávia Marques e do Dr. Luís Rosa, que abordaram o conceito de Segredo de Justiça aplicado à mediatização nos órgãos de Comunicação Social. O curso incluiu também um debate entre os oradores.
Bekoffee Gestão de Redes Sociais
dezembro 2019
A BeKoffee é um projeto que reutiliza as borras de café convertendo-as em artigos de decoração. Foram criados artigos de bijuteria produzidos à mão inspirados na natureza e na atividade humana. A YME foi responsável pela gestão das redes sociais nomeadamente do Facebook, Instagram e LinkedIN. Trabalhou na criação e divulgação do conteúdo com o objetivo de aumentar as vendas e a notoriedade da marca.
PrimeIT
fevereiro 2020
A PrimeIT é uma empresa 100% portuguesa especializada em serviços de Consultoria Especializada, Nearshore, Gestão de Projetos e Projetos Fechados. Trabalha nacional e internacionalmente na projeção, implementação e gestão de projetos de grande escala. A YME organizou uma sessão de apresentação da PrimeIT que decorreu no dia 19 de feveiro na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.
Website Asas Nos Pés
novembro de 2019
A Asas Nos Pés é uma clínica terapêutica para o desenvolvimento e aprendizagem, sediada em Vila Real. A YME foi responsável pela elaboração do website oficial, que envolveu a apresentação de propostas de hosting e soluções de dominío; fotografia do espaço físico da clínica; consultoria de colouring e lettering; criação de Blog; copywriting; estratégias de composição de layout e implementação de técnicas de SEO, para otimização de motores de busca.
Vídeo em Motion Graphics
março de 2019
A HALE Business Consulting presta consultoria às empresas, apoiando o desenvolvimento sustentável do negócio, em três áreas principais: implementação de processos que garantem o cumprimento das obrigações vigentes em matéria de Proteção de Dados Pessoais, desenvolvimento das melhores práticas de Gestão de Recursos Humanos e apoio à Gestão.
A Young Minho Enterprise criou um vídeo corporativo em motion graphics que divulga a metodologia de intervenção da HALE Business Consulting no serviço que esta disponibiliza na área da Proteção de Dados Pessoais. A produção do vídeo envolveu desenho gráfico, animação, narração e tratamento de som.
No Boundaries
novembro 2019
A YME organizou, em parceria com a ADSO, o No Boundaries, um evento sobre expansão empresarial e posicionamento no mercado externo. A iniciativa contou com a presença de André Vieira de Castro, CEO da Argacol, Carlos Vaz, fundador na Megatrónica e atual Administrador da inCentea, Samuel Costa, Board Member e COO da Sonix, e Vítor Pinto da Cruz, General Manager na Tuottava Consulting.
Agrupamento de Escolas de Amares
janeiro de 2020
O Agrupamento de Escolas de Amares é um centro escolar do distrito de Braga e do concelho de Amares. A YME foi responsável pela elaboração do website oficial, que envolveu a apresentação de propostas de hosting e soluções de dominío; fotografia do espaço físico da escola secundária de amares; consultoria de colouring e lettering; copywriting; estratégias de composição de layout e implementação de técnicas de SEO, para otimização de motores de busca.
Curso Breve de Direito e Gestão no Desporto
maio de 2019
O Curso Jurídico de Direito e Gestão no Desporto teve lugar nos dias 28 e 29 de maio na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Contou com o orador e formador Dr. António Peixoto, ex-futebolista e advogado, e o orador e formador João Tomás, ex-futebolista e licenciado em desporto e lazer.
Empower Minho 3.0
abril de 2019
O Empower Minho 3.0, com o mote “Falar com empreendedores, conhecer empresas, trocar contactos”, é o evento anual, organizado pela YME, que visa aproximar estudantes universitários e mercado de trabalho num espaço de networking. Esta edição teve a duração de dois dias, sendo o primeiro dedicado a oradores, com uma Sessão Motivacional e uma Mesa Redonda, e o segundo a empresas, com exposição de bancas e speed interviews.
