Certificados de Segurança

Atualmente, uma das condições mais importantes para um internauta permanecer num website é ter elementos que comprovem que ele é seguro. Cada vez mais, as informações pessoais dos indivíduos estão online e, por isso, é preciso ter cuidado com as páginas que se abrem e com os dados que são expostos. Continue a ler o nosso artigo e veja de que maneira pode aumentar a segurança do seu website e, por sua vez, a segurança de quem o visita.

O que é um certificado de segurança?

Também conhecido por certificado SSL (Secure Socket Layer), este certificado consiste num código implementado nos websites que permite a encriptação de conteúdos. Ou seja, com esta ferramenta, qualquer informação pessoal e/ou confidencial que os internautas tenham concedido a um determinado website é codificada e protegida, de modo a que só os autorizados a tal tenham acesso. Este recurso, de aconselhável para uma página simples, torna-se indispensável para lojas e-commerce que aceitem o cartão de crédito como método de pagamento e para websites que requeiram autenticação do utilizador com login e password, que façam o download da base de dados de clientes, que envolvam dados financeiros ou que tenham a ferramenta de chat online

É muito simples perceber se os websites têm ou não os certificados. Na barra de pesquisa dos browsers, aparece o URL e imediatamente antes um ícone. Se esse ícone for um cadeado fechado, então é porque a página é segura e codifica todas as informações. Se, pelo contrário, não o fizer, então aparece no seu ecrã um ícone de perigo e um aviso para isso mesmo. Na imagem que se segue, consegue distinguir as duas situações.

Uma outra diferença entre um website seguro e um não seguro é o início do URL. Se este começar por “http://www.”, significa que as informações estão vulneráveis à intercetação de dados. Por sua vez, se começar por “https://www.”, significa que codifica informações, tendo, portanto, um certificado SSL.

Vantagens de ter um certificado SSL

  • Aumentar a relação de confiança

A Google e outros motores de busca já mostram um aviso, como aquele da imagem acima, a indicar se o website é de facto seguro, ou não. Sendo seguro, a credibilidade do mesmo aumenta e mostra-se respeito para com a privacidade de quem o visita, o que promove confiança e proximidade com o público.

  • Melhorar o SEO

Ter o website a aparecer no topo da lista de resultados de um motor de pesquisa é algo que todos os proprietários desejam ter. Existem várias técnicas que permitem subir no ranking. Para saber mais sobre estas técnicas, sugerimos que leia os nossos artigos sobre SEM e SEO. Um dos truques para otimizar o SEO é ter o certificado de segurança SSL. Isto deve-se ao facto de os motores de pesquisa serem geridos por empresas que levam em consideração a denominada user experience (experiência do utilizador). Por isto, e por saberem que as pessoas preferem entrar em websites considerados seguros, esses ganham prioridade nas listas de resultados.

  • Oferecer mais opções de métodos de pagamento

Se tiver uma loja online, é inevitável aderir ao certificado de segurança para o seu website. Cada vez mais pessoas recorrem ao cartão de crédito para pagar as suas compras e essa opção só está disponível para as páginas que tenham o SSL, que, portanto, mostrem às pessoas que é seguro pagar através daquele website.

Tipos de certificados

  • DV SSL – Domain Validated

O DV SSL é a opção mais acessível para quem quer manter o seu website e os seus utilizadores seguros. Este certificado mostra o cadeado ao lado do URL, transmitindo mais segurança para quem está a visitar a página. É indicado para pequenos websites.

  • OV SSL – Organization Validated

O OV SSL, não só, faz a validação do domínio dos websites, mas também, oferece maior credibilidade às empresas e instituições que o utilizem, uma vez que verifica, também, as informações da entidade. Esta legitimação aumenta a reputação para o internauta, uma vez que garante a existência de uma entidade legalmente constituída, que foi sujeita a um processo de validação. É mais indicado para websites que representem empresas ou instituições públicas.

  • EV SSL – Extended Validation

O EV SSL é o tipo de certificado mais completo. Este valida o domínio e outras informações relevantes da empresa. Alguém que visite um website com este certificado pode encontrar um cadeado verde e o nome da empresa antes do seu URL. 

  • Multi-Domain

O certificado multidomínios é o ideal para quem tem vários websites. Este oferece a possibilidade de ter certificado para mais de 100 domínios ou subdomínios distintos. 

  • SSL Wildcard

Com este certificado, todos os subdomínios estão protegidos pelo mesmo certificado, sem nenhum custo adicional.

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