SEO? SEO!
Sabias que as taxas de conversão são em média 10 vezes maiores na pesquisa orgânica do que em redes sociais (GoDaddy 2016)? Isto significa que há 10 vezes mais probabilidade de alguém efetuar uma compra quando pesquisa no Google e encontra o que procura do que quando vê um post no Facebook do mesmo artigo. E sabias que cerca de 70% a 80% das pessoas ignoram completamente os anúncios pagos? (Search Engine Land, 2018)
Estes dados devem convencer-te da importância da trabalhar o posicionamento nos motores de buscar para construir credibilidade, conduzir tráfego e aumentar vendas. Este artigo é muito completo para garantir que retiras daqui toda a informação que precisas.
1. O que é isso de SEO?
SEO é um termo inglês que significa Search Enginee Optimization e que traduzido quer dizer algo como Otimização para Motores de Pesquisa. Quando falamos de SEO, falamos de otimização de websites ou páginas e do seu conteúdo. Otimização essa que é feita através de um conjunto de estratégias, umas mais simples, outras mais complexas, umas on-page e outras off-page.
Este é daqueles temas que precisa de constante atualização e aprendizagem, não fosse o Google, o maior motor de pesquisa do mundo, alterar o seu algoritmo de pesquisa cerca de 500 a 600 vezes por ano. Para saber como ganhar o jogo nada melhor do que jogá-lo todos os dias. Este artigo ambiciona ser um guia claro e prático de como otimizar para motores de pesquisa, hoje.
2. Quais são os principais fatores de rankeamento no google?
Quando procuramos por “telemóveis em 2ª mão” no Google, o motor de pesquisa leva em consideração uma série de critérios para decidir a ordem pela qual nos vai mostrar os resultados. Estes critérios não são todos de conhecimento do público, já que o Google gosta de manter algum secretismo relativamente ao seu algoritmo, mas há empresas que se dedicaram a descobrir grande parte deles. O site Backlinko tem um blog atualizado frequentemente com mais 200 critérios de rankeamento, cuja leitura aconselho.
É importante perceber que os resultados que aparecem na primeira página do Google não aparecem lá aleatoriamente, mas sim porque o algoritmo os considerou os mais relevantes para mostrar ao utilizador. Como é que ele tomou essa decisão? Com base numa série de critérios de rankeamento, que se sabe serem mais de 200, estarem em constante atualização e serem cada vez mais user focus. Quer isto dizer que os critérios variam com o objetivo de serem cada vez mais eficazes a entregar o conteúdo mais completo e mais relevante para o utilizador.
Se continuares a ler, vais descobrir quais são os principais fatores de rankeamento no Google e como podes moldar o teu conteúdo para responder a esses critérios.
3. On-page SEO e off-page SEO: dicas práticas
A otimização para motores de busca divide-se em duas tipologias: SEO on-page e SEO off-page. A primeira tipologia diz respeito às otimizações que podemos fazer dentro do nosso website. Inclui coisas como segurança SSL, otimização de imagens com etiquetas ALT, keywords e outros que abordaremos em diante. A segunda tipologia diz respeito às estratégias implementadas fora do website, mas que o afetam, tais como estratégias de link building e de social media. Dentro de cada uma destas tipologias, vamos ver quais as principais otimizações que devem ser postas em prática já hoje no teu website.
4. SEO On-page
A qualidade do conteúdo será sempre o principal fator que fará o sucesso de qualquer website a longo prazo. O algoritmo muda constantemente para tentar entregar a quem pesquisa o conteúdo mais relevante e esclarecedor possível, por isso é fundamental que o nosso website responda a estes dois adjetivos.
Mas o que é conteúdo de qualidade?
Conteúdo de qualidade é, antes de mais nada, conteúdo esclarecedor. E dependendo de qual é a pergunta, para ser esclarecedora, geralmente a resposta precisa de vir em textos longos.
Existem vários estudos que comprovam que os primeiros resultados nas pesquisas do Google são ocupados por textos longos e compreensivos. O que é “longo”? Um artigo deve ter pelo menos 500 palavras, mas pode chegar a mais de 2000, segundo dizem os especialistas.
Outro fator que ajuda à qualidade do conteúdo é a organização e estilização do mesmo.
