Como aumentar a saúde mental e física

saúde mental e física

É muito importante cuidarmos da nossa saúde mental e física. Assim, apresentamos-te uma lista de 4 dicas que consideramos pertinentes para que possas manter o teu corpo e a tua mente sãos.

1 — Dorme entre 6 a 8 horas: 

A falta de sono potencia o aumento de stress. Tenta ir dormir sempre à mesma hora e ter uma rotina antes de dormir.

2 — Faz exercício físico regularmente, cerca de 3 vezes por semana: 

O exercício físico promove a segregação da serotonina e endorfina relacionadas com a sensação de bem-estar. O desporto é uma poderosa ferramenta de concentração.

3 — Mantém contacto com amigos e familiares: 

O contacto social está associado com a oxitocina, neuropeptídio que produz uma sensação de bem-estar. O apoio social é um fator de proteção em distúrbios psicológicos e uma grande ajuda. Além disso, está associado a um envelhecimento mais favorável. Assim, tenta manter um contato regular com os teus amigos e familiares.

4 — Potencia momentos de relaxamento na tua rotina diária: 

Tenta relaxar, por exemplo, através da meditação, escrita, música, ou outra atividade lúdica. Assim, reduzes os efeitos prejudiciais do stresse, reduzes a tensão muscular, melhoras os sintomas psicossomáticos e melhoras o autocontrolo.

 

Não te esqueças: Corpo são = Mente sã.