O alicerce do negócio e a missão que transmite passa pela marca. Na verdade, a marca é a primeira peça com a qual nos cruzamos! É indispensável admitir que se comporta como a face de todo o reconhecimento da entidade, o misto dos valores, mensagem e estratégia com a qual a vossa história se escolta, bem como a esfinge de todo o vosso reconhecimento. Em função disto, é ponderoso elaborar uma seleção pormenorizada, consciente e apelativa de uma série de elementos imprescindíveis, que serão a chave para o sucesso e estarão encarregues de mantê-la “na boca do povo”. Venham conhecê-las connosco:
O logótipo é a cara do projeto e é aquele pelo qual o cliente vai em busca. É todo o conjunto gráfico de mensagens que se quer transmitir aos clientes e que se comporta como a mística do negócio. Desta forma, é necessário ser icónico e memorável, além de transmitir originalidade, que possa ser facilmente análogo aos valores que a marca defende e que suscite emoções nos clientes. Sendo este o principal objetivo do logótipo, a sua construção passa pelo uso do nome da marca escrito em fonte forte, com ou sem elementos gráficos integrados. A identidade pode ainda bifurcar-se, recorrendo ao logo simples, com detalhes gráficos e imprensa apelativa da letra, mas também com a incorporação de um slogan, que deve ser embebido nas cores usadas pelo logótipo elementar.
O emprego da tipografia como elemento de identidade visual, simboliza, similarmente, a identidade da companhia, de uma forma mais assertiva. A marca deve, portanto, recorrer a uma coleção de, no máximo, duas ou três fontes (que pode analisar, com mais pormenor, no artigo Como criar a Identidade Visual). O uso de uma variedade indescritível de fontes, seria o primeiro passo para gerar desordem e reprovação. Portanto, convém, acima de tudo, optar por algo elegante, agradável e legível. A marca pode, ainda, recorrer, contudo, às Handwriting, caracterizadas pelo seu traço clássico e leve, comumente usadas pelas marcas publicitárias, e que transmitem uma mensagem mais criativa. Efetivamente, a propensão para a escolha de uma determinada tipografia deve ser intimamente ligada com o estilo harmonizador do negócio e aquela que melhor transmite a sua mensagem.
Além de tudo, interessa elucidar que a estrutura e a hierarquia da tipografia usada deve ser o mais clara e translúcida possível, de forma a ser exequível controlar quais informações chegam, ao cliente, na vanguarda, passíveis de se monitorizar os seus processos de pensamento.
As cores são infindáveis, as combinações improváveis e, por vezes, incertas. Contudo, o seu emprego não se resume à combinação que é mais gostada, mas sim aquela que suscitou mais interesse e melhores impressões ao cliente, que estará do outro lado, como mero avaliador. O recomendável não será extravasar entre as três a seis cores que, como já referido, possam ir de encontro à personalidade da marca, sejam apelativas a potenciais clientes e lhes provoquem sensações. Como forma exemplificativa, os tons avermelhados chamam atenção e estimulam apetites, enquanto os azuis acalmam o olhar e presenteiam confiança. Já os tons verdes são habitualmente convergentes à natureza e o amarelo à alegria.
Em suma, a criação de uma paleta de cores garante que o olhar do cliente não é oprimido com a grande diversidade visual e não é, portanto, levado a desinteressar-se pelo produto. Porém, a marca pode sempre recorrer à elaboração, ainda que com tons conectados aos iniciais, de uma paleta de cores “secundária” para o uso em gráficos de menores dimensões ou para projetos postados, por exemplo, nas redes sociais. Uma das ferramentas que podem ser essenciais para elaborar esta paleta “secundária” é o Adobe Colors, incumbido de delinear as combinações de cores ideais para os projetos.
Como já diziam os nossos avós, “uma imagem vale mais que mil palavras”! Consequentemente, a escolha das imagens certas, aparentemente idênticas e que possam ser usadas de forma consistente, é o caminho certo para se atingir o êxito. A marca pode recorrer ao uso de bancos de imagens e estruturar um projeto de pesquisa, em prol de modelos que sejam a base dos fundamentos da empresa. Por outras palavras, se uma empresa recorre a tons claros para o seu logótipo, bem como para as suas cores de tipografia, as imagens sugeridas rondavam os tons claros, em conformidade com os outros elementos da identidade visual. Ademais, e como a criatividade não tem limites, o negócio pode recorrer às suas próprias imagens, criando layouts planos para tirar fotografias a objetos de decoração, por exemplo, ou pode sempre recorrer ao estilo mais livre, com incorporação de ilustrações desenhadas à mão, que outorgarão um toque pessoal e serão tão ou mais eficazes que imagens disponíveis na Web.
