Young Minho Enterprise

Conheça as melhores Ferramentas de Marketing Digital!

Quando paramos para refletir sobre o Marketing Digital, concluímos que esta temática não se define como sendo uma simples questão de ter ou não uma estratégia que traga uma maior visibilidade. Sem haver trabalho na imagem da empresa no mundo digital, corre-se o risco de não se ser relembrado. A pandemia COVID-19 acelerou o processo de digitalização das empresas, uma vez que aumentou a necessidade de explorar mais o mundo das redes sociais. 

Um estudo da Intelligenzia mostra que cerca de 40% das empresas B2B (Business to Business) não estavam preparadas para a realidade da pandemia e que, dessas, 86,8% precisaram de reestruturar as suas ações e adequá-las ao momento que vivemos.

Em adição, à medida que as empresas se vão voltando para o Marketing Digital, vão procurando conseguir gerar mais oportunidades de negócio e surge também a necessidade de tornar mais ágeis os processos realizados na sua estratégia, tais como a geração de leads, o relacionamento com o possível cliente, produção de conteúdo, entre outros.

É aqui que entra o papel das ferramentas de marketing digital, cuja procura tem vindo a aumentar. Estas são fundamentais para a estratégia de uma empresa, uma vez que vêm automatizar muitas tarefas manuais que acabam por ocupar muito tempo de execução e dificultam a priorização de outras atividades mais importantes. 

No artigo desta semana, ir-se-á explorar a importância das ferramentas de Marketing Digital, como elas impactam o seu negócio e alguns exemplos que ajudarão a melhorar os seus resultados!

Alguns exemplos de ferramentas de marketing digital

As ferramentas que se encontram de seguida são algumas das mais utilizadas pelas empresas.

  1. Ferramentas para SEO e Analytics

Sem um estudo adequado do que o público-alvo procura nos motores de busca na internet, é difícil fazer um bom trabalho de marketing digital. Para ajudar nesta parte, surgiram as ferramentas de SEO e Analytics.

Alguns exemplos deste tipo de ferramentas: Google Analytics; Semrush; Moz; KING HOST.

  1. Ferramenta de automação de marketing

Estas ferramentas reúnem diversas funcionalidades, tais como landing pages, e-mail marketing e fluxos de automação de e-mail, facilitando a geração de leads e o amadurecimento dos mesmos no funil de vendas.

Alguns exemplos deste tipo de ferramenta: RD Station Marketing.

  1. Software de E-Mail Marketing

O E-mail Marketing é considerado um dos principais meios de comunicação com o cliente. Este tem como objetivo oferecer mais conteúdo ao cliente. 

Segundo o website Resultados Digitais, cerca de 80,4% das empresas utilizam alguma ferramenta de E-Mail Marketing, sendo a mais utilizada o MailChimp.

  1. Software de monitorização de redes sociais

Este tipo de ferramenta ajuda na otimização das ações nas redes sociais. Estimulam o ganho de produtividade através do pré-agendamento de posts, possibilitando acompanhar as menções à marca e avaliar de forma mais precisa o engajamento e a resposta do público aos conteúdos publicados. Ainda assim, a maioria das empresas não usa nenhuma ferramenta deste tipo. No entanto, as que usam recorrem, na sua maioria, à RD Station Marketing ou à Hootsuite.

  1. Sistema de gestão de conteúdos (CMS)

Para gerir a publicação de conteúdos em websites ou blogs, não se pode prescindir desta ferramenta. Esta permite criar, editar e publicar todo o tipo de conteúdo e anexar conteúdos publicados noutras plataformas, como vídeos do YouTube.

Um tipo de ferramenta deste tipo que é muito conhecida é o WordPress.

Porque é que as ferramentas de marketing digital são tão importantes?

As ferramentas de marketing digital são, especificamente, exemplos de soluções que as empresas procuram para reduzir o CAC (custo de aquisição do cliente). Quer sejam usadas na implementação de estratégias básicas ou avançadas, elas têm vindo a ser utilizadas pelos mais diversos tipos de empresas e negócios.

Para os negócios, é benéfico implementar uma estratégia de marketing que tenha os seus objetivos, conhecimento detalhado do negócio, conhecimento do público, etc. Neste sentido, para cada objetivo, algumas ferramentas tornam-se indispensáveis, uma vez que otimizam a execução das tarefas. Além disso, as ferramentas de marketing digital têm as seguintes funções:

  • Facilitam a automação de processos, oferecendo agilidade e produtividade à equipa (que pode focar-se na estratégias e automatização de tarefas repetitivas);
  • Permitem reduzir os custos, pois trazem diversas funções que contribuem para que a própria equipa consiga executar, de forma mais eficiente, as suas tarefas;
  • Podem ser integradas com outras ferramentas, otimizando e facilitando o fluxo de tarefas e toda a comunicação;
  • Oferecem dados e inteligência à estratégia de marketing da empresa.

Em suma, as ferramentas de marketing digital trazem imensas vantagens e aumentam o potencial de um negócio. Algumas destas vantagens prendem-se com a otimização de TI e sistemas, com a visibilidade dos dados e com a produtividade e capacidade de automação. Apesar de terem sido abordados alguns exemplos de ferramentas de marketing digital neste artigo, há muitas outras que podem ser exploradas num negócio e que trarão outro tipo de vantagens!

 

Bibliografia:

Curvelo, R. (2022, junho 13). Ferramentas de Marketing Digital para Otimizar Sua Estratégia em 2022. Hubspot. https://br.hubspot.com/blog/marketing/ferramentas-marketing-digital

Paiva, S. (2021, abril 30). TOP 5 Curiosidades sobre Marketing Digital. Guia de Profissões. https://noticias.guiadasprofissoes.info/top-5-curiosidades-sobre-marketing-digital/

Lipinski, J. (2018, janeiro 17). Ferramentas de Marketing Digital: as mais usadas, porque integrá-las + dicas de ferramentas. Resultados Digitais. https://resultadosdigitais.com.br/marketing/ferramentas-de-marketing-digital/

Tucunduva, R. Conheça as 30 principais ferramentas de marketing digital que vão agilizar os seus resultados. Lahar. https://blog.lahar.com.br/marketing-digital/principais-ferramentas-de-marketing-digital/