Young Minho Enterprise

Mudar o mundo, em conjunto com responsabilidade social e as JEs

Uma júnior empresa é essencialmente focada no desenvolvimento das competências dos jovens que serão em breve os profissionais a atuar no mercado de trabalho. É, portanto, um veículo de preparação para o nosso futuro e, ao pensar nesse futuro, cada JE deve trabalhar todos os dias para garantir que vemos nele a qualidade de vida necessária para levar uma vida agradável, com saúde e com oportunidades justas para todos.

Naturalmente, a sustentabilidade empresarial está cada vez mais presente nas estratégias de uma empresa, nem sempre da maneira mais correta, sendo que quando a responsabilidade social corporativa passa apenas por uma estratégia de marketing, os valores dessa organização devem ser seriamente questionáveis. Uma júnior empresa tem a responsabilidade acrescida de que está a moldar jovens que serão os líderes do futuro, e ao incutir esta preocupação ambiental e social desde cedo e durante o seu desenvolvimento, tornará muito mais orgânica a sua consciência para estes temas no futuro. 

É de notar que uma júnior empresa pode ter um impacto tão significativo quanto se propuser, uma vez que existem 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e, dentro de cada um deles, há uma série de práticas que se podem adotar tanto enquanto Júnior Empresa, como enquanto cidadão individual. Cabe então a cada direção desenvolver uma estratégia e consciencializar os seus membros para que todos os dias façam escolhas um pouco melhores do que no passado. 

Enquanto Diretora Executiva Externa da YME, caiu sobre a minha supervisão a área de Responsabilidade Social Corporativa e confesso que inicialmente foi um desafio perceber todas as vertentes e possibilidades dentro desta temática. É ainda todos os dias um desafio, mas é extremamente gratificante aprender mais sobre este mundo e sentir que estou a contribuir positivamente para a nossa sociedade em conjunto com toda a equipa e estrutura da YME.

Resta-me referir que este tema é ainda recente na nossa casa, mas está cada vez mais presente e estamos a tentar desenvolver a nossa estratégia de responsabilidade social, enquanto que também nos desenvolvemos a nós próprios, com o objetivo de tornar o mundo num sítio melhor, uma pequena atitude de cada vez. Vamos mudar o mundo juntos?