Consistência e Monitorização

Tem dúvidas sobre quantas publicações deve fazer nas redes sociais? Tem dúvidas acerca da regularidade dessas publicações? Quer saber se elas chegaram, efetivamente, ao público-alvo? Estas são questões comuns entre aqueles que têm presença nesta janela de oportunidades que é o mundo digital.

Consistência

A verdade é que a consistência no  conteúdo está entre os fatores que mais contribuem para o sucesso no digital. Quer nas redes sociais, quer nos blogues, quer nas respostas a comentários, quer em newsletters, o conteúdo de uma marca requer um tom, uma abordagem e uma identidade próprios e constantes. No que se refere à identidade visual, por exemplo, é importante que as suas publicações mantenham a mesma paleta de cores e o mesmo tipo de letra. Assim, será mais fácil para os seus clientes reconhecerem e identificarem o seu conteúdo. Para saber mais sobre identidade gráfica, leia o nosso artigo “Não deixes o CC do teu negócio caducar”.

Quantidade e Frequência

Além da consistência, a quantidade e a frequência de publicação do conteúdo são, também, partes integrantes de qualquer estratégia de comunicação completa e eficaz. A primeira etapa passará por definir e planear uma calendarização, quer publique conteúdo todos os dias, quer publique uma vez por semana. Esta programação regular transmite equilíbrio, credibilidade e compromisso, que farão com que os seus clientes depositem mais confiança em si e no seu negócio. Leia o nosso artigo “Não contes a ninguém mas o segredo é reciclar” para saber mais sobre este tópico.

Para ser consistente, é necessário que se mantenha fiel aos seus valores e à sua missão com firmeza e resiliência. Verá que, para além de estar mais próximo dos seus clientes, atrairá novas oportunidades para o seu negócio.

Monitorização

Que alcance têm as suas publicações? Com que tipo de publicações interagem mais os seus seguidores? Quantos likes, comentários e partilhas? E têm aumentado ou diminuído? A monitorização das redes sociais permite entender qual a sua presença online. Permite, ainda, entender se a sua mensagem está a ser entendida pelos seus seguidores/clientes. Deve sempre preocupar-se com a monitorização, pois sem ela não perceberá se está, de facto, a comunicar de acordo com os seus objetivos.

Ferramentas nativas das redes sociais

Felizmente, as próprias redes sociais possuem ferramentas gratuitas e intuitivas que permitem avaliar o desempenho das publicações. No Instagram, por exemplo, basta que tenha a conta como profissional (Definições > Conta > Mudar para conta profissional) para poder aceder ao painel Ver estatísticas de cada publicação. Uma análise geral do desempenho do seu conteúdo poderá ser acedida através do painel Ver Painel Profissional que aparecerá quando no seu feed. O Facebook Business Suit é uma outra forma de monitorizar as redes sociais que dele fazem parte. Esta plataforma inclui ferramentas de publicação, permite enviar e responder mensagens, promover/publicitar as suas publicações, entre outras.

Interpretação dos dados e respetiva periodicidade

A mera consulta destes dados não é por si só suficiente para melhorar a sua presença nas redes sociais. Terá de analisá-los no seu contexto. Imagine-se que uma determinada publicação feita na época natalícia e na qual se faz uma ponte entre o Natal e o seu negócio (comunicação de oportunidade) se destaca das restantes por ter mais likes. É importante perceber que estratégia foi utilizado no desenvolvimento do post e replicá-la. Isto é, é importante avaliar as publicações com maior interação e perceber o que as distingue das restantes. Acredite que o número de seguidores não é tudo! Pode ter 2000 seguidores a mais que o seu concorrente e chegar a menos pessoas que ele. A monitorização permite analisar os seus resultados e garantir que consegue chegar aos seus atuais clientes e, no futuro, atrair outros. Aconselhamos a leitura do artigo “Quer ser ouvido? Sussure” como complemento para este tópico! 

Aconselhamos que faça este tipo de avaliação de três em três meses, a fim de avaliar o seu desempenho em diferentes períodos e épocas do ano. O objetivo será sempre perceber o que corre bem e o que corre mal, adaptando a estratégia comunicativa em função disso. Não seja refém das estatísticas, use-as em seu favor!

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