O Alinhamento entre o Marketing e Sustentabilidade

A Sustentabilidade é um tema que tem, cada vez mais, chamado à atenção da sociedade, tornando-se o foco de várias empresas e organizações. Num mundo onde o desenvolvimento tecnológico facilitou imenso o acesso à informação, assistimos ao crescimento da importância do tema da Sustentabilidade em diversas áreas, inclusive na área do Marketing e da Comunicação. Com cada vez mais consumidores a procurar produtos provenientes de fontes éticas e ecológicas, torna-se imperativo a adaptação a esta realidade e o alargamento dos produtos a este segmento de mercado. Neste sentido, as exigências do cliente atual prendem-se com a situação do planeta e do futuro do meio ambiente, as quais devem ser correspondidas.

Assim, no artigo desta semana, irá ser abordada a relação entre o Marketing e a Sustentabilidade e como a responsabilidade social é um fator importante no crescimento de uma empresa e no alinhamento dos seus valores, tanto a nível interno como ao nível do consumidor.

Marketing Sustentável – Conceito

O marketing sustentável atua diretamente na criação e na produção de um produto. Para tal, entram fatores como a responsabilidade social, a proteção ambiental e a segurança dos colaboradores, que devem ser muito bem estudados. Em adição, no processo de produção, deve integrar-se, por exemplo, o controlo da poluição, a reutilização dos resíduos e a reciclagem.

Desafios

Os principais desafios na mudança da criação de um marketing ecológico prendem-se com os custos elevados ligados à implementação de processos mais verdes. Para estreitar os laços com o consumidor, é necessário começar com objetivos realistas e mensuráveis, de acordo com o orçamento da empresa.

As práticas devem ser incentivadas pelo gestor, de modo a influenciar a equipa e, consequentemente, os processos internos da empresa. É, assim, necessário dar prioridade à sustentabilidade como parte integrante dos valores e propósito da organização para poder criar engajamento interno, podendo este ser visto como uma estratégia de negócio.

Em adição, é importante manter a transparência e a verdade aos olhos do consumidor nas ações de marketing que pretendem causar impacto e criar mudanças. O cliente está cada vez mais bem informado e consegue entender bem os meios utilizados, reconhecendo quando a empresa está a agir por interesse ou por ter valores com os quais se identifica.

Ações

É extremamente importante preparar um plano antes de agir no âmbito da sustentabilidade. Primeiro, é preciso considerar o custo do produto e o custo da ação da sustentabilidade, bem como a margem de lucro. A partir daqui, pode-se começar a implementar mudanças mais ecológicas – como dar preferência a embalagens recicláveis e a matérias-primas provenientes de fontes eticamente responsáveis. É também fundamental equilibrar a qualidade, o desempenho, o preço e a conveniência dos consumidores de modo a criar o menor impacto possível.

Neste sentido, é imperativo que a comunicação esteja alinhada com a ação e que valores da empresa vão ao encontro do produto que se quer vender. Para tal, uma estratégia pode ser considerada green quando, entre outros fatores, a empresa investe em reciclagem e reutilização de materiais; consegue economizar água na produção; elimina/substitui produtos poluentes por outros que sejam menos poluentes; elimina os testes em animais; e pensa em formas de aumentar a durabilidade do produto.

É pertinente também estar presente em questões sociais e procurar participar em eventos ou nas redes sociais sobre este tema. Quando o consumidor confia na empresa, esta ganha credibilidade e diferencia-se da sua concorrência para este segmento do mercado.

A partir daqui, podemos observar as mudanças no consumidor. Em primeiro lugar, o facto de as marcas assumirem esta responsabilidade como agente de mudança faz com que muitos consumidores procurem informar-se sobre o assunto e, consequentemente, contribuem para uma sociedade mais verde e mais sustentável. Em segundo lugar, as empresas podem lucrar em vendas, uma vez que o cliente estará mais disposto a pagar um preço mais elevado por produtos ou serviços que incluem este aspeto ecológico e amigo do ambiente. Para o consumidor, o benefício do meio ambiente pode ser, para alguns consumidores, superior ao custo, pois é criado o sentimento de que se está a contribuir positivamente para a solução de um problema. Este tipo de práticas torna-se também ótimo para gerar fidelização à empresa.

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