Young Minho Enterprise

5 passos para um bom currículo

O currículo é a primeira informação que uma empresa ou associação recebe relativamente a um candidato. Deste modo, é muito importante que este seja bem redigido, pois irá influenciar a escolha ou não para o cargo.

O currículo é um documento que contém informações biográficas, apresenta o percurso educativo, formativo e profissional da pessoa, bem como os conhecimentos e competências do/a candidato/a.    

No artigo desta semana, irão ser dadas dicas de como fazer um bom currículo.

O que é um currículo?

A palavra Currículo advém do latim de Curriculum Vitae e significa ‘’carreira de vida’’. Este documento é, atualmente, imprescindível na hora da candidatura a um emprego ou uma associação. O currículo serve para descrever a trajetória de uma pessoa, ou seja, os seus estudos, conhecimentos e experiências profissionais. 

Qual o papel do currículo numa candidatura?

Como já referido anteriormente, o currículo é a primeira impressão que uma empresa ou associação tem do candidato. Por esta razão, constitui-se um meio de decisão da seleção ou exclusão do candidato. Deste modo, se um/a candidato/a apresentar um currículo objetivo, profissional, coeso e com uma boa fotografia, já é “meio caminho andado” para ser selecionado para a próxima fase do processo de recrutamento. 

Dicas para fazer um bom currículo

Apresentada a importância do currículo no processo de candidatura a uma empresa ou associação, apresentamos dicas para redigir um bom currículo. 

  • Dados biográficos

O primeiro passo ao elaborar um currículo é colocar os dados pessoais (nome, idade, morada, email, contato). Durante esta enumeração é importante ter em conta a menção de experiência não profissional. Por exemplo, escutismo ou voluntariado, pois estes são uma mais valia para o candidato, uma vez que, nestas atividades são adquiridas e desenvolvidas diversas competências que muitas vezes em meio profissional não é possível.

Relativamente a hard & soft skills e capacidades linguísticas, são importantes mencionar, evitando o uso das escalas de pontos, pois estas tendem a ser subjetivas. Contudo, nas capacidades linguísticas deve-se mencionar, caso o candidato tenha conhecimento, o nível em que está de acordo com os níveis oficiais de aprendizagem da língua, por exemplo, Inglês nível B2.


  • Hora da foto!

A foto é a primeira imagem física que se tem do candidato. Deste modo, esta deve ser profissional, passando transparência e confiança.

Apesar do debate relativamente à presença de uma foto no currículo dividir opiniões, é inevitavelmente correto dizer que, com fotografia, o recrutador acaba por conseguir ter melhor memória fotográfica do candidato!

  • Saber vender o seu peixe

Colocar apenas o nome do curso, do workshop, da experiência ou da skill não chega. É importante que o candidato consiga, através do CV, demonstrar quais as aprendizagens retiradas de cada momento, e colocar apenas o nome e a data não chega. Vender bem o seu peixe é, essencialmente, conseguir demonstrar ao recrutador que houve, efetivamente, uma aprendizagem com cada momento passado.

Além disso, de maneira  a organizar o CV, é essencial estruturá-lo com a devida timeline e direcioná-lo para o cargo e organização a que se candidata!

  • Cores? Ao calhas?

Os modelos de currículos têm sempre cores predefinidas, mas estas podem ser alteradas. Uma forma de mostrar que se conhece a empresa ou associação a que se está a candidatar é utilizar as cores características desta no seu currículo.

  • Diferenciar é a chave!! 

A época dos CV comuns está a chegar ao fim. O candidato deve, ao longo de todo o recrutamento, procurar diferenciar-se da “concorrência”, e, tal começa logo na fase do currículo! Um CV clássico pode ser estético e formal, porém, ao fim do dia, muitos o são, e aí ganha quem se destaca! Não há regras, o candidato pode ter criatividade.

 

Em suma, um bom currículo é essencial para a candidatura a um cargo numa empresa ou associação, uma vez que é o primeiro contacto dos recrutadores com o/a candidato/a, tendo uma forte influência na primeira impressão dos mesmos sobre a pessoa que se está a candidatar. Assim, da próxima vez que estiveres a elaborar o teu currículo, lembra-te destas dicas para arrasares!



Bibliografia

  • Informática, S. P. A. (n.d.). currículo. Dicionário Priberam. Retrieved October 4, 2022 

currículo – Dicionário Online Priberam de Português

  • Pacievitch, T. (n.d.). Currículo. InfoEscola. Retrieved October 4, 2022

Currículo – InfoEscola

  • Reis, C. (2020, January 31). A importância de um bom CV: saiba tudo. Ekonomista. Retrieved October 4, 2022

A importância de um bom CV: saiba tudo (e-konomista.pt)