Conversion Rate Optimization

Tem muitos visitantes na sua página, porém no que toca a interações o número baixa drasticamente? Precisa de solucionar esse problema através da conversão dos clientes? Pois é isso mesmo que o CRO faz, converte os seus visitantes em clientes. Está confuso com estes termos? Não se preocupe, pois neste artigo vai descobrir o que significa conversão, o que é o CRO e como este traz benefícios para as suas páginas, contribuindo assim para o crescimento do seu negócio.   

 

O que é o CRO?

CRO é a sigla para Conversion Rate Optimization que em português significa Otimização da Taxa de Conversão. Ora, o CRO é uma estratégia que consiste num conjunto de técnicas utilizadas para aumentar as conversões de uma página. Desta forma o tráfego da página já existente é mais bem aproveitado, sem que seja necessário obter mais visitantes. A grande vantagem é que, na maioria das vezes, é mais rentável transformar os atuais visitantes da página em visitantes convertidos (compradores, seguidores, leads, etc.) do que atrair novos visitantes para a página.

Conversões

Para entender de forma mais clara o conceito de CRO é necessário perceber em que consistem as conversões. A conversão acontece quando um utilizador se torna num lead através de ações que este pode tomar no website. Como exemplo destas ações temos o preenchimento de um formulário, efetuar uma compra na loja online, clicar num banner, fazer um pedido de contacto e muito mais.

O essencial é definir qual o tipo de conversão que faz sentido para o seu negócio. De seguida, este deve ser otimizado através da aplicação de técnicas de CRO. Por exemplo, se o seu negócio é mais voltado para o e-commerce e o seu objetivo é converter os usuários a comprarem produtos na loja online então uma técnica que pode usar é colocar botões de ação que estimulem a compra como botões de “compre agora” ou banners com promoções.

Como utilizar o CRO?

Sendo o CRO uma estratégia baseada no aprimoramento constante dos elementos do website de forma a converter mais visitantes, aquilo que deve ser feito são testes que visam entender o que funciona melhor para convencer os utilizadores de uma página a tomar a ação desejada. Porém, para que esses testes sejam realizados é necessário recolher dados previamente de forma a garantir que eles sejam assertivos e bem-sucedidos. A recolha dos dados pode ser feita através de ferramentas de análise de dados ou através de questionários realizados aos clientes. Depois de recolhidos os dados, é necessário interpretá-los de forma a encontrar oportunidades de melhoria. Com os dados recolhidos e as oportunidades em mente, será então mais fácil criar os testes a serem experimentados.  Depois de implementar o teste, é necessário verificar se a variação foi positiva ou não. Caso tenha sido, a ação é aplicada no website, revelando-se essencial a monitorização, dadas as alterações repentinas do mercado.

Exemplos de testes que podem ser realizados são os call-to action (botões de ação), os campos dos formulários, o layout da página e ações que apelem à urgência como “subscreva agora para uma oferta limitada”.

Por que é que implementar CRO é importante para o seu negócio?

Se antes estar na internet era um diferencial, hoje é fundamental. A concorrência no digital tem vindo  a aumentar cada vez mais, tendo os negócios de arranjar formas de se destacarem. É aí que entra o CRO. Otimizar a conversão do seu website pode ser o fator que o vai deixar à frente da concorrência, uma vez que aumenta os resultados sem aumentar os custos. E mesmo que ache que o seu website já está ótimo e converte bem, acredite que há sempre espaço para melhoria e vale a pena apostar em CRO.

Em suma, o CRO é uma estratégia extremamente vantajosa para o seu negócio uma vez que sem precisar de fazer um investimento é possível que o seu website converta mais os seus visitantes e, consequentemente, aumente o lucro do seu negócio.

A Young Minho Enterprise presta serviços de criação de websites.

Ainda não está convencido? Visite o nosso portfólio ou algumas páginas que temos em mãos, como a TecniBuild e BabeliUM.