Já levou as suas

redes sociais ao médico?

As redes sociais integram o quotidiano da grande maioria das pessoas. Antes de o consumidor tomar uma decisão sobre um produto, é comum informar-se previamente sobre as marcas que o oferecem. Deste modo, consegue comparar produtos e marcas semelhantes de uma forma extremamente facilitada e não se priva dessa oportunidade.


Lidamos com um consumidor que tende a procurar cada vez mais informação a encontrá-la num local que visita diariamente. Tendo esta realidade em mente, use esta informação a seu favor e aumente as suas vendas e notoriedade com uma aposta forte em gestão de redes sociais.


O primeiro passo numa gestão de redes de qualidade é a realização de um diagnóstico que, muito mais do que uma comparação de métricas, como o número de gostos ou de seguidores, é uma ferramenta que permite definir, posteriormente, uma estratégia de comunicação adaptada à realidade do seu negócio. 


Neste seguimento, a comparação com os seus concorrentes diretos ou, no caso de a presença online deles ser nula ou insignificante, a comparação com negócios semelhantes é uma abordagem a ter em conta. Defina um pequeno leque de empresas que possam servir de referência, análise e aponte as boas práticas que eles seguem e perceba de que forma essas práticas se podem ou não transpor para a sua empresa.


Tendo estas ideias estabelecidas, sugerimos que recorra à matriz SWOT para que o diagnóstico das suas redes sociais seja um método visualmente apelativo e de rápida compreensão. Este tipo de análise pretende responder a quatro questões: Quais são os nossos pontos fortes? (Strengths); Quais são as nossas fraquezas? (Weaknesses); Que oportunidades existem? (Opportunities) e Que ameaças existem? (Threats).

Uma imagem com dispositivo  Descrição gerada automaticamente

 

 

Note-se que através deste método comportamos uma análise qualitativa em que é preciso dividir o ambiente onde se encontra a empresa em duas esferas: ambiente interno e ambiente externo. Esta análise visa posicionar ou verificar a posição estratégica da sua empresa no seu ramo de atuação, procurando identificar obstáculos e caminhos a seguir.

Utilize todo o potencial das redes sociais para o benefício do seu negócio e comece hoje o seu crescimento nas redes com o nosso ebook totalmente gratuito – Criação de Conteúdo e Gestão de Redes.

A Young Minho Enterprise presta serviços de Gestão de Redes Sociais, neste serviço criamos o seu conteúdo, as descrições e asseguramos a partilha do mesmo. 

Ainda não está convencido? Visite o nosso portfólio ou algumas páginas que temos em mãos, como a TecniBuild e BeKoffee.