Exercita a tua mente

Cabe-te a ti moldar a evolução da tua capacidade cognitiva. Quer queiras melhorar a tua performance mental, preservar a tua memória ou trabalhar a capacidade de concentração, deves incorporar, no teu quotidiano, alguns exercícios mentais.

Deixamos neste artigo sugestões de exercícios mentais para obter todo o potencial intelectual do teu cérebro.

 

👉Aperfeiçoa o teu vocabulário

A utilização de um vocabulário rico e cuidado é uma mais valia. Um dos pilares na defesa de um argumento assenta na capacidade de expressão e um bom discurso pode ser o fator que te distingue dos outros candidatos numa entrevista de emprego. Mas porque não aliar a estas vantagens um estímulo cerebral?

Mantém por perto um caderno, o qual deves utilizar quando te deparares com uma palavra desconhecida. Aponta a palavra e pesquisa a sua definição. Tens agora 24 horas para empregar essa palavra num total de 3 vezes na tua expressão oral.

 

👉Aprende enquanto ensinas

Gostavas de ter a companhia dos teus amigos para aquela atividade que eles nunca praticaram? Tens aqui a oportunidade ideal para aliar o lazer ao desenvolvimento do teu raciocínio.

Dedica-te a ensinar uma habilidade tua a outra pessoa. Seja ensinar a nadar, instruir como jogar um jogo de tabuleiro ou orientar sobre como usar um programa, todas estas atividades oferecem um momento de aprendizagem para ambas as partes. Quando ensinas estás a aplicar e a praticar essa habilidade e és também obrigado a verbalizar aquilo que sabes e a analisar os erros que cometeste.

 

👉Memoriza detalhes

Os seres humanos são seres sociais. Manter e estimular laços sociais fortes é uma forma de estimular o cérebro. Sugerimos aproveitar os momentos de diálogo para que estes, para além de fortalecerem as relações interpessoais, sejam um método para aperfeiçoar a tua memória.

Durante uma conversa tira 4 notas mentais sobre características da outra pessoa. Podes por exemplo, reparar se usa óculos ou se o seu cabelo é curto ou comprido e de que cor são os seus olhos. No fim do dia retorna a essas notas mentais e percebe se conseguiste relembrar todos os detalhes.

 

👉Foge da rotina

A forma mais eficaz de desenvolver a capacidade mental é executando tarefas que não consideramos fáceis. Quando criamos uma rotina criamos estabilidade para o nosso dia a dia, mecanizando determinadas ações.

A nossa dica passa por alterares uma constante da tua rotina diária. Usa a tua mão não dominante para realizar ações que executas quase instintivamente, como lavar os dentes. Troca o relógio para o pulso contrário ao habitual. Altera o caminho diário para a escola ou para o trabalho ou opta por aliar aqui a sugestão dos 4 detalhes e memoriza a cor das casas ou o número de paragens de autocarro que encontras no teu percurso e, no dia seguinte, confirma se a tua memória ainda é fiel à realidade.