O conteúdo deve estar bem organizado para o utilizador encontrar facilmente a resposta que precisa sem ficar frustrado e abandonar o website passados 5 segundos (o que prejudica o rankeamento futuro).
Eis algumas dicas de organização de conteúdo:
A regra de ouro final da produção de conteúdo de qualidade é responder às perguntas do público. Evitar fazer artigos demasiado genéricos e procurar esclarecer dúvidas específicas, entregando valor. Cada nicho terá os seus temas. Para descobrires quais são, podes fazer uma sondagem nas redes sociais ou utilizar sites de tendências de pesquisa como o https://answerthepublic.com/, o meu preferido.
A partir do momento em que aprendemos sobre SEO e otimização de imagens também é tempo de largarmos o hábito de chamar aos ficheiros “tentativa01.jpg”, “édesta.jpg” ou “672grd2yu.jpg”. Os ficheiros de imagem devem ser nomeados também de acordo com o conteúdo e o propósito descritivo: é muito mais relevante um ficheiro chamado “telemoveis-em-segunda-mao.jpg”.
Relativamente à Covid-19, a keyword “o que é Covid-19” pode ter, atualmente, cerca de 50 pesquisas mensais em Portugal. Enquanto que outras opções no mesmo nicho podem apresentar uma procura maior, como pode ser o caso de, por exemplo, “como é que a Covid-19 se transmite?”.
Perceber isto significa perceber como responder às reais inquietações das pessoas. De forma similar, as keywords ajudam-nos a ramificar conteúdo. Se eu sou massagista e quero promover o meu trabalho, não terei muitos resultados se apenas produzir conteúdo com base na keyword “massagens”. Ela tem, com certeza, um volume de pesquisa muito elevado, mas também terá muita concorrência, isto é, muita gente a produzir conteúdo sobre esse tema. Com as keywords, o segredo é ir para o particular e para o concreto. Há uma maior probabilidade de o meu conteúdo ser melhor posicionado se a minha keyword for “massagem de relaxamento” do que se for apenas “massagem”, porque há um afunilamento e uma especialização do tema. Podemos ir mais longe se falarmos de “massagem de relaxamento Porto” e por aí adiante. Qual deve ser a densidade da keyword no meu conteúdo? Uma densidade de 0,7% a 1% pode ser o suficiente para conseguir posicionar um conteúdo na primeira página do Google. Repetir a keyword o maior número de vezes possível ao longo do texto não é segredo para o sucesso, aliás, tal nunca deve ser feito se prejudicar a qualidade ou não fizer sentido de todo. A tecnologia do Google Hummingbird passou a conseguir detetar este tipo de “estratégias”. Se falarmos em repetição, fará mais sentido falarmos em incluir keywords secundárias relacionadas com a keyword principal. Dito isto, a keyword (ou keywords) deve ser incluída sempre que tal fizer sentido. Eis algumas dicas para a utilização de kewyords no conteúdo:
Um website responsivo é um website que se adapta tanto a desktop como a mobile. E com o aumento do acesso a websites pelo smartphone, este é um dos fatores a considerar na estratégia de SEO, já que o Google favorece os websites que são responsivos em smartphones.
Há muito a dizer sobre design responsivo e sobre user experience, mas eis uma checklist básica de apenas 3 fatores para verificares o nível de responsividade do teu website:
4.6 Segurança SSL
Ter um certificado de segurança SSL é muito importante, primeiro, por questões óbvias de segurança de dados, mas segundo, por motivos de SEO.
Os websites que possuem um certificado de segurança SSL, sendo mais seguros, recebem também mais autoridade e são, por isso, melhor posicionados nos resultados de pesquisa do Google. O SSL torna-se ainda mais importante se o website recolher informações dos utilizadores, por exemplo, através de um formulário de contacto. Mas o certificado é, atualmente, uma obrigatoriedade para todos os websites.
5. SEO Off-page
Acabamos o capítulo sobre SEO On-page e agora vamos entrar no domínio dos fatores que não acontecem propriamente dentro do teu website, mas que o afetam de determinada forma.
5.1 Autoridade
Um dos principais fatores para o rankeamento de um website é a sua autoridade.
A autoridade de um website pode dividir-se em dois tipos:
É possível utilizar este website https://moz.com/link-explorer para gratuitamente perceber a autoridade de qualquer domínio.
