Engagement Marketing: a hora da conexão chegou.

 

O que é o Engagement Marketing?

Engagement Marketing, também conhecido por Marketing Experiencial, corresponde à forma como os consumidores se conectam com a marca, em forma de reações e compartilhamentos. Esta tipologia de Marketing visa incentivar as pessoas a fomentar a evolução da marca, no que toca ao envolvimento com o cliente, de forma a que este assuma um papel de agente de Engagement Marketing

O Marketing Experiencial distingue-se das estratégias tradicionais de marketing e do marketing direto, uma vez que os clientes têm a capacidade de escolher quais mensagens querem receber e em que canais. O Engagement Marketing inicia-se, portanto, a partir do momento em que o consumidor reage à marca e desencadeia um diálogo – por exemplo, quando pede mais informações sobre o produto proporcionado pelo negócio em questão.

Sequência de Engagement Marketing

O vínculo do cliente compõe uma filosofia de comunicação de marketing da marca e de relação com o consumidor. Nesta conexão, estabelecem-se maiores níveis de colaboração, tanto na fase de pré-venda, como na de pós-venda. Por este motivo, cria-se uma sequência de Marketing Experiencial, que pode ser aplicada em qualquer uma das fases de comunicação de marketing da marca:

1. Conectar

Conectar-se com o consumidor, de modo imediato, para criar reações,  bem como estabelecer uma empatia entre a sua situação e a marca.

2. Informar

Informar o cliente para promover um novo produto ou uma característica da marca, distinta da dos concorrentes. Se for bem sucedido, a informação pode dar destaque ao produto ou serviço.

3. Entreter  

Do mesmo modo que nos Pilares do Buzz Marketing, que pode explorar no artigo “O estratega é o altifalante do negócio”, o entretenimento serve para criar uma maior conexão com o consumidor, por via de situações sociais humorísticas, horríveis ou sedutoras, fortalecendo narrativas culturais mais profundas e estabelecendo um insight secreto ou irônico.

4. Compartilhar 

O compartilhamento promove uma ação do consumidor, incentivando-o a encaminhar um link ou mensagens  para conhecidos. Assim, um item compartilhado acaba por aumentar o reconhecimento e reputação da marca.

Vantagens do Engagement Marketing 

Tal como referido anteriormente, o Marketing Experiencial serve para criar uma conexão entre a marca e o seu consumidor. Por sinal, a aplicação de uma boa estratégia de Engagement Marketing, a longo prazo, resulta num aumento de vendas, havendo, porém, a necessidade de determinar vantagens mais imediatas:

1. Aumentar a autoridade da marca

Dando enfoque na conexão dos consumidores e, por isso, num aumento do volume de tráfego, esta vantagem surge do aparecimento de um mecanismo que fomenta a autoridade do seu produto. Este aumento de notoriedade eleva a sua posição no Ranking competitivo e, por este motivo, é tão importante vincular a sua marca a redes sociais, com vista à promoção deste objetivo.

2. Gerar conhecimento sobre a persona 

A partir de uma Buyer Persona (para saber mais acerca deste conceito, pode consultar o artigo Clientes, Clientes, Negócios à parte), uma marca consegue conceber as preferências do seu público-alvo e elaborar estratégias de comunicação e marketing, por via das opções deste perfil semi-fictício. A conexão do consumidor com um tipo de publicações, em detrimento de outras, pode demonstrar o tipo de conteúdo a que este mais se prende. Como resultado, a marca obtém, desta forma, mais informações sobre os interesses dos seus consumidores.

3. Permite o desenvolvimento da estratégia

Em virtude da vantagem anterior, quanto mais conhecer as preferências da sua Persona, mais fácil será conseguir otimizar a estratégia do negócio. Sabendo os interesses do cliente, as campanhas de marketing poderão ser mais eficazes.

4. Aumenta o alcance do negócio, de forma orgânica

Se as campanhas de marketing conseguirem obter resultados favoráveis, o alcance e a relevância dos canais da marca irão expandir de forma orgânica, sem grande investimento, como muitas pessoas acreditam que acontece.

Em suma, a verdade é que os consumidores atuais são os mais informados de toda a história e as marcas precisam de obter a sua atenção para serem bem sucedidas. Os clientes são indiferentes a marcas indiferentes a eles e, tal como defende Seth Godin, fundador da Yoyodyne, empresa de marketing online, o “Marketing não é mais sobre as coisas que faz, mas sobre as histórias que conta”.

A Young Minho Enterprise presta serviços de criação de websites.

Ainda não está convencido? Visite o nosso portfólio ou algumas páginas que temos em mãos, como a TecniBuild e BabeliUM.