Assegura a qualidade dos teus projetos

Os projetos fazem parte do nosso dia a dia. Um projeto pode ser um trabalho para a universidade, um projeto associado à vida profissional e até mesmo à vida pessoal. Em todo o caso é preciso parar e planear, para que quando seja preciso colocar mãos à obra, as tarefas sejam claras e objetivas, diminuindo a probabilidade de falhas. 

Em todos os projetos existe um antes, um durante e um após. Nenhuma destas fases é mais importante que as outras, todas elas merecem atenção e cuidado na sua realização para que a qualidade seja assegurada. Para ser mais percetível, enumero aquilo que é expectável ser realizado em cada uma das fases. 

 

1—Preparação 

Antes de iniciar o projeto e a sua execução é essencial realizar um plano. O plano deve estabelecer prazos para as diversas etapas de modo a garantir que todas as tarefas do projeto são realizadas a tempo e com tempo. O plano deve ser realista e ser elaborado por toda a equipa para que todos saibam os prazos que têm de cumprir. No plano devem existir folgas para o caso de alguma tarefa atrasar mais do que era previsível e para que esse mesmo atraso não comprometa todo o projeto. Para além disso, devem ser discriminadas todas as tarefas e ao longo do processo de preparação, devem ser feitos vários pontos de situação para assegurar o cumprimento de prazos e para garantir que o projeto não vai ser comprometido por falhas da equipa.  

 

2—Execução

A execução do projeto deve ser cuidada e ter atenção aos pormenores para assegurar que tudo corre na perfeição. Quer o projeto seja um serviço para um cliente externo ou a organização de um evento para a comunidade académica, é preciso ter em mente a satisfação de quem vai usufruir do mesmo. A minha sugestão é que façam uma lista dos pontos fulcrais para garantir que nenhum pormenor é esquecido. Na data de entrega do serviço ou da realização do evento, pressupõe-se que as tarefas estão todas realizadas e que apenas é preciso existir preocupação com aquilo que apenas pode ser feito no próprio dia. 

 

3—Feedback

No fim, sempre que possível, deve ser enviado um questionário de satisfação ao cliente ou aos estudantes, para que seja possível avaliar o projeto da perspetiva de quem o usufruiu. Para além disso, deve ser feita uma reflexão, pela equipa, sobre aquilo que correu bem e aquilo que correu menos bem. Esta reflexão ajuda-nos a crescer e a melhorar os projetos futuros. Deste modo e de forma a garantir que nenhuma informação é perdida, deve ser sempre feito um relatório de serviço ou projeto para que as equipas futuras consigam melhorar os pontos menos positivos.