Esta edição do Empower Minho contou com empresas como Deloitte, Ernest & Young, Adidas, Accenture, PrimeIT, dstgroup, Philip Morris International, Edit Value, Randstad, Decathlon, Altice Labs, Fricon, Leroy Merlin, Century 21, HAYS, Fujitsu, Goweb Agency, Eurofirms, Netgócio e inCentea.
Jorge Sequeira, motivational speeker e empresário, concedeu-nos a palestra “Dar ao Pedal”.
Catarina Pestana, fundadora da Bang Bang Agency, José Fernandes, fundador e CEO da BloomIdea e Rui Cunha, Business Mentor e Growth Hacker, juntaram-se a nós numa Mesa Redonda com o tema “Marketing dos Dias de Hoje”.
Curso Breve de Psicologia Criminal
março de 2019
O Curso Jurídico de Psicologia Criminal teve lugar nos dias 12 e 13 de março na Escola de Direito da Universidade do Minho. Contou com o orador e formador Prof. Dr. Carlos Poiares, doutorado em psicologia e licenciado em Direito, e a oradora e formadora Prof.ª Dr.ª Ana Rita Domingos, doutorada em psicologia forense.
Team Weekend #2
fevereiro de 2019
A YME organizou, juntamente com a JADE Portugal, o Team Weekend #2 na cidade de Braga. A nosso cargo ficou toda a logística, concepção de formações, estruturação do programa e divulgação da iniciativa. Foi para nós um orgulho receber tantas júnior empresas no Norte, naquilo que foi um fim de semana de debates do movimento júnior, troca de experiências e de conhecimento.
Curso Breve de Sindicalismo e Direito Grevista
outubro 2019
O Curso Breve de Sindicalismo e Direito Grevista decorreu nos dias 21 e 22 de outubro na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Contou com a presença do Dr. Antónia Bessa, da Dra. Helena Ferreira e do Dr. Hugo Dionísio, que abordaram, nas suas formações, o tema aplicado ao setor público e ao setor privado. O curso incluiu também um debate entre alguns partidos políticos.
Inside #Enterprises
novembro de 2019 – presente
O Inside #Enterprises é uma iniciativa da YME que tem como objetivo levar os estudantes da Universidade do Minho a visitar as empresas mais inovadoras das mais diversas áreas. Este projeto dá continuidade ao anteriormente conhecido Breakfasts @Enterprises. As empresas que participaram na edição de 2019 foram: a Startup Braga, o dstgroup, a F3M e o INL.
Curso Breve de Práticas Processuais Civis
janeiro de 2019
O Curso Jurídico de Práticas Processuais Civis teve lugar nos dias 9, 10 e 11 de janeiro no Auditório Nobre da Escola de Direito da Universidade do Minho. Contou com a oradora e formadora convidada Dr.ª Juíza Octávia Marques do Juízo Central Cível de Vila Nova de Gaia que, durante três dias, abordou diferentes tópicos alusivos ao tema de Práticas Processuais Civis.
Website NeuroAtiv
janeiro de 2019
A NeuroAtiv é uma clínica de neuropsicologia sediada em Braga, para a qual a YME foi responsável pela elaboração do website oficial. A construção do website envolveu a elaboração de propostas de hosting e soluções de dominío ; sessão fotográfica do espaço físico da clínica ; consultoria de colouring e lettering ; copywriting ; estratégias de composição de layout e implementação de técnicas de SEO para otimização de motores de busca.
Secretariado Startup Braga
fevereiro de 2019
A Startup Braga apresentou, no Altice Forum Braga, a sexta edição do seu Programa de Aceleração que contou com 12 novas startups de três nacionalidades distintas. O evento serviu para dar a conhecer à comunidade as novas startups que apresentaram as suas ideias de negócio e contactaram com investidores. A YME foi responsável pelo serviço de secretariado durante o evento, concedendo todo o apoio logístico necessário.
