Young Minho Enterprise

4 Dicas para uma entrevista perfeita!

 

Um recrutamento, seja de que empresa for, exige muito planeamento e está normalmente dividido em várias fases, de modo a poder se encontrar o candidato ideal para o preenchimento da vaga. As entrevistas são usualmente imprescindíveis em qualquer recrutamento, mas deixam muitos candidatos nervosos em relação ao que dizer.

Como é que devemo-nos comportar numa entrevista e o que fazer para que tenhamos sucesso? Descobre ao longo deste artigo.

Em que consiste uma entrevista de emprego?

Nos dias de hoje, as entrevistas de emprego fazem parte de qualquer recrutamento e são extremamente importantes, pois estabelecem o primeiro contacto real entre um candidato e o respetivo recrutador. É neste momento que um candidato, depois de enviar o seu currículo, se pode verdadeiramente dar a conhecer, demonstrando ao entrevistador o seu potencial, através de uma conversa formal.

O recrutador, para além das qualidades benéficas para a empresa em questão, estará atento a muitos outros aspetos igualmente importantes.

Dicas para uma boa entrevista

Após a análise sobre o que uma entrevista de emprego consiste, em concreto, passar-se-á a falar de algumas dicas que, sem dúvida, vão ajudar bastante.

1. Primeiro Impacto!

É extremamente importante pensar-se na primeira impressão que se vai transmitir ao entrevistador. É, por isso, que já em casa se deve escolher uma roupa adequada, preferencialmente formal, tendo cuidado com a higiene e indo para entrevista de forma bem apresentada. 

Chegada a hora da entrevista, deve-se ser pontual e sempre cumprimentar o(s) entrevistador(es). 

Para além disso, qualquer pertence, seja uma mochila ou uma bolsa, por exemplo, nunca deverá ser colocado em cima da mesa, mas noutro lugar, como uma cadeira, a fim de mostrar educação e respeito.

2. Mostra quem tu és!

A entrevista serve para uma pessoa se dar a conhecer. Isto é, ser transparente e mostrar a sua personalidade. O que os entrevistadores verdadeiramente querem é saber quem é o candidato à sua frente e o que o distingue dos restantes.

Manter um ambiente positivo é sempre bom e falar sobre as suas qualidades e experiências com convicção, também é benéfico.

3. Confiança acima de tudo

Apesar de ser muito fácil ficar nervoso nos momentos em que se está a ser observado e avaliado, é sempre crucial mostrar-se confiança, mantendo a humildade e a seriedade. 

Para além disso, deverá falar-se numa linguagem apropriada, devendo comunicar-se de forma direta e assertiva.

4. Faz um trabalho de casa

Sem dúvida, esta é a parte que mais faz pensar. “O que é que me irão perguntar?”

Para se preparar para esta parte da entrevista, poder-se-á pesquisar por perguntas típicas feitas em entrevistas de emprego, formando-se já uma ideia das possíveis respostas que se poderá dar.

Se houver alguma questão na entrevista que possa apanhar o candidato de surpresa, este deverá refletir sobre a pergunta e ponderar a resposta, em vez de decidir não responder.

 

Concluindo, uma entrevista é o primeiro contacto real entre o entrevistador e o candidato, explorando-se, através da conversa, o potencial do candidato para a empresa. Esperemos que consigas aplicar estas dicas nas tuas próximas entrevistas, para poderes brilhar!

 

 

Bibliografia

  • Alerta Emprego. 17 Dicas para uma boa entrevista de emprego. 

17 dicas para uma boa Entrevista de Emprego | Alerta Emprego

  • E-konomista. 7 Dicas para uma entrevista de emprego perfeita.

7 dicas para uma entrevista de emprego perfeita (e-konomista.pt)