Já ouviu falar de Marketing Social? No mercado competitivo atual uma das formas de destacar a sua marca é através da inovação. Através deste tipo de marketing, pode promover os seus produtos e ao mesmo tempo defender e agir gerando mudanças sociais. Quer saber mais sobre Marketing Social? Leia o artigo desta semana para descobrir!
O que é o Marketing Social?
O marketing social é um conjunto de ações realizadas por uma empresa com objetivos sociais e não comerciais, isto é, invés da empresa se focar na promoção dos seus produtos e serviços, ela dá-se a conhecer através de ideias e atitudes. Deste modo, as estratégias de marketing social relacionam a marca a uma causa social relevante.
Formas de Marketing Social
Como fazer Marketing Social?
Como em qualquer campanha publicitária, é necessário identificar o público-alvo, pesquisar sobre o mercado, definir metas e criar um plano de marketing. Antes deste passo deve, primeiramente, escolher a causa social a que quer que a sua marca seja associada, esta deve ser relevante para o público e deve ir de encontro aos valores da empresa. Depois disto, deve analisar as variadas formas de marketing social e ver qual se adequa mais à situação da sua empresa e colocá-la em prática.
A importância do Marketing social
Atualmente, os hábitos de consumo estão a sofrer uma revolução devido ao desenvolvimento tecnológico e da internet. Deste modo, os consumidores são mais exigentes e têm mais expectativas relativamente a produtos e serviços. Isto faz com que as empresas tenham que encontrar novas formas de se diferenciar. Uma destas formas de diferenciação é através do marketing social, uma vez que demonstra que a marca tem responsabilidade social e um valor diferencial, trazendo uma vantagem competitiva para esta.
Qual é a diferença entre Marketing Social e Marketing Comercial?
O marketing comercial foca-se na promoção dos produtos e serviços e nos lucros, enquanto que o marketing social realiza ações mais direcionadas para a sociedade, ou seja, que vão para além dos interesses da empresa. No entanto, isto não significa que são dois conceitos isolados, estes relacionam-se, uma vez que um produto vendido por uma marca pode desempenhar um papel social, tal como, uma campanha de marketing social pode atrair mais clientes.
Exemplos de campanhas de Marketing Social
O McDia Feliz é um evento realizado pela cadeia de restaurantes McDonald’s em mais de 20 países e ocorre sempre no último sábado de agosto. Neste evento, a receita obtida da venda do Big Mac é dada a instituições de combate ao cancro infanto-juvenil.
Este projeto tem como objetivo orientar os jovens a sentirem-se bem com a sua aparência. Este é implementado através de parcerias entre profissionais de saúde, de imagem corporal e psicólogos, com a finalidade de educar as crianças sobre a sua autoestima.
Esta campanha foi desenvolvida pela marca de cosméticos The Beauty Shop, com o objetivo de dar a conhecer mundialmente que mais de 80% dos países não têm leis contra o teste de produtos em animais. Esta campanha foi desenvolvida através de uma petição, com o alvo de 8 milhões de assinaturas, que será enviada para a Organização das Nações Unidas (ONU). Este documento apela à ONU a adoção de medidas que proíbam a realização de testes em animais a nível mundial.
Concluindo, o Marketing Social é um método de promover a sua marca, mas ao mesmo tempo lutar por uma causa social. Ao demonstrar que se importa com a sociedade, atrai mais clientes e pode fazer a diferença.
Bibliografia