Destaca-te nas redes sociais

A tua imagem e o teu conteúdo são o que fazem as pessoas querer ficar e explorar a tua página, seja qual for a plataforma. Reconhecemos o quão importante o digital se tornou e como este é uma ótima forma para te exprimires e dares a conhecer o teu trabalho. Neste post trazemos-te algumas indicações úteis para te destacares no mundo digital.

 

👉Blog

Para que o teu blog tenha sucesso deves ter sempre a preocupação de ter conteúdo relevante e diferente: não optes por posts semelhantes a outros blogs, o teu público quer ler coisas inovadoras que não encontra em mais nenhum lado. Uma estética bonita é outro aspeto importante, mas mais do que isso, importa que layout tenha em conta a user experience: quem visita o teu blog não deve sentir dificuldade em encontrar o que procura, por isso assegura que está tudo exposto de forma lógica e intuitiva.

Para além destes elementos, é fundamental que divulgues o teu blog nas tuas redes sociais para que este tenha um maior alcance. Utiliza as tuas páginas para anunciar o conteúdo que vais adicionando ao blog, cria uma plateia e nunca deixes de adicionar novos posts por muito tempo, pois corres o risco que o teu trabalho caia no esquecimento.

 

👉Instagram

O Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários ativos. Apesar do potencial da plataforma, o alcance orgânico tem diminuído, tornando o crescimento na rede mais difícil., aqui ficam algumas dicas para que o teu perfil se destaque. Utiliza a tua biografia para expores elementos que te identifiquem, assim sempre que alguém descobrir a tua conta terá pequenas informações sobre ti. Elementos como a localização ou um website tornam o teu perfil mais completo e profissional.

Aposta nas descrições, são uma forma eficaz para estabelecer contacto com os teus seguidores. Termina a descrição com alguma pergunta ou deixa registado algo que para ti faça sentido, deste modo aumentarás o engagment.

Descrições e biografia não são tudo, precisas de ter conteúdo esteticamente agradável para que o teu sucesso se concretize. Aposta em fotos com qualidade e numa identidade gráfica consistente, para que a pessoa saiba identificar autoria da tua imagem sem sequer olhar para o username.

Para além do teu feed, tens também os stories e o IGTV. Nos stories podes comunicar com os teus seguidores levantando questões através de uma caixa de respostas e sondar a opinião do teu público. Podes aproveitar este tempo em casa para criar templates com conteúdo criativo ou até desenhar o teu próprio filtro. Quanto ao IGTV, encontras nele uma oportunidade de colocar vídeos mais longos em formato vertical: tem sempre em atenção as dimensões para garantires que nada fica cortado e que tens uma capa apelativa.

 

👉Facebook

O Facebook, ao contrário do que muitos pensam, não é uma rede que caiu em esquecimento. Continua a ser uma ótima ferramenta para divulgares os teus projetos e partilhares conteúdo relevante com os teus amigos ou seguidores – depende, claro, de quem é o teu público-alvo e se ele está, ou não, presente nesta rede social.

Podes criar uma página dedicada a algo que te interessa ou mesmo uma página sobre ti. Nesta página poderás acumular seguidores e alcançar visibilidade com o teu conteúdo. Como? A frequência e a consistência são palavras-chave. Deves começar por partilhar 1 a 2 publicações por dia, idealmente, tendo também em conta o horário em que fazes a partilha. Consulta sempre as estatísticas do Facebook para teres uma percepção mais exata do teu público-alvo e da hora em que está online.

Por último, nesta rede social encontras ainda grupos sobre tudo e mais alguma coisa que são uma boa forma para conheceres e partilhares conteúdo com pessoas que possuem os mesmos interesses que tu.

 

👉Linkedin

No Linkedin chegas a um público mais específico, sendo esta a rede perfeita para te distinguires como profissional. Para começar, assegura que o teu perfil está apresentável e tem o máximo de informação sobre ti: onde estudaste e o que estudaste. Assegura que tens uma boa foto de perfil e um URL do perfil personalizado, aproveita e  solicita recomendações de colegas.

Poderás manter as tuas conexões (e não só), informadas sobre o que andas a fazer profissionalmente, eventos, tais como congressos e formações, nos quais tenhas estado presente, projetos que estejas a desenvolver ou já tenhas desenvolvido. Deste modo, as tuas conexões saberão aquilo que fazes e lembrar-se-ão de ti quando precisarem de ajuda para algo na tua área.

É fulcral que mantenhas o teu perfil atualizado e com informações verídicas, pois este é um espaço onde poderás encontrar oportunidades profissionais, não sendo nada conveniente teres informações inválidas ou que não façam sentido estar presentes.

 

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