O processo de comunicação de Marketing e emparelhamento de clientes

 

O processo de comunicação é um ponto importante da constituição de qualquer processo de Marketing e implica a transmissão de uma mensagem entre o emissor e o recetor, de forma a concretizar algum tipo de resposta. À semelhança do defendido no artigo “O vínculo como íman da vida!”https://yme.pt/archives/8165/engagement-marketing-a-hora-da-conexao-chegou, para que se consiga manter uma comunidade interessada e vinculada à marca, existe uma necessidade de fomentar linhas específicas de comunicação, bem como determinadas estratégias, que poderão ser o efeito diferenciador, nos resultados finais da empresa. Desta forma, estabelece-se oito elementos fundamentais para orientar uma comunicação suficientemente eficaz.

Os oito elementos fundamentais no processo de comunicação de Marketing

1. Remetente

A clareza de discurso, bem como o seu motivo e a confiança que demonstra, são pontos fulcrais que o remetente deve ter em conta, para que o diálogo seja definitivamente limpo e convincente. 

2. Codificação 

O parâmetro  da codificação incide sobre a transferência de informações do remetente, com vista na construção da mensagem a ser enviada. O sucesso da codificação depende da clareza e simplicidade da mensagem. Além disso, conhecer o público é um fator influenciador da codificação. A verdade é que as mensagens podem ser mal interpretadas, dependendo do público que as recebe.

3. Mensagem 

A mensagem é, portanto, o conjunto de informações, devidamente codificadas pelo recetor, que se pretende transmitir. Aqui, surge a necessidade de explorar o conteúdo do nosso diálogo, de uma forma convincente e descomplexada, e tudo aquilo que se pretende transmitir ao recetor, principalmente.

4. Canal de envio da mensagem

As mensagens são, frequentemente, enviadas tanto por canais verbais e escritos, tais como reuniões e folhetos, respetivamente, como por via dos media. Os diferentes canais pelos quais a mensagem se dissemina têm impactos mais ou menos fortes.

5. Descodificação

A descodificação incide, sobretudo, na reserva de um determinado tempo para a leitura da mensagem, analisando-a de uma forma cautelosa e entusiasmada. Contudo, da mesma forma que na codificação possam surgir alguns erros de entendimento, também na descodificação podem manifestar-se problemas, principalmente caso o recetor não tenha um conhecimento suficiente sobre o assunto da mensagem.

6. Recetor

O recetor é o membro individual para o qual a mensagem é entregue. Na verdade, o remetente já deve ter consciência da reação que poderá obter aquando o envio, bem antes de se efetuar essa operação, uma vez que, analisando o comportamento e respostas gerais do público, poderá prever as reações à sua mensagem. 

7. Feedback

Por via do feedback, o remetente pode analisar as reações gerais à sua mensagem, por parte do público. O feedback tem uma importância acrescida, uma vez que é a única forma que o remetente tem de receber determinada confiança do público e poder encaminhar as suas futuras mensagens.

8. Contexto

O contexto representa a condição que acolhe a mensagem, podendo incluir o ambiente ao seu redor ou, até mesmo, a cultura implícita.

Impacto do processo de comunicação de Marketing no Engagement Marketing

Ao estabelecer uma mensagem limpa e convincente, o remetente poderá ter diversas vantagens, no que diz respeito à forma como pode estabelecer uma relação com o seu público-alvo, bem como atingir o  sucesso da sua marca. Desta forma, ao estabelecer uma estratégia de conexão, o remetente poderá vincular-se com o recetor, fazendo-o responder à mensagem da marca, a comentá-la com outro tipo de público e a reforçar a sua permanência no mercado. Além disso, a promoção das assinaturas ou a interação no seu website poderá ser um alavanca para impulsionar o seu negócio e alcançar novos objetivos e metas.

Em síntese, o processo de comunicação comporta-se como uma ferramenta, pela qual as empresas se podem reger, em prol da disseminação de uma boa mensagem. Este diálogo deve ser suficientemente cativante e simples, para que a marca consiga obter a atenção do seu público e criar determinadas reações nos mesmos. Ademais, estes oito elementos procedem de uma forma relevante para direcionar a mensagem da marca e da forma como a mesma é interpretada pelo público.

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