Não deixes que o stress tome conta de ti

A ansiedade é muito comum nesta situação de isolamento social e de incerteza que vivemos. Nestes tempos atípicos é importante que encares o stress e o nervosismo como emoções perfeitamente válidas. Simultaneamente, deves procurar encontrar no teu dia a dia formas de diminuir o stress. Deixamos-te algumas dicas

 

👉 Higieniza a tua mente 🧠

 

Em situações de grande nervosismo procura aperceber-te dos teus pensamentos negativos e substituí-los por pensamentos positivos. Para isso, foca-te numa mantra, que nada mais é do que uma frase que repetes para ti mesmo, ou até numa memória que te acalme. 

 

Meditação é uma outra forma de silenciar os pensamentos que às vezes parecem bombardear a nossa mente. Só precisas de encontrar um sítio onde possas estar sozinho, fechar os olhos e concentrar-te no movimento de inspiração e de expiração. Se pensamentos surgirem, simplesmente volta a dirigir o foco para a respiração. 

 

Faz exercício. Um corpo saudável equivale a uma mente saudável. Além de te sentires bem porque alcançaste um objetivo ao praticar o teu exercício diário, estudos comprovam que movimentar o corpo traz benefícios para a saúde do nosso cérebro pela libertação de hormonas associadas ao bem-estar. 

 

Escreve o que estás a pensar e a sentir. Quando falar com alguém não nos parece uma possibilidade, o papel pode ser uma excelente forma de libertar frustração. Ler o que escrevemos ajuda-nos a ter uma outra perspetiva sobre assuntos que antes nos podiam parecer tão complexos.

 

Avalia a situação com calma: não subestimes as tuas capacidades e nunca assumas o pior, desta forma só te estás a impedir de alcançar um trabalho bem sucedido.

 

👉 Organiza as tuas coisas 🗄

 

Seja a tua agenda, o teu armário ou os teus resumos. Organizar o ambiente que te envolve ajudar-te-á a manter a mente limpa e distante de pensamentos negativos.

 

Viver num contexto repleto de desorganização impede-te de pensar com clareza e aumenta a ansiedade. Para além disso, ao manteres o teu espaço e as tuas coisas organizadas, asseguras uma poupança de tempo em busca de algo, o que fará com que te sintas numa situação de controlo. 

 

👉 Informa-te em fontes credíveis 📊

 

Com o COVID-19 surgiu muita desinformação, que pode criar sentimentos de ansiedade e levar a atitudes que não contribuem para o combate do vírus.

 

Não confies nos áudios reencaminhados no WhatsApp, informa-te em fontes oficiais, em constante atualização e que sejam confiáveis, como a DGS, a WHO e a CDC. Desta forma terás dados seguros que não se focam em aumentar o pânico.

 

👉 Cuida de ti 🍃

 

Dorme as horas necessárias, pratica exercício físico e alimenta-te corretamente. É importante que cuides de ti a nível físico para assegurares também o teu bem-estar mental.

Não tenhas medo de dizer “não” a tarefas desnecessárias que possam despertar em ti sentimentos negativos e procura dedicar pelo menos uma parte do teu dia a fazer algo que te traz felicidade.