Após a elaboração e seleção dos elementos anteriormente descritos neste artigo, deve ter-se em consideração, agora, a incorporação de elementos secundários, com a finalidade de poder agrupar toda a sua identidade, bem como dar um toque complementar. Para isto, pode recorrer-se ao emprego de ícones, padrões, formas, linhas e até texturas, que darão o aperfeiçoamento “master” que qualquer negócio precisa.
Sem embargo, lembre-se que “o que é demais é erro”! Para poder transmitir ao cliente, a imagem de uma marca séria, profissional e, acima de tudo, fiel ao seu produto,os elementos visuais são a chave principal. São eles que constituem o negócio e, por isso, necessitam de estar estruturados e esboçados, para cada caso em específico, tendo em conta características como o seu tom de voz, mensagem, valores, os seus serviços e, o mais importante, o público-alvo que buscam atingir.
A Young Minho Enterprise presta serviços de criação de websites.
Ainda não está convencido? Visite o nosso portfólio ou algumas páginas que temos em mãos, como a TecniBuild e BabeliUM.
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fevereiro 2020
O Curso Breve de Segredo de Justiça decorreu no dia 19 de fevereiro na Escola de Direito da Universidade do Minho. Contou com a presença do Dr. Nuno Gonçalo Poças, da Dra. Octávia Marques e do Dr. Luís Rosa, que abordaram o conceito de Segredo de Justiça aplicado à mediatização nos órgãos de Comunicação Social. O curso incluiu também um debate entre os oradores.
dezembro 2019
A BeKoffee é um projeto que reutiliza as borras de café convertendo-as em artigos de decoração. Foram criados artigos de bijuteria produzidos à mão inspirados na natureza e na atividade humana. A YME foi responsável pela gestão das redes sociais nomeadamente do Facebook, Instagram e LinkedIN. Trabalhou na criação e divulgação do conteúdo com o objetivo de aumentar as vendas e a notoriedade da marca.
fevereiro 2020
A PrimeIT é uma empresa 100% portuguesa especializada em serviços de Consultoria Especializada, Nearshore, Gestão de Projetos e Projetos Fechados. Trabalha nacional e internacionalmente na projeção, implementação e gestão de projetos de grande escala. A YME organizou uma sessão de apresentação da PrimeIT que decorreu no dia 19 de feveiro na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.
novembro de 2019
A Asas Nos Pés é uma clínica terapêutica para o desenvolvimento e aprendizagem, sediada em Vila Real. A YME foi responsável pela elaboração do website oficial, que envolveu a apresentação de propostas de hosting e soluções de dominío; fotografia do espaço físico da clínica; consultoria de colouring e lettering; criação de Blog; copywriting; estratégias de composição de layout e implementação de técnicas de SEO, para otimização de motores de busca.
março de 2019
A HALE Business Consulting presta consultoria às empresas, apoiando o desenvolvimento sustentável do negócio, em três áreas principais: implementação de processos que garantem o cumprimento das obrigações vigentes em matéria de Proteção de Dados Pessoais, desenvolvimento das melhores práticas de Gestão de Recursos Humanos e apoio à Gestão.
A Young Minho Enterprise criou um vídeo corporativo em motion graphics que divulga a metodologia de intervenção da HALE Business Consulting no serviço que esta disponibiliza na área da Proteção de Dados Pessoais. A produção do vídeo envolveu desenho gráfico, animação, narração e tratamento de som.
novembro 2019
A YME organizou, em parceria com a ADSO, o No Boundaries, um evento sobre expansão empresarial e posicionamento no mercado externo. A iniciativa contou com a presença de André Vieira de Castro, CEO da Argacol, Carlos Vaz, fundador na Megatrónica e atual Administrador da inCentea, Samuel Costa, Board Member e COO da Sonix, e Vítor Pinto da Cruz, General Manager na Tuottava Consulting.
