Brand Persona –  construção da identidade de uma marca

 

O processo de criação de uma marca passa por muitas etapas para que as estratégias de marketing sejam eficientes e tenham o efeito desejado: alcançar o público-alvo com sua comunicação e gerar mais vendas. Para isso, é importante que se desenvolva uma Brand Persona que irá aproximar a sua marca do público-alvo.

O que é Brand Persona?

A Brand Persona é uma estratégia baseada na criação de personagens com os valores da sua marca, com o objetivo de melhorar o relacionamento com o seu público. Esta reflete a maneira como uma marca vai comunicar com o seu público, o tipo de linguagem, a personalização da missão e valores da marca, além da padronização do discurso em todos os pontos de contacto com os clientes.

Assim, a Brand Persona é basicamente uma personagem criada para representar os valores de uma marca, a sua linguagem e estilo. O objetivo é através da personalidade e voz desta, tornar a interação com o público mais natural e humana. 

Importância da utilização de uma Brand Persona

A marca é o maior poder de uma empresa, mas é errada a ideia de que esta se comunica apenas visualmente. Uma marca é muito mais do que um logo, um slogan ou um guia de identidade. Para ter uma imagem poderosa, é necessário que toda comunicação deva estar repleta de significado, história e valores, sendo portanto necessária a adoção de estratégias como a criação de Brand Personas.

Hoje em dia, o relacionamento entre as marcas e o público tem vindo a ser comparado às parcerias. Ninguém quer ser parceiro de alguém em quem não acredita, que não passa credibilidade e que não seja claro no seu posicionamento. Assim, torna-se fulcral a criação de Brand Personas de forma a ser criada uma fiabilidade na marca por parte do cliente.

Para além disso, a nível interno da empresa, a criação de uma Brand persona serve para guiar a equipa de marketing na hora de se relacionar com o público, quer seja através das redes sociais, por email, em eventos ou até mesmo nas campanhas publicitárias. O importante é fazer com que todos os representantes da marca saibam como se posicionar frente aos clientes, transmitindo tanto em sua fala quanto em suas ações os valores e estilo da mesma.

Como criar uma Brand Persona 

Uma Brand Persona deve ser criada como uma pessoa real, que tem sentimentos, emoções, estilo e ideias. Na hora de criar uma marca, o ideal será partir da perceção atual que o mercado tem, e a partir daí, definir uma estratégia para que essa possa corresponder aos poucos à forma como gostaríamos que a marca fosse vista.

Para criar uma Brand Persona é necessário ter em conta os seguintes aspetos: os pilares da marca (palavras-chave que descrevem a empresa); a sua essência (características marcantes da empresa); a promessa da marca (forma de acordo entre a empresa e os consumidores) e a sua missão (principais motivos para a existência da empresa). 

 

É importante entender se a linguagem seguida pela Brand Persona está adequada para o público para quem ela pretende comunicar. Quanto mais empatia a marca gera através da personificação dos seus valores, maior sucesso terá em convencer o público de que é a melhor opção. Além disso, num mercado cada vez mais competitivo, criar um relacionamento que seja pessoal e natural entre marca e cliente torna-se essencial para fidelizar e conseguir clientes.

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