5.2 Link Building
O perfil de links continua a ser um dos principais fatores de rankeamento no Google. Os websites que são linkados por outros websites são percebidos pelo algoritmo como tendo uma relevância maior, pois são mencionados mais vezes, funcionando isso como um indicador de reconhecimento externo. Um link é quase que uma recomendação aos olhos do Google.
3 dicas para fazeres com que outros websites linkem o teu website:
O mais importante no SEO é ter uma ferramenta para avaliar resultados. Não basta traçar objetivos, é preciso definir uma forma de os medir. Eu utilizo o Google Analytics e o Google Search Console para conhecer os resultados do meu website nas pesquisas orgânicas.
Ao olhares para a interface do Analytics ou do Search Console tem em mente que, mais do que ver os números, é preciso interpretá-los. Se há uma subida, tenta perceber o conteúdo que foi publicado durante esse período e procura repetir a receita. O segredo é tirar conclusões dos resultados atuais para os conseguir melhorar no futuro.
Falar do Google Analytics ou do Google Search Console é todo um outro tema de ainda maior extensão, pelo que apenas vou deixar aqui a recomendação e o convite à exploração.
Espero que tenhas gostado deste artigo e que tenhas aprendido alguma informação nova. Não te esqueças de aproveitar para esclarecer as tuas dúvidas e deixar o teu feedback em qualquer uma das plataformas sociais da YME. Obrigada por leres até aqui e até breve.
fevereiro 2020
O Curso Breve de Segredo de Justiça decorreu no dia 19 de fevereiro na Escola de Direito da Universidade do Minho. Contou com a presença do Dr. Nuno Gonçalo Poças, da Dra. Octávia Marques e do Dr. Luís Rosa, que abordaram o conceito de Segredo de Justiça aplicado à mediatização nos órgãos de Comunicação Social. O curso incluiu também um debate entre os oradores.
dezembro 2019
A BeKoffee é um projeto que reutiliza as borras de café convertendo-as em artigos de decoração. Foram criados artigos de bijuteria produzidos à mão inspirados na natureza e na atividade humana. A YME foi responsável pela gestão das redes sociais nomeadamente do Facebook, Instagram e LinkedIN. Trabalhou na criação e divulgação do conteúdo com o objetivo de aumentar as vendas e a notoriedade da marca.
fevereiro 2020
A PrimeIT é uma empresa 100% portuguesa especializada em serviços de Consultoria Especializada, Nearshore, Gestão de Projetos e Projetos Fechados. Trabalha nacional e internacionalmente na projeção, implementação e gestão de projetos de grande escala. A YME organizou uma sessão de apresentação da PrimeIT que decorreu no dia 19 de feveiro na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.
novembro de 2019
A Asas Nos Pés é uma clínica terapêutica para o desenvolvimento e aprendizagem, sediada em Vila Real. A YME foi responsável pela elaboração do website oficial, que envolveu a apresentação de propostas de hosting e soluções de dominío; fotografia do espaço físico da clínica; consultoria de colouring e lettering; criação de Blog; copywriting; estratégias de composição de layout e implementação de técnicas de SEO, para otimização de motores de busca.
março de 2019
A HALE Business Consulting presta consultoria às empresas, apoiando o desenvolvimento sustentável do negócio, em três áreas principais: implementação de processos que garantem o cumprimento das obrigações vigentes em matéria de Proteção de Dados Pessoais, desenvolvimento das melhores práticas de Gestão de Recursos Humanos e apoio à Gestão.
A Young Minho Enterprise criou um vídeo corporativo em motion graphics que divulga a metodologia de intervenção da HALE Business Consulting no serviço que esta disponibiliza na área da Proteção de Dados Pessoais. A produção do vídeo envolveu desenho gráfico, animação, narração e tratamento de som.
novembro 2019
A YME organizou, em parceria com a ADSO, o No Boundaries, um evento sobre expansão empresarial e posicionamento no mercado externo. A iniciativa contou com a presença de André Vieira de Castro, CEO da Argacol, Carlos Vaz, fundador na Megatrónica e atual Administrador da inCentea, Samuel Costa, Board Member e COO da Sonix, e Vítor Pinto da Cruz, General Manager na Tuottava Consulting.