janeiro de 2020
O Agrupamento de Escolas de Amares é um centro escolar do distrito de Braga e do concelho de Amares. A YME foi responsável pela elaboração do website oficial, que envolveu a apresentação de propostas de hosting e soluções de dominío; fotografia do espaço físico da escola secundária de amares; consultoria de colouring e lettering; copywriting; estratégias de composição de layout e implementação de técnicas de SEO, para otimização de motores de busca.
maio de 2019
O Curso Jurídico de Direito e Gestão no Desporto teve lugar nos dias 28 e 29 de maio na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Contou com o orador e formador Dr. António Peixoto, ex-futebolista e advogado, e o orador e formador João Tomás, ex-futebolista e licenciado em desporto e lazer.
abril de 2019
O Empower Minho 3.0, com o mote “Falar com empreendedores, conhecer empresas, trocar contactos”, é o evento anual, organizado pela YME, que visa aproximar estudantes universitários e mercado de trabalho num espaço de networking. Esta edição teve a duração de dois dias, sendo o primeiro dedicado a oradores, com uma Sessão Motivacional e uma Mesa Redonda, e o segundo a empresas, com exposição de bancas e speed interviews.
Esta edição do Empower Minho contou com empresas como Deloitte, Ernest & Young, Adidas, Accenture, PrimeIT, dstgroup, Philip Morris International, Edit Value, Randstad, Decathlon, Altice Labs, Fricon, Leroy Merlin, Century 21, HAYS, Fujitsu, Goweb Agency, Eurofirms, Netgócio e inCentea.
Jorge Sequeira, motivational speeker e empresário, concedeu-nos a palestra “Dar ao Pedal”.
Catarina Pestana, fundadora da Bang Bang Agency, José Fernandes, fundador e CEO da BloomIdea e Rui Cunha, Business Mentor e Growth Hacker, juntaram-se a nós numa Mesa Redonda com o tema “Marketing dos Dias de Hoje”.
março de 2019
O Curso Jurídico de Psicologia Criminal teve lugar nos dias 12 e 13 de março na Escola de Direito da Universidade do Minho. Contou com o orador e formador Prof. Dr. Carlos Poiares, doutorado em psicologia e licenciado em Direito, e a oradora e formadora Prof.ª Dr.ª Ana Rita Domingos, doutorada em psicologia forense.
fevereiro de 2019
A YME organizou, juntamente com a JADE Portugal, o Team Weekend #2 na cidade de Braga. A nosso cargo ficou toda a logística, concepção de formações, estruturação do programa e divulgação da iniciativa. Foi para nós um orgulho receber tantas júnior empresas no Norte, naquilo que foi um fim de semana de debates do movimento júnior, troca de experiências e de conhecimento.
outubro 2019
O Curso Breve de Sindicalismo e Direito Grevista decorreu nos dias 21 e 22 de outubro na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Contou com a presença do Dr. Antónia Bessa, da Dra. Helena Ferreira e do Dr. Hugo Dionísio, que abordaram, nas suas formações, o tema aplicado ao setor público e ao setor privado. O curso incluiu também um debate entre alguns partidos políticos.
novembro de 2019 – presente
O Inside #Enterprises é uma iniciativa da YME que tem como objetivo levar os estudantes da Universidade do Minho a visitar as empresas mais inovadoras das mais diversas áreas. Este projeto dá continuidade ao anteriormente conhecido Breakfasts @Enterprises. As empresas que participaram na edição de 2019 foram: a Startup Braga, o dstgroup, a F3M e o INL.
janeiro de 2019
O Curso Jurídico de Práticas Processuais Civis teve lugar nos dias 9, 10 e 11 de janeiro no Auditório Nobre da Escola de Direito da Universidade do Minho. Contou com a oradora e formadora convidada Dr.ª Juíza Octávia Marques do Juízo Central Cível de Vila Nova de Gaia que, durante três dias, abordou diferentes tópicos alusivos ao tema de Práticas Processuais Civis.
janeiro de 2019
A NeuroAtiv é uma clínica de neuropsicologia sediada em Braga, para a qual a YME foi responsável pela elaboração do website oficial. A construção do website envolveu a elaboração de propostas de hosting e soluções de dominío ; sessão fotográfica do espaço físico da clínica ; consultoria de colouring e lettering ; copywriting ; estratégias de composição de layout e implementação de técnicas de SEO para otimização de motores de busca.
