Trabalhar a partir de casa

Nem sempre é fácil trabalhar por casa, sentimos-nos tentados a navegar pelas redes sociais ou aproveitar o aconchego do sofá para descansar. Partilhar o nosso espaço de trabalho com a família também pode ser outro elemento prejudicial, porém tudo tem uma solução. A pensar em ti e nesta nova realidade, trazemos-te dicas que deves seguir para que trabalhar por casa seja mais fácil.

 

👉Não cedas às distrações

Ao trabalhar por casa tens que excluir de imediato as distrações e perceber que ser responsável parte somente de ti. Ou seja, deixa de lado as redes sociais e os programas de TV e começa a trabalhar.

 

👉Veste-te para trabalhar

A tendência é passar o dia em pijama, porém isto não é saudável por inúmeras razões. Se usares a roupa com que dormes durante o dia, o teu cérebro tem maior dificuldade em perceber quando é que deve relaxar e quando é que deve estar focado para trabalhar.

Deste modo, vestir uma roupa apropriada ajuda-te a criar separação entre os vários momentos do dia e a manter rotinas.

 

👉Fixa um horário de trabalho

Para te manteres produtivo é importante segmentar horas de trabalho, horas de lazer e horas para dormir. Assim sabes exatamente o que fazer nas várias partes do dia, criando uma rotina. 

Ter uma rotina aumenta a tua produtividade e assegura a tua sanidade ao equilibrar as horas de trabalho e o tempo de lazer. Durante a manhã poderás fazer tarefas que requerem maior atenção e esforço, visto que a tua mente está cheia de energia. De tarde poderás pôr em prática atividades menos exaustivas, tendo em conta que estarás mais cansado do que na manhã.

É importante que o teu cérebro seja estimulado com tarefas, mas não te esqueças que é importante que ele tenha horas para relaxar e para descansar.

 

👉Seleciona um espaço para trabalhares

Trabalhar na cama é impensável: é importante que encontres um espaço em tua casa onde te possas concentrar.

A tua mesa de trabalho deve ter uma boa iluminação, estar livre de distrações e estar também limpa e organizada. Outro aspeto a ter em conta é se esse espaço é muito frequentado pelos restantes membros da casa: para conseguires trabalhar com eficácia é importante que estejas sozinho nas horas de trabalho.

 

👉Ter o material necessário

Para agilizar este processo deves avaliar aquilo que te faz falta para trabalhar. Não é mal pensado investir em material de escritório para ter em casa, dá sempre jeito ter à mão um caderno e canetas para registar aspetos importantes. Ter uma cadeira confortável é também muito importante, visto que passarás grande parte do teu dia lá.

 

👉Organiza a tua lista de tarefas

Ter uma lista de tarefas permite-te não esquecer nada que tens para fazer num determinado dia. No entanto, é importante seres realista na produção desta lista, coloca somente tarefas que sabes que podes cumprir. Não apostes numa lista infindável que não consigas concluir, pois isso só te deixará desanimado.

Visita o nosso último post para conheceres algumas aplicações que serão as tuas grandes aliadas nesta procura por uma maior organização.