Apps de Edição de Fotografia
apps de edição de fotografia

A pós-produção de uma fotografia pode ser algo complexo para algumas pessoas. Mas não precisa de ser! Hoje em dia, há cada vez mais aplicações de telemóvel a fazer um trabalho incrível, de uma maneira bastante intuitiva e rápida.

Se já pôs em prática os conhecimentos do nosso artigo de dicas-de-fotografia , então este é o próximo passo a dar antes de publicar as fotografias que tirou em todo o lado! Este artigo destina-se a guiá-lo no processo de escolha de uma (ou mais) aplicações, de maneira a que escolha a que melhor se adeque à forma como prefere trabalhar com as ferramentas.

VSCO

O VSCO (antigo VSCO Cam) é uma das aplicações de edição de imagens mais completas. Apesar de ter algumas funcionalidades pagas, grande parte das mesmas está disponível para todos os utilizadores. Através do VSCO, é possível editar fotografias, seguir perfis, guardar ou comprar filtros, publicar ou exportar imagens e criar coleções (funciona como um álbum de fotografias que guardou, tiradas por outras pessoas).

Na aplicação, há um vasto leque de filtros que podem ser escolhidos. Ao selecionar um, e se clicar duas vezes sobre ele, consegue alterar a quantidade de efeito que é aplicado à fotografia, de modo a não a tornar demasiado artificial. Uma vez este passo concluído, há ainda muito por explorar nas configurações manuais! Rodar a imagem, cortar e alterar níveis de brilho, contraste, nitidez, saturação, realce de brilho, sombras, temperatura, matiz, vinheta, granulação, fade, cor de sombras e cor de realces são as operações disponíveis. Uma vantagem desta app é o facto destas funcionalidades serem focalizadas, ou seja, se quiser clarear apenas partes mais subexpostas da imagem, por exemplo, consegue fazê-lo nesses sítios específicos, sem alterar a imagem como um todo. Outro ponto a favor do VSCO é a possibilidade de copiar as alterações de uma imagem e replicar noutras, dando origem a presets personalizáveis.

Para descarregar esta aplicação carregue aqui

Adobe Photoshop Fix

O objetivo do Photoshop Fix é ser uma aplicação intuitiva, de forma a que profissionais e amadores consigam trabalhar com ela. Basicamente, trata-se de uma versão simplificada do software para computadores e nele é possível pintar, adicionar vinhetas e controlar níveis de exposição, contraste, saturação e foco. O que o distingue de outros editores de fotografias são as funcionalidades Liquify e Healing, que existem também no software para computadores.

O liquify serve para deformar partes da fotografia. Com a ferramenta, é possível empurrar, puxar, esticar, rodar, refletir, enrugar e inchar qualquer área da imagem. Numa fotografia de rosto, por exemplo, consegue fazer com que a pessoa sorria sem que a mesma, no momento da captura, tenha sorrido. Já a funcionalidade de healing permite apagar objetos que causem ruído visual, ou que estejam a mais no enquadramento.

Para descarregar esta aplicação carregue aqui

Adobe Lightroom

O objetivo do Lightroom é, mais uma vez, ser uma aplicação fácil de usar, útil para profissionais e amadores. Um aspeto muito positivo da adaptação para smartphones é o facto de ser possível, para além da edição, tirar fotografias, sendo possível alterar o ISO, o balanceamento de brancos, a velocidade de obturação e a exposição, tal como se faz numa câmara fotográfica.

Esta aplicação é, tal como o Photoshop Fix, uma versão simplificada do software para computadores, ou seja, tem as mais variadas operações para estilizar uma fotografia. O que faz do Lightroom uma excelente opção é o facto de podermos alterar os valores de brilho, exposição, etc. de várias maneiras: focos direcionados, áreas em raio (onde é possível controlar a forma e a dimensão dessa região) e áreas lineares (onde a diferença entre os valores vai progredindo gradualmente). 

Para descarregar esta aplicação carregue aqui

Polarr

Esta aplicação permite-lhe customizar a interface da maneira que mais lhe convier, bastando apenas clicar na ferramenta e movê-la para onde quiser. Sim, isto significa que vai deixar de andar à procura das funcionalidades que mais gosta, já que podem estar todas concentradas numa só zona da barra de ferramentas!

O Polarr permite adicionar filtros, camadas de cores, realizar ajustes em parâmetros de tons e retoques em fotografias de rosto para suavizar a pele e modificar olhos, bocas e dentes. A aplicação oferece ainda um recurso de inteligência artificial, que analisa e altera certos pormenores automaticamente, se assim desejar. Semelhante ao VSCO, também com o Polarr é possível guardar um certo conjunto de efeitos aplicados a uma fotografia, de modo a ser replicada em qualquer outra. Para além disso, através dos Polarr Codes (QR Codes) da aplicação, consegue partilhar os presets criados com quem quiser!

Para descarregar esta aplicação carregue aqui.  

Feita a escolha da app que prefere é só dar asas à imaginação e transformar as suas fotografias em autênticas obras de arte!

A Young Minho Enterprise presta serviços de criação de websites.

Ainda não está convencido? Visite o nosso portfólio ou algumas páginas que temos em mãos, como a TecniBuild e BabeliUM.