fevereiro de 2019
A Startup Braga apresentou, no Altice Forum Braga, a sexta edição do seu Programa de Aceleração que contou com 12 novas startups de três nacionalidades distintas. O evento serviu para dar a conhecer à comunidade as novas startups que apresentaram as suas ideias de negócio e contactaram com investidores. A YME foi responsável pelo serviço de secretariado durante o evento, concedendo todo o apoio logístico necessário.
março de 2018
O estudo de mercado realizado para a Primavera teve como metas a atingir: entender a situação do mercado, determinar quais as principais tendências e quais as necessidades dos consumidores. A Primavera tinha como objetivo específico perceber melhor o mercado dos Enterprise Resource Planning (ERP) para Pequenas e Médias Empresas (PME), pelo que a YME realizou um estudo junto de várias PME distribuídas um pouco por todo o país e apresentou as suas conclusões, que permitiram garantir à Primavera a máxima fiabilidade de ação na sua estratégia comercial.
maio de 2014
O Projeto Caerus, projeto social de aplicação no concelho do Marco de Canaveses, organizou o Empreende + ideias. É um evento dirigido a jovens a frequentar o ensino secundário, com o objetivo de lhes dar ferramentas para desenvolverem ideias de negócio. A cargo da Young Minho Enterprise ficou o workshop sobre modelos de negócio e técnicas de pitch, bem como o acompanhamento das equipas na estruturação das suas ideias.
janeiro de 2013
A Subvisual (à data Group Buddies) é uma empresa de desenvolvimento web e web design. Logo no arranque do funcionamento da Young Minho Enterprise, a júnior empresa ficou encarregue de fazer um plano de negócios de apoio à gestão, que pudesse também ser utilizado para apresentações da empresa a potenciais investidores.
2012
Iniciado no Porto e já espalhado um pouco por todo o país, o Startup Pirates é um programa de uma semana que permite que os aspirantes a empreendedores entrem no mundo das Startups e aprendam a desenvolver ideias de negócio. Em Braga, o programa foi organizado pela primeira vez pela Young Minho Enterprise em 2012.
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maio de 2018
O Empower Minho 2.0 constituiu a segunda edição daquele que é um evento anual da YME. Proporcionou aos estudantes da academia interação direta com empresas dos mais diversos âmbitos, através de palestras, formações e speed interviews. Foi criado com a ambição de envolver os vários estudantes da Universidade do Minho em atividades com entidades conceituadas do mercado de trabalho, proporcionando oportunidades únicas a nível profissional. Com o mote “The power to empower”, a segunda edição foi ainda organizada com a colaboração dos vários núcleos de estudantes da UMinho.
maio de 2018
O Programa de Embaixadores da YME consiste em recrutar estudantes da Universidade do Minho para serem embaixadores de determinada entidade, ou seja, encarnarem a ponte entre a entidade e o mundo académico, tanto no Campus de Gualtar como de Azurém. À YME cabe a organização do recrutamento e divulgação do mesmo.
O Programa de Embaixadores da BloomIdea resultou em 1 embaixador em cada Campi.
fevereiro de 2018
O Programa de Embaixadores da YME consiste em recrutar estudantes da Universidade do Minho para serem embaixadores de determinada entidade, ou seja, encarnarem a ponte entre a entidade e o mundo académico, tanto no Campus de Gualtar como no de Azurém. À YME cabe a organização do recrutamento e divulgação do mesmo.
O Programa de Embaixadores da Primavera resultou em 2 embaixadores no Campus de Gualtar e 1 no de Azurém.
abril de 2018
O Curso Breve sobre a “Proteção de Dados e o Novo Regulamento” decorreu nos dias 17 e 18 de abril de 2018, tendo uma duração de 4 horas repartidas pelos dois dias. Foi escolhido este tema, uma vez que a entrada em vigor e consequente aplicação do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados gerou bastantes dúvidas na comunidade em geral, e especialmente nas empresas.
