Sabes quem anda a

espreitar a tua montra?

Existe um aumento significativo dos negócios realizados através da internet, atualmente. Apesar do aumento de investimento das empresas nos meios digitais, existe alguma relutância em aderir a estas novas formas de negócio. Esta resistência prende-se com o facto de os resultados não serem imediatos, isto é, quando se cria um website com e-commerce integrado não se pode esperar que na semana a seguir haja imenso tráfego, mesmo aplicando corretamente técnicas de marketing digital.

 

O que é?


Web analytics consiste na recolha, tratamento e análise de dados sobre o comportamento dos visitantes num determinado website. O seu foco prende-se na identificação de objetivos do negócio associado ao website, na utilização de dados para atingir esses objetivos e na formulação de estratégias para melhorar a eficácia do marketing e a interação com o público.

 

Google Analytics

Existem várias ferramentas de web analytics, tais como webtrends ou clicktracks, contudo a mais conhecida e utilizada pela maioria das empresas é o Google Analytics. O Google Analytics fornece estatísticas detalhadas do tráfego da web, sendo utilizado por mais de 60% dos proprietários de websites. Ajuda, também, a medir o número de visitas e fornece as origens do tráfego e metas de conversão através, por exemplo, de relatórios sobre análise da audiência. De forma mais explícita e expondo alguns exemplos, o Google Analytics permite analisar quais os dispositivos que as pessoas utilizam para navegar pelo website e qual o tempo médio de cada sessão. Calcula, ainda, o que os utilizadores pesquisam no website e o que pesquisaram no Google para encontrar o website.

O Google Analytics funciona como um painel de controlo e através das informações que proporciona, é possível analisar o desempenho de vendas de cada produto numa loja de e-commerce (para saber mais leia o nosso artigo fazer compras de pijama nunca soube tão bem). Além das informações anteriores, o Google Analytics consegue ainda fornecer informações sobre a proveniência dos utilizadores, tais como o país de origem, sistema operativo, entre outros.

Quer começar a utilizar Google Analytics?

É bastante fácil! Basta ter uma conta Google e aceder através de Analytics.Google.com. Pode, igualmente:

  1. Instalar o Google Publisher Toolbar (caso não tenha este ícone, deverá instalar a partir da Chrome Web Store).
  2. No canto superior direito do Chrome, clique no ícone Google Publisher Toolbar.
  3. Clique no ícone e selecione Contas.
  4. Nas contas permitidas, selecione Ativar.

Depois de seguir estes passos, começará a receber estatísticas relativas ao seu website e poderá aprimorar ou iniciar estratégias de marketing digital para obter um maior número de vendas.

 

A Young Minho Enterprise presta serviços de criação de websites.
 

Ainda não está convencido? Visite o nosso portfólio ou algumas páginas que temos em mãos, como a TecniBuild e Babelium.