Estudo de Mercado
março de 2018
O estudo de mercado realizado para a Primavera teve como metas a atingir: entender a situação do mercado, determinar quais as principais tendências e quais as necessidades dos consumidores. A Primavera tinha como objetivo específico perceber melhor o mercado dos Enterprise Resource Planning (ERP) para Pequenas e Médias Empresas (PME), pelo que a YME realizou um estudo junto de várias PME distribuídas um pouco por todo o país e apresentou as suas conclusões, que permitiram garantir à Primavera a máxima fiabilidade de ação na sua estratégia comercial.
Empreende + Ideias
maio de 2014
O Projeto Caerus, projeto social de aplicação no concelho do Marco de Canaveses, organizou o Empreende + ideias. É um evento dirigido a jovens a frequentar o ensino secundário, com o objetivo de lhes dar ferramentas para desenvolverem ideias de negócio. A cargo da Young Minho Enterprise ficou o workshop sobre modelos de negócio e técnicas de pitch, bem como o acompanhamento das equipas na estruturação das suas ideias.
Group Buddies
janeiro de 2013
A Subvisual (à data Group Buddies) é uma empresa de desenvolvimento web e web design. Logo no arranque do funcionamento da Young Minho Enterprise, a júnior empresa ficou encarregue de fazer um plano de negócios de apoio à gestão, que pudesse também ser utilizado para apresentações da empresa a potenciais investidores.
Startup Pirates
2012
Iniciado no Porto e já espalhado um pouco por todo o país, o Startup Pirates é um programa de uma semana que permite que os aspirantes a empreendedores entrem no mundo das Startups e aprendam a desenvolver ideias de negócio. Em Braga, o programa foi organizado pela primeira vez pela Young Minho Enterprise em 2012.
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Empower Minho 2.0
maio de 2018
O Empower Minho 2.0 constituiu a segunda edição daquele que é um evento anual da YME. Proporcionou aos estudantes da academia interação direta com empresas dos mais diversos âmbitos, através de palestras, formações e speed interviews. Foi criado com a ambição de envolver os vários estudantes da Universidade do Minho em atividades com entidades conceituadas do mercado de trabalho, proporcionando oportunidades únicas a nível profissional. Com o mote “The power to empower”, a segunda edição foi ainda organizada com a colaboração dos vários núcleos de estudantes da UMinho.
Programa de Embaixadores BloomIdea
maio de 2018
O Programa de Embaixadores da YME consiste em recrutar estudantes da Universidade do Minho para serem embaixadores de determinada entidade, ou seja, encarnarem a ponte entre a entidade e o mundo académico, tanto no Campus de Gualtar como de Azurém. À YME cabe a organização do recrutamento e divulgação do mesmo.
O Programa de Embaixadores da BloomIdea resultou em 1 embaixador em cada Campi.
Programa de Embaixadores Primavera
fevereiro de 2018
O Programa de Embaixadores da YME consiste em recrutar estudantes da Universidade do Minho para serem embaixadores de determinada entidade, ou seja, encarnarem a ponte entre a entidade e o mundo académico, tanto no Campus de Gualtar como no de Azurém. À YME cabe a organização do recrutamento e divulgação do mesmo.
O Programa de Embaixadores da Primavera resultou em 2 embaixadores no Campus de Gualtar e 1 no de Azurém.
Curso de Proteção de Dados e o Novo Regulamento Geral
abril de 2018
O Curso Breve sobre a “Proteção de Dados e o Novo Regulamento” decorreu nos dias 17 e 18 de abril de 2018, tendo uma duração de 4 horas repartidas pelos dois dias. Foi escolhido este tema, uma vez que a entrada em vigor e consequente aplicação do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados gerou bastantes dúvidas na comunidade em geral, e especialmente nas empresas.
Este curso foi lecionado pelo advogado Fábio Rego, licenciado em Direito e pós-graduado em Direito e Informática pela Universidade do Minho, cuja carreira profissional se tem debruçado em grande escala sobre esta temática.
Curso de Psicologia Forense
fevereiro de 2018
O Curso de Psicologia Forense foi um evento que ocorreu nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2018, com a duração total de quatro horas. Foi realizado entre a YME e a Iuris FDUP Junior e, apesar de aberto a todo o público, o seu alvo era composto por estudantes de Direito, Criminologia e Psicologia.