Este curso foi lecionado pelo advogado Fábio Rego, licenciado em Direito e pós-graduado em Direito e Informática pela Universidade do Minho, cuja carreira profissional se tem debruçado em grande escala sobre esta temática.
fevereiro de 2018
O Curso de Psicologia Forense foi um evento que ocorreu nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2018, com a duração total de quatro horas. Foi realizado entre a YME e a Iuris FDUP Junior e, apesar de aberto a todo o público, o seu alvo era composto por estudantes de Direito, Criminologia e Psicologia.
maio de 2017
O EMPOWERMINHO é um evento anual organizado pela YME. Este tem como objetivo aproximar os estudantes das empresas e organizações, proporcionando dias intensos de palestras, speed interviews e workshops. Os temas são abrangentes e, muitas vezes, transversais e o evento tem um carácter dinamizador e inclusivo, que marca pela diferença e pela diversidade.
A 1º edição, em 2017, nos dias 3, 4 e 5 de maio, contou com mais de 500 participantes, 9 núcleos estudantis e 28 oradores, entre os quais o ilustre Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.
março de 2016
O ICEGOV é uma conferência direcionada para o uso da tecnologia na transformação das relações entre o governo e os cidadãos, as empresas e a sociedade civil.
A edição de 2016 realizou-se em Montevideo, no Uruguai, sendo que a Young Minho Enterprise foi responsável pelo serviço de secretariado.
2015
O projeto ineo é uma iniciativa da Jeknowledge, Júnior Empresa da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra. O ineo.pt é um blog que pretende divulgar projetos de inovação e empreendedorismo. O projeto ultrapassou as fronteiras de Coimbra e conta, agora, com autores da região do Minho, convidados pela Young Minho Enterprise.
novembro de 2015
Integrado na Semana Global do Empreendedorismo e a cargo da Young Minho Enterprise, este evento decorreu entre 16 a 19 de novembro de 2015 na Universidade do Minho, com o apoio do CeSIUM e outros núcleos da EEG.
Entre palestras e workshops subordinados ao tema do empreendedorismo, contou-se com a presença de cerca de 80 alunos dos mais variados cursos da academia.
junho de 2015
O ICSOB é uma conferência anual direcionada para a área da criação de produtos baseados em software, plataformas e serviços e nos modelos de negócio por detrás destes.
A cargo da Young Minho Enterprise ficou o serviço de secretariado que inclui tarefas como apoio ao secretariado antes e durante a conferência, gestão de inscrições e pagamentos e apoio presencial nos dias do evento.
abril de 2015
A 6.ª edição do JeniAL, o encontro nacional de júnior empresas e iniciativas, decorreu pela primeira vez na cidade de Braga, entre 10 e 12 de abril de 2015. Com o tema ‘Aprender Fazendo’, o evento juntou cerca de 150 júnior empresários de diferentes pontos do país.
A organização deste evento começou em dezembro de 2014 e envolveu a escolha de locais para as palestras e outras atividades, alojamento, recolha de patrocínios, definição do programa do evento e entre outros aspetos necessários na organização de um evento.
outubro de 2014
O ICEGOV é uma conferência direcionada para o uso da tecnologia na transformação das relações entre o governo e os cidadãos, as empresas e a sociedade civil. A edição de 2014 foi em Guimarães, sendo que a Young Minho Enterprise foi responsável pelo serviço de secretariado.
2013 – 2014
O business4u foi um projeto promovido pela Young Minho Enterprise, até abril de 2014, e que se propunha a divulgar, no dia 25 de cada mês, uma entrevista com uma pessoa de destaque na sociedade. O objetivo era ajudar a compreender o que espera o mercado de trabalho de nós, estudantes universitários, que competências procuram as empresas e muito mais.
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outubro de 2013
O CNES (Conferência Nacional de Economia da Saúde) é uma conferência organizada pela APES que reúne investigadores e profissionais da área, sendo que a sua décima terceira edição ocorreu na Universidade do Minho. A cargo da Young Minho Enterprise ficaram os serviços de gestão financeira e secretariado da conferência, tendo sido o primeiro projeto do género.
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novembro de 2014
De forma a assinalar a Semana Global do Empreendedorismo, a Young Minho Enterprise e o CeSIUM – Centro de Estudantes de Informática da Universidade do Minho – organizaram o Plan and Do It, um evento marcado pela presença de oradores num conjunto de palestras sobre empreendedorismo.