3 dicas para aumentares os teus níveis de produtividade

3 dicas para aumentares os teus níveis de produtividade

Segundo a PORDATA, Portugal foi, em 2017, o 16.º país mais produtivo de um universo de 28 países. Os portugueses criam 21,8€ de riqueza por cada hora de trabalho.

A seguinte premissa – “recorrer à menor quantidade de recursos para entregar a maior quantidade possível de produtos, sem nunca descurar o nível de qualidade do empregador” – é a base da produtividade no trabalho. Assim, deixamos-te três dicas de como podes aumentar os teus níveis de produtividade, seja no trabalho ou nos estudos.

1 — Aprender a dizer não

Aceitar todas as tarefas irá deixar-te sobrecarregado. Na verdade, sentirás que a tua rotina será interrompida com tanto trabalho. Provavelmente ficarás stressado e o stress é o pior amigo da produtividade.

2 —Procura a excelência

Dá sempre o teu melhor, mas não faças disso uma obsessão. Os recursos que utilizas sempre que tentas colocar a perfeição acima da excelência podem-te custar atrasos e diminuição da tua eficiência.

3 — Procura ser estratégico

Nem tudo o que é importante é urgente. A tarefa urgente é aquela que precisa de atenção imediata e está condicionada por prazos. Planeia. As tarefas importantes dependem disso.

A produtividade não se mede pelo número de horas que trabalhas, mas sim pela qualidade do teu trabalho.