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A Vantagens e Dicas do E-Mail Marketing

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Depois do artigo “E-Mails? E não são muitos, e não são poucos, bastantes!”, que debruça a atenção para a caracterização e as várias tipologias que compõem esta estratégia de comunicação direta, trazemos algumas vantagens e dicas. Estas poderão ser a chave para pôr em prática o anteriormente teorizado, principalmente para utilizadores que tencionam promover-se, de uma forma mais formal. Com o avanço da tecnologia, as redes sociais assumiram um papel importantíssimo na promoção de mensagens e publicidades, alcançando muitos clientes. Porém, tratando-se de um formato mais informal e com menos compromisso, surge a necessidade de recorrer a uma metodologia que transmita mais profissionalismo. Aqui, surge a importância do E-Mail Marketing. 

Vantagens do E-Mail Marketing

O E-Mail Marketing, se usado adequadamente, poderá ser um instrumento eficiente para manter uma boa relação entre o negócio e o cliente. Por isso, deixamos cinco vantagens desta estratégia, que agilizam a promoção da audiência:

    • Permite segmentar o envio de mensagens

A segmentação viabiliza a criação de conteúdos diferentes, para tipos de público distintos, enquanto que enviar e-mails gerais, com temáticas que, provavelmente, não obterão tanto engajamento, pode não ser o tão indicado.

    • Estabelece relações e possibilita maior interesse

Sendo o E-Mail Marketing uma técnica de comunicação direta, a exploração de uma boa relação entre o emissor e o recetor da mensagem é uma das tarefas mais bem concretizadas desta temática. Esta tarefa traz imensos benefícios para o negócio, por isso, recorrer a ela, poderá originar ótimos resultados.

    • Fácil para medir resultados

Grande parte dos softwares responsáveis pela realização de E-Mail Marketing, provêm de ferramentas capazes de analisar as taxas de engajamento do conteúdo com o público. A partir deste software,  a matéria é devidamente explicada, de forma simples e prática, de forma a  determinar se a mesma está a ser bem ou mal recebida.

    • Capaz de trabalhar com clientes conectados

O E-Mail Marketing é o único processo pelo qual os consumidores pedem para receber os conteúdos da empresa, por via de assinaturas digitais, por exemplo. A existência desta conexão com o público, permite que os E-Mails tenham uma taxa de conversão maior, já que os tópicos estão no seio de pessoas interessadas no assunto.

    • Detém custos de uso mais reduzidos, em comparação com outras estratégias de Marketing

Considerada uma das vantagens mais óbvia e proveitosa, a inexistência de custos potencia o uso mais recorrente desta técnica, já que aparecer na caixa de e-mail dos utilizadores não implica investimento, da parte da empresa.

Dicas de E-Mail Marketing para potenciar os utilizadores do seu site

Dentro das várias dicas que podem ser dadas do uso desta estratégia, o top três passa por uma compilação de boas práticas que devem ser tidas em questão, aquando do uso da ferramenta:

    • Oferecer conteúdo de qualidade

Para alcançar um grande público e obter vantagens com esta técnica, não chega apenas promover o seu produto. Dar conhecimento e dicas valiosas para os seus clientes é uma das formas de atingir um maior engajamento, uma vez que poderá demonstrar que a sua empresa se preocupa com os interesse dos consumidores e lhe proporciona conhecimento de qualidade.

    • Fazer testes A/B

Os testes A/B correspondem à realização de uma comparação de duas versões da mesma página, de forma a analisar qual delas obtém o melhor resultado. Também, nos e-mails, é viável recorrer a este formato, criando versões com diferentes botões, imagens e fontes e, posteriormente, analisar os dados de engajamento de cada versão.

    • Realizar monitorização do desempenho

Depois de enviar os e-mails, é importante analisar o alcance que os mesmos tiveram, no cerne dos seus clientes. Uma das plataformas mais conhecidas para realizar esta função é o “Google Analytics”, que elabora um relatório sobre os acessos e aberturas dos e-mails, dando um feedback ao emissor e atribuindo-lhe as arestas que este deve melhorar, para um próximo envio.

Concluindo, além de se comportar como uma das estratégias de maior facilidade de utilização, o E-Mail Marketing é capaz de elevar o seu negócio para horizontes alargados. Desde que opte por seguir as recomendações certas, o alcance da sua empresa será imenso e potenciará o desempenho comercial da mesma. Na verdade, o que importa é cuidar do consumidor e dar-lhe aquilo que ele realmente precisa e lhe interessa. Além disso, plataformas como o Sendinblue ou o Mailchimp, de carácter gratuito, ou o Hubspot, que implica um valor mensal de pagamento, mas que detém outras funcionalidades, são muito importantes para realizar estratégias de e-mail marketing, no sentido em que podem fornecer e-mails mais atrativos e fragmentar temáticas, de acordo com o público que pretende atingir. Segmentar as preferências e o tipo de plataforma a usar deve ser realizada conscientemente e de acordo com as necessidades do seu negócio, de forma a que os resultados possam corresponder com as metas estabelecidas, inicialmente.