Vais publicar a que horas, Maria?

Uma gestão de redes sociais à qual não se associe uma estrutura clara e baseada em objetivos específicos e mensuráveis pode conduzir à proposição falsa de que o uso de canais online não traz o retorno suficiente para o seu negócio. A criação de um cronograma de ações, desde que aliado a outras estratégias, é um método que permite suprir a necessidade de planeamento do conteúdo a ser divulgado nas suas redes sociais. Visto que o cronograma de ações deve ser apresentado como uma programação do material a ser partilhado nos canais da empresa, é imperativo que toda a equipa de comunicação tenha uma resposta a três questões: ‘Vamos publicar o quê?’, ‘Onde vamos publicar?’ e ‘Quando o vamos fazer?’. Veja neste artigo como pode organizar o seu cronograma de ações de forma a extrair todo o potencial das redes sociais do seu negócio.

1- Vamos publicar o quê?

É importante manter em mente que o seu conteúdo deve responder a uma necessidade do seu público-alvo e que não há um formato ideal intemporal. No que toca a formatos, para além de testar quais são aqueles que resultam melhor com o seu público, sejam fotografias, galerias, vídeos, podcasts, artigos, etc, deve estudar estas preferências com regularidade e adaptar o seu conteúdo de acordo com os resultados que observa nas suas redes sociais.

Esteja também atento às tendências e ao que está a funcionar bem para negócios similares ao seu. Tente olhar para os seus concorrentes não como inimigos, mas sim como uma oportunidade de aprender com os seus erros e sucessos.

 

2- Onde vamos publicar?

Evitar ações genéricas que serão, aos olhos de quem consome o seu conteúdo, irrelevantes, é um excelente catalisador para a estimulação de um bom relacionamento com o seu público. Desta forma, perceber quais os canais que deve utilizar é uma tarefa posterior à definição do seu público-alvo.

Veja o nosso artigo Truz! Truz! Quem é? e perceba onde pode encontrar as pessoas dispostas a ouvir aquilo que tem para partilhar.

 

3- Quando vamos publicar?

Há um objetivo transversal a todos os e a todas as redes sociais: maximizar o número de pessoas que veem o seu conteúdo.

Para definir o melhor horário para publicar deve sempre ter em consideração que a presença da maioria das pessoas nas redes sociais é mais frequente às horas de almoço – do 12h às 14h – e às horas de jantar – das 18h às 20h. Contudo, esta constatação não é suficiente para atingir o melhor alcance do seu post, para isso, consulte as estatísticas das páginas das suas redes sociais e averigue qual o seu melhor horário para publicar.

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A Young Minho Enterprise presta serviços de Gestão de Redes Sociais, e criação de websites, nestes serviços criamos o seu website e conteúdo, bem como as descrições e a partilha do mesmo. 

Ainda não está convencido? Visite o nosso portfólio ou algumas páginas que temos em mãos, como a TecniBuild e BeKoffee.