Anúncios nas Redes Sociais

Quer gerar mais resultados? Anúncios nas redes sociais podem ser a solução para si! Mas não basta anunciar, é preciso fazê-lo bem.

Mas afinal, o que é um anúncio? Criar anúncios nas redes sociais não é nada mais do que investir na promoção de conteúdo para que chegue a determinada audiência. Como ser bem-sucedido? É isso que vamos explicar a seguir, falando dos fatores mais importantes que ditarão o sucesso da sua campanha. 

Fator 1: Ser o melhor amigo do Gestor de Negócios do Facebook

Com esta plataforma poderá gerir os seus anúncios, sejam no Facebook ou no Instagram. Inicialmente, necessita de criar conta no Gestor de Negócios, associar a página do Facebook onde quer realizar os anúncios (convém que a mesma esteja associada à respetiva conta do Instagram, caso exista) e, de seguida, criar uma Conta de Anúncios e deixar a magia começar.

Fator 2: Definição da rede social onde irá ser lançado o anúncio

Dica de ouro é estar atento às particularidades de cada rede social, como o perfil do público ou a linguagem utilizada. Se forem utilizadas estratégias genéricas, por mais dinheiro investido, não irão ser alcançados resultados.

Fator 3: Definição dos objetivos da campanha

Existem três tipos de objetivos diferentes que podem ser escolhidos aquando da criação de um anúncio: divulgação, consideração e conversão. Quando se decide anunciar é preciso definir qual o propósito da campanha em específico: Vender mais? Anunciar um novo produto? Aumentar o número de seguidores? Novamente, se o objetivo não for bem definido, será dinheiro investido em vão.

Dentro de cada um dos tipos de objetivos existem áreas específicas que se podem escolher. Alguns exemplos mais comuns são:

Alcance: Mostre o seu anúncio ao maior número de pessoas possível no seu público-alvo.

Tráfego: Conduza as pessoas do Facebook para qualquer URL que escolha, por exemplo a página de destino do seu site, uma publicação no blogue, app, etc.

Mensagens: Entre em contacto com pessoas no Facebook, comunique com clientes potenciais ou existentes para incentivar o interesse no seu negócio.

Conversões: Incentive as pessoas a efetuarem uma ação específica no site do seu negócio. Adicionarem artigos a um carrinho, descarregarem a sua app, registarem-se no seu site ou fazerem uma compra, são apenas alguns dos exemplos.

Fator 4: Definição do público-alvo

Quantidade nem sempre é sinónimo de qualidade. Façamos um exercício prático: será mais vantajoso o meu anúncio ser exibido para 100 mil pessoas genéricas ou ser exibido para mil pessoas interessadas no meu produto? 

O número de vezes que o anúncio aparece a alguém, entre outros fatores, depende do tamanho do público e do valor investido. Com o mesmo investimento, se o público for muito alargado, o anúncio poderá só aparecer uma vez a pessoas sem interesse nele. Por outro lado, com um público específico, o anúncio aparecerá várias vezes a pessoas que à partida têm interesse no produto, sendo mais provável a conversão. 

Na definição do público-alvo do anúncio pode-se filtrar as pessoas por sexo, idade, localização ou até mesmo interesses, como jardinagem ou animais.

Fator 5: Definição do conteúdo

Este é um fator extremamente importante. Depois de se saber o propósito da nossa campanha e para quem será dirigida, é preciso entregar aquilo que despertará interesse.

Vídeos normalmente geram um maior alcance, mas resultados comprovam que quanto mais curto o audiovisual, mais efetivo o resultado. Procure que o ponto fulcral da sua campanha seja mencionado logo nos primeiros segundos. Por exemplo, imaginando um anúncio para umas sapatilhas da Nike, nos primeiros frames devem aparecer as sapatilhas, o modelo e a marca. Desta forma, mesmo que não veja o vídeo até ao fim, o indivíduo recebe todas informações necessárias para, por exemplo, de seguida ir ao Google ver o preço das sapatilhas.

Se optar por imagens, a recomendação é que o texto não ultrapasse 20% da área do anúncio. Além disso, faça uso dos formatos das várias redes sociais. No que toca ao Instagram, para o mesmo anúncio, poderá ter uma versão para o feed e outra para os stories.

Fator 6: Avaliação dos resultados

É importante monitorizar os resultados e procurar a melhoria contínua. Faça o pensamento: esta campanha teve um resultado acima da média, o que a distinguiu das outras? Esta campanha não teve muito alcance, o que poderá ter falhado? Este exercício fará com que conheça melhor o seu público, as particularidades de cada rede social e possa progredir para anúncios cada vez mais efetivos. 

Faça render o seu dinheiro!

Márcia Galvão

Diretora Geral