janeiro de 2020
O Agrupamento de Escolas de Amares é um centro escolar do distrito de Braga e do concelho de Amares. A YME foi responsável pela elaboração do website oficial, que envolveu a apresentação de propostas de hosting e soluções de dominío; fotografia do espaço físico da escola secundária de amares; consultoria de colouring e lettering; copywriting; estratégias de composição de layout e implementação de técnicas de SEO, para otimização de motores de busca.
maio de 2019
O Curso Jurídico de Direito e Gestão no Desporto teve lugar nos dias 28 e 29 de maio na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Contou com o orador e formador Dr. António Peixoto, ex-futebolista e advogado, e o orador e formador João Tomás, ex-futebolista e licenciado em desporto e lazer.
abril de 2019
O Empower Minho 3.0, com o mote “Falar com empreendedores, conhecer empresas, trocar contactos”, é o evento anual, organizado pela YME, que visa aproximar estudantes universitários e mercado de trabalho num espaço de networking. Esta edição teve a duração de dois dias, sendo o primeiro dedicado a oradores, com uma Sessão Motivacional e uma Mesa Redonda, e o segundo a empresas, com exposição de bancas e speed interviews.
Esta edição do Empower Minho contou com empresas como Deloitte, Ernest & Young, Adidas, Accenture, PrimeIT, dstgroup, Philip Morris International, Edit Value, Randstad, Decathlon, Altice Labs, Fricon, Leroy Merlin, Century 21, HAYS, Fujitsu, Goweb Agency, Eurofirms, Netgócio e inCentea.
Jorge Sequeira, motivational speeker e empresário, concedeu-nos a palestra “Dar ao Pedal”.
Catarina Pestana, fundadora da Bang Bang Agency, José Fernandes, fundador e CEO da BloomIdea e Rui Cunha, Business Mentor e Growth Hacker, juntaram-se a nós numa Mesa Redonda com o tema “Marketing dos Dias de Hoje”.
março de 2019
O Curso Jurídico de Psicologia Criminal teve lugar nos dias 12 e 13 de março na Escola de Direito da Universidade do Minho. Contou com o orador e formador Prof. Dr. Carlos Poiares, doutorado em psicologia e licenciado em Direito, e a oradora e formadora Prof.ª Dr.ª Ana Rita Domingos, doutorada em psicologia forense.
fevereiro de 2019
A YME organizou, juntamente com a JADE Portugal, o Team Weekend #2 na cidade de Braga. A nosso cargo ficou toda a logística, concepção de formações, estruturação do programa e divulgação da iniciativa. Foi para nós um orgulho receber tantas júnior empresas no Norte, naquilo que foi um fim de semana de debates do movimento júnior, troca de experiências e de conhecimento.
outubro 2019
O Curso Breve de Sindicalismo e Direito Grevista decorreu nos dias 21 e 22 de outubro na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Contou com a presença do Dr. Antónia Bessa, da Dra. Helena Ferreira e do Dr. Hugo Dionísio, que abordaram, nas suas formações, o tema aplicado ao setor público e ao setor privado. O curso incluiu também um debate entre alguns partidos políticos.
novembro de 2019 – presente
O Inside #Enterprises é uma iniciativa da YME que tem como objetivo levar os estudantes da Universidade do Minho a visitar as empresas mais inovadoras das mais diversas áreas. Este projeto dá continuidade ao anteriormente conhecido Breakfasts @Enterprises. As empresas que participaram na edição de 2019 foram: a Startup Braga, o dstgroup, a F3M e o INL.
janeiro de 2019
O Curso Jurídico de Práticas Processuais Civis teve lugar nos dias 9, 10 e 11 de janeiro no Auditório Nobre da Escola de Direito da Universidade do Minho. Contou com a oradora e formadora convidada Dr.ª Juíza Octávia Marques do Juízo Central Cível de Vila Nova de Gaia que, durante três dias, abordou diferentes tópicos alusivos ao tema de Práticas Processuais Civis.
janeiro de 2019
A NeuroAtiv é uma clínica de neuropsicologia sediada em Braga, para a qual a YME foi responsável pela elaboração do website oficial. A construção do website envolveu a elaboração de propostas de hosting e soluções de dominío ; sessão fotográfica do espaço físico da clínica ; consultoria de colouring e lettering ; copywriting ; estratégias de composição de layout e implementação de técnicas de SEO para otimização de motores de busca.
