Como obter o feedback dos seus clientes

Antes de iniciar a sua compra é provável que vá procurar testemunhos de outras pessoas e os seus clientes fazem o mesmo. Obter testemunhos de pessoas que testaram os seus produtos é muito importante para perceber a qualidade daquilo que vende, atrair novos consumidores e também lhe atribui credibilidade.

Para começar é necessário pedir o testemunho do seu cliente, isto é, depois de efetuada a compra, enviar um email ou mensagem a pedir o feedback do consumidor. Caso queira uma resposta mais rápida, telefonar a pedir a avaliação do serviço ou produto pode ser a solução mais indicada. Neste pedido, é importante explicar ao seu cliente onde é suposto fazer a crítica online.

Por vezes, poderá obter críticas negativas: não fique dececionado. Estas vão ser a sua maior fonte de conhecimento, que lhe vai permitir melhorar o seu negócio. Quando isto acontecer, responda o mais rápido possível e assegure que o erro vai ser corrigido.

Algumas ferramentas online são muito úteis para avaliar o nível de satisfação do seu cliente. A pensar em si e no seu negócio, trazemos hoje 4 ferramentas úteis para obter o feedback dos seus clientes.

👉Google forms

O Google forms é uma boa técnica de personalizar as suas questões de forma gratuita. Pode sempre consultar as respostas de uma só pergunta ou todas as respostas de um só cliente. Para além disso, pode escolher se pretende obter questões extensas ou mais curtas.

👉Typeform

A aplicação typeform é extremamente fácil de utilizar e compreender e uma boa aliada para a criação dos seus questionários de satisfação. Possui um plano gratuito que inclui variados templates e um número ilimitado de questões e respostas.

👉SurveyMonkey

A SurveyMonkey é a aplicação mais conhecida e utilizada por milhões de empresas em todo o mundo. Nesta plataforma consegue escolher se quer uma pergunta de escolha múltipla, escala ou comentário. Para além de todas as funcionalidades, avalia os resultados e permite comparar os seus aos de empresas semelhantes.

👉Verint ForeSee

Este software analisa a experiência dos seus clientes de forma automática e contínua. De forma a garantir resultados, e tendo por base as análises, envia-lhe textos com informações que filtra como importantes, alertas e testemunhos de produtos. É uma forma inovadora de obter o testemunho dos seus clientes e fazer um benchmarking à competição.