Comunicação de Oportunidade

Já diz o ditado popular “se a vida te der limões, faz limonada”. Hoje não lhe trazemos a receita para a melhor limonada, mas sim dicas para tornar a comunicação de oportunidade da sua marca uma receita de sucesso. Pode pensar que comunicar com o público tendo algum acontecimento da atualidade como mote é irrelevante e que não passa de mais uma publicação no feed, mas, se ainda não aderiu a esta estratégia, leia este artigo e perceba como pode entrar neste mundo.   

Convém, antes de mais, lembrar que o mundo digital é um mundo muito competitivo, em que todos estão em busca do mesmo: difundir e continuar a espalhar uma marca e ganhar cada vez mais visibilidade. Por isso, para não sermos apenas “mais uma marca” é preciso usar toda a criatividade para descobrir o caminho da inovação e originalidade.

O que é a comunicação de oportunidade?

Comunicação de oportunidade consiste numa comunicação de divulgação de uma marca, produto ou serviço, motivada por uma qualquer data comemorativa, celebração cultural, acontecimento da atualidade, tendência ou até mesmo por uma ação da concorrência. Peguemos no que aconteceu recentemente. Por engano, a aplicação do Continente enviou uma mensagem para todos os subscritores da app a dizer “teste Mariana”. Com isto, as marcas viram uma janela de oportunidade a ser aberta e aproveitaram para brincar com a situação. Vejamos o exemplo da cadeia de supermercados Lidl. Sobre o mote de testar, fizeram uma publicação com o objetivo de divulgar a sua aplicação, dizendo às pessoas, através do nome Mariana, para a testarem e utilizarem.

Um aspeto relevante a ser destacado neste tipo de comunicação é o tom usado. É, sem dúvida, importante manter a coerência estética e visual, mas importa, de igual modo, seguir a mesma linha de escrita da marca. Para perceber qual é o melhor tom para si basta olhar para o seu público e perceber qual é o perfil dele. Se, por exemplo, a sua marca comunicar com o público de uma forma mais informal e até com algum humor à mistura, é imperativo usar a mesma fórmula para a comunicação de oportunidade. Se quiser saber que cuidados deve ter, se tiver adotado este tom, leia o nosso artigo “Rir nunca foi demais”. E, se quiser aprender sobre as diferenças de público em cada rede social, aconselhamos a leitura do nosso artigo “Truz! Truz! Quem é? ”.

Para que serve?

Este tipo de comunicação tem como principal objetivo aproveitar-se do momento para divulgar um produto ou um serviço, para reforçar o seu posicionamento, incentivar a fidelização e gerar mais engagement. Do mesmo modo, os valores e visões da marca são, também, transmitidos. Desta forma, abrem-se meios de diálogo e conexão mais criativos do que os tradicionais, entre clientes e marca. Isto porque as pessoas não gostam que lhes estejam constantemente a tentar vender algo. Assim, é criada uma relação de proximidade com o cliente ou possível cliente. 

Peguemos numa publicação do Instagram da YME, sobre o dia do trabalhador. Ao mesmo tempo que celebramos a data, reforçamos o facto de, enquanto estudantes, estarmos constantemente a trabalhar para termos um futuro melhor e que o nosso principal objetivo é aprender e crescer na júnior empresa.

Vantagens da comunicação de oportunidade

  • Mais engagement

Por se tratar de uma comunicação imprevisível e original, sobre um tema da atualidade, a publicação gera mais impacto, havendo, portanto, mais gostos, comentários e, possivelmente, mais partilhas. Isto acontece porque, ao abordar um tópico com o qual o seu público contactou nesse dia, cria uma oportunidade de diálogo com ele, o que potencia mais interações. 

  • Mais alcance

Ao receber mais interações, a probabilidade da publicação chegar a pessoas que ainda não conhecem a marca aumenta.

  • Mais visitas à página e/ou website

Por sua vez, atingindo um público mais vasto, maior probabilidade há de algumas pessoas clicarem na página ou website da marca, para saberem mais sobre ela e sobre que tipo de produtos ou serviços oferecem.

  • Relação custo-benefício vantajosa

Apesar de ser um trabalho que necessite de um olhar atento para a atualidade e disponibilidade para a produção de conteúdo, é um trabalho relativamente simples de se fazer e que não acarreta grandes custos para além da mão de obra.

Como saber se a comunicação de oportunidade vai resultar?

Não há melhor resposta a esta questão que os resultados que irá obter depois de experimentar. Testar é sempre a resposta quando falamos de redes sociais, porque todos temos limões, mas a limonada preferida varia de cliente para cliente e, consequentemente, de negócio para negócio.

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