Qual é a importância da Identidade Visual para a marca da sua empresa?

 

Há dias, acordamos com a notícia de que Mark Zuckerberg, diretor executivo do Facebook, havia decidido que a empresa passaria a chamar-se Meta. Trata-se de uma questão conceitual visto que, segundo Zuckerberg, a estrutura corporativa da empresa não sofrerá alterações. Estamos, por isso, perante uma empresa com um novo nome, um novo logótipo, uma nova paleta de cores, uma nova Identidade Visual. Mas o que é afinal a Identidade Visual de uma empresa e qual é o seu propósito do ponto de vista do Marketing Digital? Vamos descobrir!

O que é a Identidade Visual?

A Identidade Visual – também chamada de Identidade Gráfica – é, de facto, a primeira forma de comunicação entre uma empresa e os (potenciais) clientes, o que faz dela uma das mais eficientes ferramentas de marketing. Consiste no conjunto de símbolos que representam uma empresa, uma marca ou um produto. Cores, tipos de letra, logótipos e outros elementos visuais têm a importante função de gravar na mente do público qual é a Identidade Gráfica de uma empresa e, por conseguinte, qual é a sua missão, visão e valores. É logo na primeira interação visual que o cliente estabelece um vínculo emocional, de modo que é de extrema importância investir na Identidade Visual do seu negócio.

Importância da Identidade Visual

A construção da Identidade Gráfica é um dos passos fundamentais para se apresentar ao cliente como uma estrutura coesa, confiável e, acima de tudo, na qual se pode investir. O objetivo é que, ao ver uma determinada combinação de cores e tipos de letra, por exemplo, o cliente se lembre da sua empresa, até mesmo de forma inconsciente. 

É impossível não associar um grande M pintado de amarelo em fundo vermelho sem nos lembrarmos do McDonald ‘s. É exatamente este tipo de impacto que deve procurar ao desenvolver a Identidade Visual do seu negócio.

Criação de um Manual de Identidade Gráfica

É necessário documentar passo a passo todo o processo de criação da Identidade Visual para que, simultaneamente, se construa um padrão que represente a sua empresa. Esta documentação, à qual podemos chamar de Manual de Identidade Gráfica ou Visual, servirá de referência para a produção de qualquer tipo de comunicação, tanto online como offline, e criação de qualquer outro produto, no futuro. É, também, este o documento que deverá consultar, mais tarde, para a criação de um cartão de negócios ou papel timbrado. Tem, no fundo, o objetivo de servir de guia da comunicação visual do seu negócio e de construir uma Identidade Visual tão forte que permaneça na mente do seu público-alvo. 

Como pode ver, a Identidade Gráfica é muito mais que a criação de um logótipo associado a um tipo de letra e a uma série de cores. É a afirmação visual do conceito que define a sua empresa. Promove, se bem feita, uma conexão emocional com o seu público-alvo que fará com que ele prefira os seus produtos/serviços em vez dos da concorrência. E se o marketing nos ensina alguma coisa é que o ato de comprar ou investir num determinado produto ou serviço é sempre movido pela dimensão emocional em detrimento da racional. Assim sendo, procure criar laços com os consumidores, usando a Identidade Visual a seu favor! E se tem interesse em perceber qual a melhor forma de criar uma Identidade Visual para o seu negócio, fique atento aos próximos artigos!

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