fevereiro de 2019
A Startup Braga apresentou, no Altice Forum Braga, a sexta edição do seu Programa de Aceleração que contou com 12 novas startups de três nacionalidades distintas. O evento serviu para dar a conhecer à comunidade as novas startups que apresentaram as suas ideias de negócio e contactaram com investidores. A YME foi responsável pelo serviço de secretariado durante o evento, concedendo todo o apoio logístico necessário.
março de 2018
O estudo de mercado realizado para a Primavera teve como metas a atingir: entender a situação do mercado, determinar quais as principais tendências e quais as necessidades dos consumidores. A Primavera tinha como objetivo específico perceber melhor o mercado dos Enterprise Resource Planning (ERP) para Pequenas e Médias Empresas (PME), pelo que a YME realizou um estudo junto de várias PME distribuídas um pouco por todo o país e apresentou as suas conclusões, que permitiram garantir à Primavera a máxima fiabilidade de ação na sua estratégia comercial.
maio de 2014
O Projeto Caerus, projeto social de aplicação no concelho do Marco de Canaveses, organizou o Empreende + ideias. É um evento dirigido a jovens a frequentar o ensino secundário, com o objetivo de lhes dar ferramentas para desenvolverem ideias de negócio. A cargo da Young Minho Enterprise ficou o workshop sobre modelos de negócio e técnicas de pitch, bem como o acompanhamento das equipas na estruturação das suas ideias.
janeiro de 2013
A Subvisual (à data Group Buddies) é uma empresa de desenvolvimento web e web design. Logo no arranque do funcionamento da Young Minho Enterprise, a júnior empresa ficou encarregue de fazer um plano de negócios de apoio à gestão, que pudesse também ser utilizado para apresentações da empresa a potenciais investidores.
2012
Iniciado no Porto e já espalhado um pouco por todo o país, o Startup Pirates é um programa de uma semana que permite que os aspirantes a empreendedores entrem no mundo das Startups e aprendam a desenvolver ideias de negócio. Em Braga, o programa foi organizado pela primeira vez pela Young Minho Enterprise em 2012.
.
maio de 2018
O Empower Minho 2.0 constituiu a segunda edição daquele que é um evento anual da YME. Proporcionou aos estudantes da academia interação direta com empresas dos mais diversos âmbitos, através de palestras, formações e speed interviews. Foi criado com a ambição de envolver os vários estudantes da Universidade do Minho em atividades com entidades conceituadas do mercado de trabalho, proporcionando oportunidades únicas a nível profissional. Com o mote “The power to empower”, a segunda edição foi ainda organizada com a colaboração dos vários núcleos de estudantes da UMinho.
maio de 2018
O Programa de Embaixadores da YME consiste em recrutar estudantes da Universidade do Minho para serem embaixadores de determinada entidade, ou seja, encarnarem a ponte entre a entidade e o mundo académico, tanto no Campus de Gualtar como de Azurém. À YME cabe a organização do recrutamento e divulgação do mesmo.
O Programa de Embaixadores da BloomIdea resultou em 1 embaixador em cada Campi.
fevereiro de 2018
O Programa de Embaixadores da YME consiste em recrutar estudantes da Universidade do Minho para serem embaixadores de determinada entidade, ou seja, encarnarem a ponte entre a entidade e o mundo académico, tanto no Campus de Gualtar como no de Azurém. À YME cabe a organização do recrutamento e divulgação do mesmo.
O Programa de Embaixadores da Primavera resultou em 2 embaixadores no Campus de Gualtar e 1 no de Azurém.
abril de 2018
O Curso Breve sobre a “Proteção de Dados e o Novo Regulamento” decorreu nos dias 17 e 18 de abril de 2018, tendo uma duração de 4 horas repartidas pelos dois dias. Foi escolhido este tema, uma vez que a entrada em vigor e consequente aplicação do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados gerou bastantes dúvidas na comunidade em geral, e especialmente nas empresas.