Empower Minho
maio de 2017
O EMPOWERMINHO é um evento anual organizado pela YME. Este tem como objetivo aproximar os estudantes das empresas e organizações, proporcionando dias intensos de palestras, speed interviews e workshops. Os temas são abrangentes e, muitas vezes, transversais e o evento tem um carácter dinamizador e inclusivo, que marca pela diferença e pela diversidade.
A 1º edição, em 2017, nos dias 3, 4 e 5 de maio, contou com mais de 500 participantes, 9 núcleos estudantis e 28 oradores, entre os quais o ilustre Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.
ICEGOV 2016
março de 2016
O ICEGOV é uma conferência direcionada para o uso da tecnologia na transformação das relações entre o governo e os cidadãos, as empresas e a sociedade civil.
A edição de 2016 realizou-se em Montevideo, no Uruguai, sendo que a Young Minho Enterprise foi responsável pelo serviço de secretariado.
INEO
2015
O projeto ineo é uma iniciativa da Jeknowledge, Júnior Empresa da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra. O ineo.pt é um blog que pretende divulgar projetos de inovação e empreendedorismo. O projeto ultrapassou as fronteiras de Coimbra e conta, agora, com autores da região do Minho, convidados pela Young Minho Enterprise.
Now What?
novembro de 2015
Integrado na Semana Global do Empreendedorismo e a cargo da Young Minho Enterprise, este evento decorreu entre 16 a 19 de novembro de 2015 na Universidade do Minho, com o apoio do CeSIUM e outros núcleos da EEG.
Entre palestras e workshops subordinados ao tema do empreendedorismo, contou-se com a presença de cerca de 80 alunos dos mais variados cursos da academia.
ICSOB
junho de 2015
O ICSOB é uma conferência anual direcionada para a área da criação de produtos baseados em software, plataformas e serviços e nos modelos de negócio por detrás destes.
A cargo da Young Minho Enterprise ficou o serviço de secretariado que inclui tarefas como apoio ao secretariado antes e durante a conferência, gestão de inscrições e pagamentos e apoio presencial nos dias do evento.
JeniAL 2015
abril de 2015
A 6.ª edição do JeniAL, o encontro nacional de júnior empresas e iniciativas, decorreu pela primeira vez na cidade de Braga, entre 10 e 12 de abril de 2015. Com o tema ‘Aprender Fazendo’, o evento juntou cerca de 150 júnior empresários de diferentes pontos do país.
A organização deste evento começou em dezembro de 2014 e envolveu a escolha de locais para as palestras e outras atividades, alojamento, recolha de patrocínios, definição do programa do evento e entre outros aspetos necessários na organização de um evento.
ICEGOV 2014
outubro de 2014
O ICEGOV é uma conferência direcionada para o uso da tecnologia na transformação das relações entre o governo e os cidadãos, as empresas e a sociedade civil. A edição de 2014 foi em Guimarães, sendo que a Young Minho Enterprise foi responsável pelo serviço de secretariado.
Bussiness4u
2013 – 2014
O business4u foi um projeto promovido pela Young Minho Enterprise, até abril de 2014, e que se propunha a divulgar, no dia 25 de cada mês, uma entrevista com uma pessoa de destaque na sociedade. O objetivo era ajudar a compreender o que espera o mercado de trabalho de nós, estudantes universitários, que competências procuram as empresas e muito mais.
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13ª CNES
outubro de 2013
O CNES (Conferência Nacional de Economia da Saúde) é uma conferência organizada pela APES que reúne investigadores e profissionais da área, sendo que a sua décima terceira edição ocorreu na Universidade do Minho. A cargo da Young Minho Enterprise ficaram os serviços de gestão financeira e secretariado da conferência, tendo sido o primeiro projeto do género.
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Plan and Do It
novembro de 2014
De forma a assinalar a Semana Global do Empreendedorismo, a Young Minho Enterprise e o CeSIUM – Centro de Estudantes de Informática da Universidade do Minho – organizaram o Plan and Do It, um evento marcado pela presença de oradores num conjunto de palestras sobre empreendedorismo.