Websites – Como Podem Influenciar o seu Negócio

Uma grande parte dos consumidores já procurou informações a respeito de produtos, serviços e até mesmo sobre empresas na Internet antes de tomar alguma decisão importante, seja ela comprar um produto ou fechar um negócio. Os negócios que não possuem uma identidade digital podem sair prejudicados, perdendo a oportunidade de lucrar por causa disso.

Saber o que significa website e como este funciona é importante para qualquer pessoa que deseja ser bem-sucedida no mercado. Um website é a espinha dorsal de um negócio e a base de toda a estratégia de marketing digital.

No artigo desta semana, irá ser abordada não só a importância de ter um website, como também vários tipos que podem ser úteis num negócio.

O que é um website?

Um website é, no fundo, um espaço online com uma ou várias páginas onde se pode agrupar um conjunto de informações sobre uma pessoa, serviços, produtos, notícias e outros. É comumente chamado de site, apenas.

Os websites são programados e controlados através de um código chamado de HTML (Hypertext Markup Language). De uma forma simples, HTML é uma linguagem que os navegadores da web entendem, interpretam e convertem a fim de exibir as informações desejadas. Os arquivos HTML podem ser carregados num servidor da web, para que qualquer computador conectado à Internet com um navegador da web possa localizá-los.

Em adição, é necessário ter em atenção o domínio, um conjunto de caracteres que serve para localizar e identificar a empresa ou negócio em questão na Internet. O domínio é composto por um nome seguido de uma extensão. Por exemplo, no caso do site yme.pt, “yme” é o nome e a extensão utilizada é a “.pt”. Para poder obter um domínio é necessário registá-lo. Geralmente, os domínios de extensões pagas são os mais utilizados. Todavia, poderá, também, registar o seu domínio através de extensões gratuitas.

Os diferentes tipos de website

As pessoas e empresas criam websites por várias razões: vender produtos e serviços, partilhar informações, ganhar conhecimento ou por pura diversão. No mundo empresarial, o principal objetivo da criação de websites é fazer com que a empresa seja encontrada sempre que o cliente pesquise por aquilo que ela oferece. Através de um conjunto de estratégias de marketing digital, os sites podem ser encontrados com mais facilidade pelas pessoas certas e na hora certa, quer de forma paga (Google Ads) ou orgânica (SEO). Neste sentido, existem vários tipos de websites:

  • Landing Page: Originalmente, o termo landing page define todas as páginas que um utilizador acessa para entrar num website. No contexto de marketing digital, uma landing page pode cumprir diferentes objetivos dentro de uma estratégia, mas o principal é gerar leads – potenciais clientes, pessoas que têm contacto com a sua marca e com os seus produtos e serviços e que podem vir a ter interesse na compra, tornando-se clientes reais. Enquanto “página de destino”, a landing page leva o utilizador à ação desejada com o objetivo de que os visitantes não sejam apenas visitantes, mas clientes, leads ou oportunidades. No fundo, uma landing page permite a otimização de processos e estabelecimento de confiança e empatia.
  • Website informativo: É criado com o propósito de exibir um conteúdo exclusivo que geralmente está relacionado com uma categoria específica. Este não serve para vender o produto de maneira direta, mas sim para enaltecer a marca no mundo digital de maneira clara e dinâmica, bem como marcar a presença da mesma no mundo digital. Além disso, ele deve ser um site muito mais simples, objetivo e funcional. Desta forma não deve apresentar nenhum conteúdo em excesso, pois poderá poluir a página.
  • Blog: É a área do website informativo que as empresas utilizam para escrever sobre produtos, serviços, dicas e novidades relacionadas com os seus negócios. Estes desempenham um papel fulcral no marketingonline. Embora as empresas utilizem outras redes sociais, estas plataformas não substituem os blogs e, na realidade, costumam direcionar o seu público-alvo para blogs com conteúdo mais extenso. Neste tipo de website, pode-se ainda escrever e publicar conteúdos mais longos que nas outras plataformas não resultaria.
  • Website e-commerce: É um qualquer site criado com a intenção de vender produtos ou serviços online. Aqui, a experiência do cliente é a questão central, uma vez que a finalidade é gerar interesse em adquirir o produto. Os sites mais limpos, cuja finalidade é comprar, costumam ser vantajosos em relação aos restantes. No entanto, para que funcione é necessário desenvolver um site responsivo que esteja em constante atualização, com os produtos dispostos para venda, assim como o respetivo preço. Para saber mais sobre este tópico, aceda ao nosso artigo Websites de E-Commerce e a moeda do expansionismo.

Em suma, o website desempenha funções importantes na relação empresa-público alvo. Além de estabelecer a identidade da marca e as expectativas do consumidor, também o informa e educa. O maior desafio quando se utiliza um website é conseguir que este se sobressaia no meio de tantos outros com conteúdos similares, bem como escolher como trabalhar nele de modo a captar a atenção do segmento-alvo. A partir do momento em que se encontra o ponto perfeito para o website, caminha-se para um maior alcance de consumidores!

A Young Minho Enterprise presta serviços de criação de websites.

Ainda não está convencido? Visite o nosso portfólio ou algumas páginas que temos em mãos, como a TecniBuild e BabeliUM.