Trabalhos de grupo. E agora?

Trabalhos de Grupo. E agora?

Trabalhar em grupo pode ser desafiante, principalmente nesta fase de isolamento social, onde nos vemos impossibilitados de nos encontrarmos presencialmente. Gerir as várias personalidades de todos os elementos é essencial para um bom desempenho. Assim, deixamos-te aqui algumas dicas que te permitem tirar o melhor proveito de um trabalho em grupo.

 

👉Define um Objetivo Claro 🎯

É importante que todos os membros trabalhem com um objetivo em comum, seja ele a obtenção de determinada classificação ou de uma dada competência. Desta forma, será mais fácil manter a motivação de todos os elementos ao longo do trabalho. 

 

👉Elege Cargos 👩‍💼

Neste contexto, é comum não existirem cargos específicos, contudo a eleição de um líder e de um secretário pode ser uma mais valia. Definir funções a desempenhar por um dado elemento permite uma melhor organização do grupo. 

O líder, assumindo o papel de representante do grupo, é também responsável por preparar e dirigir as reuniões e por delegar tarefas. Lembrando que esta posição não se deve centrar numa postura ditadora, mas antes numa postura imparcial e pragmática. O secretário é o responsável pelas tarefas de comunicação escritas no grupo.

Assumindo uma rotatividade de cargos semanal, período ajustável à duração do projeto, todos os membros terão a oportunidade de adotar uma postura mais ativa, promovendo uma maior delegação do trabalho e, consequentemente, evitando uma das grandes problemáticas do trabalho em grupo: a maior parte do exercício ser executada por apenas uma fração do grupo. 

 

👉Organiza as reuniões previamente 📑

Certamente já te aconteceu sentires que podias tirar mais proveito de uma reunião e que esta não foi gerida da melhor maneira. Para evitar que uma reunião de uma hora se estenda pelo dobro do tempo, o vosso tempo juntos deve ser planeado previamente.

Elabora uma lista realista dos tópicos a discutir na próxima reunião e da duração estipulada para a discussão de cada um, deixando sempre um espaço de tempo livre destinado para debater outros pontos para além dos listados. Certifica-te de divulgar a lista com todos os membros, no mínimo, 24 horas antes (esta tarefa pode ficar ao encargo do líder).

 

👉Organiza a partilha de ideias ✌️

Utiliza brainstormings! É uma ótima forma de gerar um grande número de ideias sobre um determinado assunto com base na criatividade e na estimulação mútua. 

Contudo, cria regras para a partilha dessas ideias. Damos-te a conhecer a “Regra dos Dedos” excelente quer para reuniões presenciais, quer para videochamadas, uma vez que é um método eficaz e prático de introduzir informação num diálogo. Levanta 1 dedo para introduzir um novo tópico, 2 dedos para acrescentar uma informação ao assunto já em discussão e 3 dedos para uma informação técnica, por exemplo, idas à casa de banho ou problemas de áudio. Quanto maior o número de dedos levantados, maior a pertinência do assunto e maior a brevidade dada ao membro para falar.

 

👉Usa apps para a gestão do trabalho 📈

Hoje em dia existem muitas ferramentas online que te permitem organizar um projeto de uma forma extremamente visual e que te dão a facilidade de avaliar o desenvolvimento do trabalho em tempo real. Deixamos-te aqui algumas sugestões.

       🔸Slack

       🔸Trello

       🔸Pipefy