Os Santos Populares vieram brincar com o Marketing

 

Mês de Junho é o mês dos Santos Populares. Em cada esquina, o convívio e a alegria são dois dos traços que caracterizam o ambiente sentido nas várias partes do país. Depois de dois anos sem festividades, devido à pandemia, as ruas enchem-se de novo. Porém, não só as sardinhas e o vinho são os reis da festa! As marcas aproveitam estas oportunidades para investir em publicidade apelativa, capaz de criar múltiplos sentimentos e influenciar o alcance do seu negócio para um maior número de consumidores. Daqui surge um novo conceito, conhecido por “Folkmarketing”, introduzido no Brasil, mas bem presente na cultura portuguesa, que será o alvo de abordagem neste artigo.

O que é o Folkmarketing?

O brasileiro Severino Alves de Lucena Filho, depois de um estudo para a sua pesquisa de doutoramento, inaugurou o termo de Folkmarketing, definido como sendo uma união entre “estratégias de comunicação organizacional e a forma elementar expressa pela cultura folkcomunicacional”. Por outras palavras, o Folkmarketing corresponde a uma tipologia de comunicação usada, de forma estratégica, por gestores responsáveis pelo marketing comunicacional em mercados regionais. Aqui, a técnica passa pela apropriação de expressões simbólicas populares, por parte das marcas, em prol de maiores resultados institucionais e de mercado. Recorrendo ao Folkmarketing, as empresas procuram promover os interesses da região onde estão localizadas, usando manifestações e elementos culturais populares característicos, como estratégia comunicativa.

Mesmo tendo sido originada no Brasil, este método gerador de publicidade é muito utilizado na cultura portuguesa, principalmente na altura dos Santos Populares, onde várias empresas portuguesas estabelecem uma ligação de maior proximidade com o seu público-alvo, transmitindo a mensagem que querem receber. 

Em seguida, apresentamos exemplos de marcas portuguesas que recorreram ao Folkmarketing, bem como algumas dicas a serem tidas em consideração, para que a publicidade da sua empresa possa resultar, de forma positiva, nesta altura festiva.

Três campanhas publicitárias dos Santos Populares, em 2022

  • Betclic

Juntamente com José Malhoa e um reinterpretação da música “Aperta com ela”, o website de apostas desportivas e jogos de casino online, Betclic, vem fazer publicidade a uma nova slot machine dedicada aos Santos Populares. Em conformidade com os valores das festividades, a Country Manager da Betclic refere que a empresa pretende presentear aos seus clientes um maior entretenimento e aproximá-los da cultura portuguesa, prometendo-lhes dar “tudo a que têm direito”.

  • Paladin

A marca de temperos, umas das patrocinadoras oficiais das festas de Santo António, em Lisboa, regressa às ruas da capital com o mote “Um regresso à Grande e à Portuguesa”, prometendo várias surpresas. Também a banda “Tudo ao molho”, originada pela marca, assegura a folia pelos vinte e cinco arraiais nos bairros mais emblemáticos da cidade. Além disso, a marca portuguesa criou um passatempo com o prémio de um jantar de Santo António, na noite do dia 12.

  • Sagres

Conhecida como a cerveja das festas populares de Lisboa, a marca Sagres volta às festividades da capital, com a frase emblemática “Mais bailaricos, menos cerimónias!”. Neste ano, a marca tenta reforçar a sua ligação com os habitantes da cidade, os foliões e aqueles que a visitam, nesta data tão marcante para a cidade. Além do apoio nas marchas de Santo António, a Sagres estará presente nos vários bailaricos e distribuirá pelas pessoas, a sua imagem de marca, as típicas perucas em forma de sardinha e manjerico.

Dicas para ter um bom alcance em publicidades sazonais 

  • Falar a língua do público-alvo

Tal como já explicado, a conexão com os consumidores é meio caminho para que a publicidade possa obter melhores resultados. Por isso, tente estabelecer uma sintonia com o tipo de público-alvo que mais engajamento dá à sua marca.

  • Criar presença nas redes sociais

Numa década marcada pelo grande desenvolvimento tecnológico, as marcas necessitam de estabelecer a sua personalidade digital, caso queiram acompanhar as tendências atuais. Por via desta estratégia, procure interagir com a sua audiência, criando uma sensação de entusiasmo nas pessoas e procurando a sua atenção.

  • Acompanhar as atualidades

Para obter um maior engajamento, as empresas necessitam de se manterem dentro das tendências e aproveitar ocasiões sazonais para se tornarem mais apelativas. Desta forma, datas como os Santos Populares são uma boa altura para que as marcas invistam em publicidades, de acordo com a entidade da festividade. 

Em suma, o Folkmarketing, que pode ser considerado como um vínculo do marketing de oportunidade, é uma estratégia importante para que marcas, possam atingir um maior engajamento e detenham uma maior procura. O facto de serem marcas patrocinadoras também é um fator que lhes atribui maior reconhecimento e credibilidade, por isso, os responsáveis pela comunicação e marca da empresa devem apostar em publicidades distintas e impactantes.

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