Trabalhar para aquecer?

Nem no inverno.

Quer aumentar a visibilidade nas suas redes sociais e não sabe qual o caminho a percorrer ? Foque-se num planeamento estratégico baseado nos frutos que quer colher. Trabalhar sem um objetivo definido é a receita para o insucesso.

 

Cada ação que executamos deve ser o meio para atingir um fim devidamente definido. A planificação de um projeto através dos objetivos que se pretendem atingir é uma prática recorrente e eficaz em várias áreas de trabalho. A gestão das suas redes sociais deve também seguir esta linha de raciocínio para ser bem sucedida.

  Analisemos a seguinte situação. Avaliar, a título de exemplo, o aumento da sua notoriedade enquanto criador de conteúdos pode parecer uma tarefa muito subjetiva, porém, utilizando as métricas e os índices que tem à sua disposição para verificar o cumprimento deste ou de outros objetivos delineados, pode simplificar este processo. A tipologia S.M.A.R.T. – Specific, Measurable, Achievable, Relevant e Time-bound – é uma metodologia excelente a aplicar, que visa traçar metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e delimitadas num intervalo de tempo. Consequentemente, o passo que se segue à listagem dos objetivos é a identificação de indicadores que permitam aferir o progresso da sua execução. Esta fase é ideal para esclarecer a forma como se pretende cumprir esses resultados, definindo todas as intervenções a executar. Um indicador traduz‐se num dado objetivo, representativo e comparável que identifica informação sobre os recursos utilizados e os fins alcançados, permitindo saber quão distante um projeto se encontra dos objetivos e resultados previamente definidos. São um elemento essencial para determinar a viabilidade de um projeto. Consequentemente, os indicadores são o aliado perfeito para averiguar se as novas intervenções têm o potencial de aprimorar os resultados atuais. Assim, cada campanha e cada ação deve ter um KPI (Key Performance Indicator – Indicador-chave de Desempenho) associado. Os indicadores-chave de desempenho devem manter-se inalterados ao longo de todo o projeto, salvo casos onde os objetivos primários da empresa serem alvo de alterações. Repare no seguinte caso: uma empresa definiu o objetivo de desenvolver uma estratégia de employer branding, um KPI passível de ser associado a este fim pode ser a realização de um mínimo de 10 posts mensais. Um KPI deve ter sempre em mente a conquista de resultados, pelo que deve ser adaptado à realidade da sua empresa para serem realistas e, portanto, concretizáveis.

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