Este curso foi lecionado pelo advogado Fábio Rego, licenciado em Direito e pós-graduado em Direito e Informática pela Universidade do Minho, cuja carreira profissional se tem debruçado em grande escala sobre esta temática.
fevereiro de 2018
O Curso de Psicologia Forense foi um evento que ocorreu nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2018, com a duração total de quatro horas. Foi realizado entre a YME e a Iuris FDUP Junior e, apesar de aberto a todo o público, o seu alvo era composto por estudantes de Direito, Criminologia e Psicologia.
maio de 2017
O EMPOWERMINHO é um evento anual organizado pela YME. Este tem como objetivo aproximar os estudantes das empresas e organizações, proporcionando dias intensos de palestras, speed interviews e workshops. Os temas são abrangentes e, muitas vezes, transversais e o evento tem um carácter dinamizador e inclusivo, que marca pela diferença e pela diversidade.
A 1º edição, em 2017, nos dias 3, 4 e 5 de maio, contou com mais de 500 participantes, 9 núcleos estudantis e 28 oradores, entre os quais o ilustre Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.
março de 2016
O ICEGOV é uma conferência direcionada para o uso da tecnologia na transformação das relações entre o governo e os cidadãos, as empresas e a sociedade civil.
A edição de 2016 realizou-se em Montevideo, no Uruguai, sendo que a Young Minho Enterprise foi responsável pelo serviço de secretariado.
2015
O projeto ineo é uma iniciativa da Jeknowledge, Júnior Empresa da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra. O ineo.pt é um blog que pretende divulgar projetos de inovação e empreendedorismo. O projeto ultrapassou as fronteiras de Coimbra e conta, agora, com autores da região do Minho, convidados pela Young Minho Enterprise.
novembro de 2015
Integrado na Semana Global do Empreendedorismo e a cargo da Young Minho Enterprise, este evento decorreu entre 16 a 19 de novembro de 2015 na Universidade do Minho, com o apoio do CeSIUM e outros núcleos da EEG.
Entre palestras e workshops subordinados ao tema do empreendedorismo, contou-se com a presença de cerca de 80 alunos dos mais variados cursos da academia.
junho de 2015
O ICSOB é uma conferência anual direcionada para a área da criação de produtos baseados em software, plataformas e serviços e nos modelos de negócio por detrás destes.
A cargo da Young Minho Enterprise ficou o serviço de secretariado que inclui tarefas como apoio ao secretariado antes e durante a conferência, gestão de inscrições e pagamentos e apoio presencial nos dias do evento.
abril de 2015
A 6.ª edição do JeniAL, o encontro nacional de júnior empresas e iniciativas, decorreu pela primeira vez na cidade de Braga, entre 10 e 12 de abril de 2015. Com o tema ‘Aprender Fazendo’, o evento juntou cerca de 150 júnior empresários de diferentes pontos do país.
A organização deste evento começou em dezembro de 2014 e envolveu a escolha de locais para as palestras e outras atividades, alojamento, recolha de patrocínios, definição do programa do evento e entre outros aspetos necessários na organização de um evento.
outubro de 2014
O ICEGOV é uma conferência direcionada para o uso da tecnologia na transformação das relações entre o governo e os cidadãos, as empresas e a sociedade civil. A edição de 2014 foi em Guimarães, sendo que a Young Minho Enterprise foi responsável pelo serviço de secretariado.
2013 – 2014
O business4u foi um projeto promovido pela Young Minho Enterprise, até abril de 2014, e que se propunha a divulgar, no dia 25 de cada mês, uma entrevista com uma pessoa de destaque na sociedade. O objetivo era ajudar a compreender o que espera o mercado de trabalho de nós, estudantes universitários, que competências procuram as empresas e muito mais.
.
outubro de 2013
O CNES (Conferência Nacional de Economia da Saúde) é uma conferência organizada pela APES que reúne investigadores e profissionais da área, sendo que a sua décima terceira edição ocorreu na Universidade do Minho. A cargo da Young Minho Enterprise ficaram os serviços de gestão financeira e secretariado da conferência, tendo sido o primeiro projeto do género.
.
novembro de 2014
De forma a assinalar a Semana Global do Empreendedorismo, a Young Minho Enterprise e o CeSIUM – Centro de Estudantes de Informática da Universidade do Minho – organizaram o Plan and Do It, um evento marcado pela presença de oradores num conjunto de palestras sobre empreendedorismo.