Buzz Marketing: como atingir a atenção do público-alvo?

 

Buzz Marketing consiste numa das muitas estratégias de Marketing existentes, responsável pela apreensão da atenção do público-alvo, com o intuito de que o mesmo aborde a campanha ou o produto, no seu dia-a-dia, de forma totalmente intencional. Esta técnica recorre a estímulos mentais e emocionais, de forma a ser capaz de colocar o nome da marca na “boca do povo”, em prol de obtenção de respostas positivas, a curto, médio ou longo prazo. 

O Buzz Marketing que, de modo geral, é um método para gerar diálogo, é imprescindível para chegar, de uma forma cativante, à sua audiência e, acima de tudo, melhorar o negócio. Neste artigo, venha descobrir tudo sobre esta vertente estratégica de Marketing.

1. Pilares de Buzz Marketing

Por detrás de todo este método, existem uma série de pilares fundamentais, que sustentam o Buzz Marketing, e que foram implementados pelo publicitário Mark Hughes:

1.1. O tabu

Esta ferramenta é acionada no momento em que se aborda um conteúdo “proibido”, ou seja, quando debate assuntos que exigem, do público-alvo, algum tipo de tomada de posição e debate. Mas lembre-se, quebrar tabus é incompatível com inícios de polémicas ou ataques a minorias, uma vez que isso daria à marca, uma imagem contrária daquilo que procura.

1.2. O incomum

Este pilar procura o botão “fora da caixa”, que fuja completamente aos padrões habituais e que marque, positivamente, o negócio, por via da originalidade e de uma ideia revolucionária.

1.3. O extraordinário

O extraordinário parte de uma ideia fenomenal e prende-se em algo que será, obviamente, satisfatório para a audiência.

1.4.  O chocante

Esta ferramenta é a mais comum de toda a panóplia de pilares de Buzz Marketing, uma vez que é aquela que provoca mais comentários e, portanto, mais Buzz. Porém, da mesma forma que o tabu, é necessário ser-se cauteloso, porque os negócios devem pretender chocar o seu público, mas de forma positiva.  

1.5.  O hilariante

A chave para este método procura a atenção do consumidor, uma vez que se baseia em publicidade que impulsione sensações hilariantes na pessoa “do outro lado da tela”, cativando-o a interessar-se pela marca.

1.6.  O segredo

O último instrumento, o segredo, desperta no público-alvo, a curiosidade necessária para o impulsionar a investigar, até acontecer a sua revelação. Daí surge a necessidade de participação dos consumidores, como forma de manter o engajamento no produto.

2. Vantagens de Buzz Marketing para a sua marca

O principal objetivo da estratégia de Buzz Marketing é, como já referido, o aumento do engajamento e do alcance da marca. Porém, além de conseguir atingir este parâmetro, esta ferramenta mobiliza uma série de outros benefícios de aplicação, como é o caso de algumas das seguintes vantagens:

2.1.  Baixo custo

A espontaneidade deste método é o efeito fundamental gerado e, portanto, trata-se de um tipo de campanha de baixo investimento, uma vez que o propósito se prende com a promoção do produto, pelo próprio público-alvo.

2.2.  Aumento da autoridade da marca

Explorando a influência que a marca tem no mercado e na mente dos consumidores, o Buzz Marketing permite que o seu negócio estabeleça uma rede de credibilidade. Por isso, a partir do momento em que o seu público aprova a marca, automaticamente irá fornecer-lhe uma espécie de “selo de qualidade” de produto, que influenciará outros consumidores.

2.3.  Maior alcance do negócio

Comportando-se como “efeito dominó”, esta vantagem será previsível de ser concretizada, aumentando as vendas e os recursos da marca.

2.4.  Aparecimento de novas oportunidades de negócio

Quanto melhor resultar o Buzz Marketing numa empresa, mais propício será o aparecimento de novos investidores e novas oportunidades de negócio, portanto, mais lucratividade se gerará para a sua marca e maior engajamento em outras áreas desconhecidas se obterá.

Em jeito de conclusão, o Buzz Marketing é uma ótima estratégia para aquelas marcas que procuram conectar-se profundamente, com o seu público-alvo e, tal como citado por Mark Zuckerberg, criador e CEO do antigo “Facebook”, “Pessoas influenciam pessoas. Nada é mais influente do que uma recomendação de alguém de confiança. Essa fonte confiável pode influenciar uma pessoa mais do que qualquer tipo de mensagem em qualquer meio tradicional. Um influenciador é o Santo Graal da publicidade.

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