Como aplicar o Marketing Mix na sua estratégia de marketing?

 

No artigo da semana passada, teve a oportunidade de compreender o que é o Marketing Mix e qual a sua importância na base de um bom plano de marketing. Utilizando este conhecimento como ponto de partida, poderão consolidar-se os conceitos e construir uma estratégia eficaz! A partir daqui, e já com os pilares definidos, o marketeer poderá começar a trabalhar nela. No artigo desta semana, referimos como poderá aplicar os 4 P’s de modo a obter vantagem significativa e reforçar o seu plano de marketing.

Como aplicar o Marketing Mix na sua estratégia?

Para construir um plano de marketing baseado no Marketing Mix, deverá seguir as seguintes etapas:

1.Definir o seu público-alvo

Primeiro, deve segmentar o mercado e selecionar o seu público-alvo, já que é nele que  a estratégia e o plano de marketing se devem concentrar. No entanto, nesta etapa, a segmentação não deve ser aleatória ou baseada em suposições. Assim, deve-se investir em pesquisa de mercado, perfis e comportamentos do público. A partir destes, pode começar-se a segmentação do mercado em grupos que possuam características em comum (geográficas, demográficas, psicográficas e comportamentais) e definir com que segmento(s) se pretende trabalhar. Desta forma, é também possível identificar as necessidades que o produto é capaz de atender no segmento-alvo. Uma das estratégias utilizadas nesta etapa é a criação de uma persona que possui as caraterísticas que se procuram num consumidor e construir a estratégia em volta dela. Pode aprender mais sobre este tema no nosso artigo “Buyer Persona – Conheça o seu Cliente”.

2. Definir a sua estratégia competitiva

A estratégia competitiva define como a empresa vai enfrentar o mercado e determina as escolhas no plano de marketing. Segundo as estratégias de Michael Porter (professor da Harvard Business School), uma empresa deve adotar uma das seguintes estratégias:

  • Liderança em Custo: reduzir custos de produção e distribuição, oferecendo produtos de qualidade aceitável a preços mais reduzidos para obter maior rentabilidade;
  • Diferenciação: visa atingir um desempenho e qualidade superior numa área de importância elevada para o consumidor, procurando aumentar a perceção de valor e praticar preços mais elevados;
  • Foco: procura abordar segmentos menores do mercado, focando nas suas necessidades específicas e alcançar a liderança em custos ou a diferenciação num mercado específico.


3. Definir o posicionamento de mercado: 

Este deve ser pensado para o segmento-alvo, de acordo com a estratégia competitiva e procurando desenvolver a oferta da empresa. O principal objetivo é conquistar uma posição única na mente do consumidor. O posicionamento pode ser definido por vários fatores, como a qualidade, o preço, o benefício e a categoria do produto.

4. Definir as estratégias do Mix de Marketing

Com as bases prontas, podemos começar a definir as estratégias utilizadas para cada um dos 4 P’s, não esquecendo que devem ter como foco o segmento-alvo, e estar alinhadas com a estratégia competitiva e com o posicionamento de mercado. Deve, então, iniciar-se pelo produto, uma vez que é em torno deste P que todas as outras estratégias vão surgir. De seguida, deve ter-se em atenção que o preço deve estar de acordo com o custo-benefício, a promoção deverá destacar o ganho que o produto traz ao consumidor e que o placement deve distribuir, adequadamente, o produto no mercado.

A partir daqui, poderá criar o seu plano de marketing de sucesso e, acima de tudo, pô-lo em prática. Para isto, poderá criar um Plano de Marketing Operacional, que define metas, prazos e etapas e atribui funções de modo a conseguir consolidar a estratégia. Considere também o ambiente digital, uma vez que este coloca em evidência as estratégias de marketing das empresas. Este tem um impacto na vida do consumidor e, quando é bem compreendido, pode ser usado em benefício. Por exemplo, é muito comum utilizar-se a Internet para comparar preços entre diferentes lojas por ser mais fácil do que o fazer em lojas físicas. Assim, através do Marketing Mix, pode-se efetuar este estudo. 

Em suma, através do Marketing Mix, um estudo mais complexo e completo do produto e daquilo que o envolve poderá ser uma ótima forma de impulsionar a sua marca. A sua presença e posicionamento no mercado dependem do plano de marketing e do conhecimento das vantagens e desvantagens do produto que este estudo possibilita.

A Young Minho Enterprise presta serviços de criação de websites.

Ainda não está convencido? Visite o nosso portfólio ou algumas páginas que temos em mãos, como a TecniBuild e BabeliUM.