Storytelling e Personalização

Ninguém segue uma história sem narrativa. Com a globalização da informação e a evolução cada vez mais rápida da tecnologia somos, todos os dias, bombardeados com conteúdos e informações. Para não sermos apenas mais uma empresa a criar determinado conteúdo no mundo digital e, consequentemente, passarmos despercebidos temos que ser criativos e inovadores.

Além desse conteúdo, os consumidores querem sentir que a sua experiência associada à compra de um produto ou serviço é única e personalizada. Essa experiência é alcançada através da técnica de storytelling e a aproximação ao cliente é realizada através da personalização.

O que é Storytelling    

Storytelling é a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias com princípio, meio e fim, utilizando recursos audiovisuais juntamente com as palavras. O principal objetivo é transmitir uma mensagem impactante ao mesmo tempo que o leitor se conecta a nível emocional com essa mensagem.

As pessoas lembram-se mais rapidamente de anúncios ou vídeos que utilizam storytelling, por isso conte a história da sua empresa, do seu produto ou serviço através desta técnica. O impacto causado será, certamente, maior nos seus seguidores do que apenas a demonstração de factos sem uma narrativa associada.

A utilização desta ferramenta é apenas um meio para atingir o fim, sendo ele a aproximação dos clientes à marca bem como o aumento de seguidores e vendas. O objetivo não é mostrar uma característica da marca, mas sim mostrar a sua personalidade, logo tem um carácter mais persuasivo do que invasivo. Dois excelentes exemplos são os anúncios da coca-cola e da amazon em 2020.

Qual a sua importância?

Ao criar e contar histórias produzimos conteúdo único. Estas histórias, se forem bem construídas, geram interesse e identificação por parte do consumidor. Muitas vezes, quando vemos anúncios que usam storytelling, encarnamos a pele do protagonista, sofrendo com ele e com a esperança de que, no fim, este supere as adversidades que lhe são impostas.

Além desta identificação com o protagonista, estas histórias são criadas justamente para apelar ao nosso lado emotivo. Desde a lembrança de um momento vivenciado no passado pelo espectador, esta emoção cativa-nos e prende-nos ao ecrã.

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